Por que quanto mais o tempo passa mais eu fico rico


Eu diria que comecei a ficar rico a partir de 2013, não apenas por trabalhar muito e estar bem empregado mas também porque a relação entre os meus ganhos e os meus gastos descolou muito. DE 2009 a 2013 eu trabalhei também, mas ganhava tão pouco que era só pra não morar na rua e conseguir comer. De 2003 a 2009 eu estava na faculdade e me virava dando aula particular pra ter algum dinheiro, a vida tinha custo muito baixo, andava de onibus ou carona, dividia o aluguel da minha casa com amigo e restante da família.

Apenas em 2017, FINALMENTE, aprendi a mexer no excel que preste, a ponto de fazer 5 planilhas diferentes, e uma geral. Após fazer e colocar todos os dados nela, de todos os extratos, fatura de cartão e boletos pagos, cheguei à conclusão que eu sempre soube: eu gasto muito menos do que ganho, e sempre foi assim. Um salário alto nunca me subiu à cabeça, eu nunca dei um salto de gastos, nunca "subi o padrão" seja lá o que isso quer dizer.


CondomínioR$ 380,00
DiaristaR$ 1.200,00
Seguro do carroR$ 200,00
EstacionamentoR$ 100,00
Plano de Saúde - enfR$ 400,00
Doação FamiliaR$ 1.600,00
IPTUR$ 100,00
IPVAR$ 160,00
Doação MSFR$ 125,00

EletricidadeR$ 300,00
Telefone fixoR$ 50,00
Telefone CelularR$ 179,00
InternetR$ 119,00
Cartão de Crédito              R$ 3000,00

Total de R$7913,00. O condomínio já inclui água e gás. O cartão de crédito inclui supermercado, manutenção do carro, gasolina (600-800R$ por mês), refeições fora de casa (muitas, faz parte do custo do meu trabalho pois não tem como ir em casa), despesas com os cachorros, viagens (passagens aéreas - maioria por obrigação/trabalho.) e etc. esse valor aí claro que é uma média. Lembrando que não pago aluguel e nem prestação do carro.

Pra falar a verdade, eu até julho já estava praticamente ganhando uns R$7000,00 mensais com os meus investimentos, empatando meus gastos.

Como vocês sabem, dei um grande passo pra trás desinvestindo na bolsa e colocando praticamente tudo num negócio só e mais um imóvel, mas com meu controle de risco, se tudo der errado eu vou ter pelo menos o imóvel para vender ou alugar. De qualquer jeito é patrimônio acumulado.

Eu fico ás vezes bastante preocupado com o FC negativo mas imagino que isso seja normal com todo mundo pelo que pude perceber. Esses últimos 30 dias foras muito bons em geração de valor, superior aos últimos 60 dias anteriores, então a coisa andou um pouco mais, e com o fim da obra espero que ande ainda mais.

Voltando aos meus gastos: Eu sei que para a grande maioria dos brasileiros esses valores já são altos demais, eu poderia diminuir metade disso cortando a diarista, a doação pra família e viajando bem menos, mas isso iria destruir a pouquíssima qualidade de vida que tenho por enquanto, não valeria a pena.

Mas vamos lá, ao post, eu consigo ganhar líquido de 4-5x esses meus gastos, de forma que eles representam sempre 20-25% da minha receita total no mês, por isso que eu disse que sempre vai sobrar dinheiro para investir, e consequentemente eu vou ficar mais rico. E também porque de minha parte, não há a menor expectativa de aumentar esses gastos basais. Trocar meu carro por um zero km ou de luxo? Não. Mudar para um ap maior? Não. Viajar mais? Não. Roupas caras, relógios, acessórios? Não. Baladas, baladas e ostentação? Não. Eu quero passar despercebido, quero ficar rico e juntar patrimônio aos poucos, para depois viver uma vida que eu gostaria, morando na praia por exemplo, surfando, andando de bike, ter mais tempo para hobbies, exercícios, ler mais, escrever mais e viajar mais também.

"Ah mas qual é a grande novidade disso"?

Bem pessoal, eu convivo com pessoas de todas as faixas de renda, desde o CLT basal até quem ganha 30-40k, e mesmo nessas pessoas de faixa de renda alta vejo altos gastos, vejo reserva zero, vejo extremo desconhecimento financeiro de produtos, investimentos, seguros e etc. De 2015 pra cá a crise pegou pesado em vários setores e também no de serviços, saúde e etc e a receita de muita gente caiu, as contas altas não pararam de chegar e o tal do padrão de vida está ameaçado ou já caindo.

Não há mais previsão de trocas de carro, viagens internacionais, compras e mais compras em shoppings.

Há a previsão de vender a grande casa, o grande apartamento em prédio de luxo, e se mudar para um apartamento popular. Até o colégio das crianças poderá sofrer um downsizing. É isso que estou vendo. A classe média alta que eu tenho contato está sofrendo como nunca, e o Brasil não tem horizonte de melhorar tão cedo.

Tudo bem que falei de mim até agora, mas você leitor, o que pode fazer para sempre ficar mais rico?

Primeiramente mantenha seus custos baixos, mesmo que você passe a ganhar MUITO bem.

Segundo tente trabalhar mais e ganhar mais, já falei muito disso aqui, o que inclui períodos noturnos e finais de semana. Quem passa 48h do fds parado é vagabundo, exceção se você estuda bastante, tipo 30h no fds todo, aí tudo bem.

Terceiro, tente se especializar mais, fazer mais cursos, ganhar mais conhecimento para ganhar melhor. Não adianta querer ganhar economizar 500 reais por mês ganhando apenas 1000 reais, sua vida será horrível. Mesmo que você não aporte nada durante 10 anos, se você investir apenas em você, boa graduação, inglês, intercâmbio, MBA bom, estágios, estágios, muitos livros e muitos empregos em boas empresas, uma hora, se você fizer tudo certo, vai estar ganhando bem, agora faça as coisas com excelência, não faça mal feito, ou pela metade, porque a maioria já faz assim.

Estude, vista-se bem, seja pontual, domine a área do seu emprego, pare de perder tempo com coisas, lugares e pessoas inúteis. Estude o máximo que puder da sua área, mas também estude finanças, finanças pessoais, leia sobre ações, renda fixa, fundos imobiliários, investimentos no exterior, moedas, criptomoedas e tudo o mais, nunca perda o grande quadro de vista.


Parece que estou chovendo no molhado, mas às vezes a gente tem que pisar e repisar nos mesmos pontos pra ver se você aprende

Se você for um profissional que ganha bem, gasta pouco, economiza muito, investe bem sem meter os pés pelas mãos e sem procurar a bala de prata, não tem filhos ou esposa que gasta muito (ou nem ganha dinheiro), fatalmente você vai ficar rico e o seu FC mensal sempre será positivo, até chegar uma hora que ele vai empatar com seus gastos e depois vai passar disso, a famosa IF. Pra ficar rico, o ideal é adiar um pouco os filhos ou o casamento (caso a esposa não consiga se manter sozinha), assim você ficará mais tranquilo. Em todos os casos que vejo pessoalmente está sendo ou foi assim.

O contrário também é verdadeiro. Vejo pessoas que ganham bem, mas casaram cedo com mulher que ganha nada ou quase nada e ainda se encheram de filhos, aí não vai ter jeito, é escravidão a vida inteira e FC zerado basicamente.

Não tem segredo pessoal.

Tenho as 3 últimas semanas desse mês pra dar aquela acelerada na obra e na empresa.
Grande abraço a todos.

Frugal.

Comentários

  1. Frugal,

    Me alinho muito com seu pensamento. Para mim, ganhar dinheiro que nem gente grande é ganhar muito mais do que se gasta, e ser rico é ter renda passiva que cubra seus gastos para que você não precise trabalhar.

    Outra coisa que concordo em 100% é o fato de que o melhor investimento que fazemos é o em nós mesmos. De preferência quando investimos em aprender a ganhar dinheiro. Conhecimento acho que é o ativo que mais é influenciado pela bola de neve dos "juros compostos" rs


    --

    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
  2. Tenho aproveitado alguns fins de semana (as vezes um por mês) pra fazer plantões do meu trabalho e ganhar um pouco a mais. Alguns colegas, pelo simples fato de ser fim de semana, afirmam que "fim de semana é sagrado!". Seu recado apenas me fortalece no objetivo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, hoje em dia quase 40% da minha renda eu faço no fds.
      Com exceção de estudar pesado no fds, acho que o indivíduo tem que arrumar um trabalho pra ganhar dinheiro.
      Ficar 48 vagabundando no fds não dá.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá FS,

    Parabéns pelo post.
    Com o aumento da minha renda meu padrão praticamente não subiu. No fds estou meio vagabundo, não ganho nada de grana, apenas estudo idiomas. Tenho que fazer alguma coisa para aumentar minha renda e diminuir o tempo para IF.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cowboy, dá uma força aí no estudo de idiomas, um fds inteiro dá pra fechar umas 3 gramáticas de inglês num ano e passar no toefl ou toeic ou ielts. O ideal é estudar logo as gramáticas e depois partir pra um exame desses, pra ter uma meta, e também ver filmes sem legenda alguma e ler e cantar letras de músicas. Tem que detonar logo isso.

      Excluir
    2. Vocé recomendaria um site pra estudo da gramática? Grato

      Excluir
  4. Frugal, você não percebe que saiu da matrix do consumismo pra entrar na matrix da independência financeira?

    Com todo respeito, mas só porque algumas pessoas não são workaholic como você que devem ser consideradas vagabundas.

    Tudo precisa de um equilíbrio, ninguém sabe o dia de amanhã, qualquer um está sujeito a ser vítima da violência nesse país.

    Imagina trabalhar sem parar acumulando dinheiro a vida inteira usufruindo muito pouco, para morrer e os parentes gastarem rapidinho aquilo que a pessoa levou anos e muito esforço pra economizar.

    Cada um vive a vida como quer e como o faz feliz, um workaholic enxerga quem não gosta de trabalhar como um louco, mas a pessoa que não gosta de trabalhar enxerga um workaholic como a verdadeira aberração.

    Veja como tudo depende de ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom comentário Pagonha. Eu não falei só do trabalho, falei do estudo também.

      A questão não é essa, da IF, a questão é ser produtivo, ser eficiente e ganhar tempo. Um fds é tempo demais pra não fazer nada.

      Eu não falo isso apenas com o que eu faço, mas observei toda a minha vida, meus amigos, pessoas do bairro, familiares e etc. Os vagabundos estão fudidos até hoje, sempre curtiram o fds todo, é um resultado da vida prática.

      Essa coisa de trabalhar acumulando a vida inteira também, não é bem assim, não seriam 4 décadas e sim uns 15 anos, passa rápido. E vc já deve saber que praticamente não teremos mais aposentadoria alguma não é?

      Se vc passa o fds vendo documentários bons, estudando inglês, estudando coisas da sua área, lendo um livro etc... considero isso bom, mesmo que não seja remunerado. O termo workaholic não entra aqui. No mínimo a pessoa tem que ficar em casa e trabalhar em si mesmo. Coisas praticamente de graça que só necessitam de internet e apps pra celular.

      Além do mais esse tipo de blog é pra quem quer dar uma força na produtividade, não é um blog e nem mostra a vida e os ensinamentos de uma pessoa comum, que se contenta com a vida que lhe caiu no colo, não é um blog pro average Joe. Não to falando de vc, estou falando que não prego uma vida desperdiçada pela ineficiência e prostração.

      Um abraço.

      Excluir
  5. Só por viver abaixo dos meus ganhos, eu, um cara sem nada especial, saiu da corrida dos ratos.

    Cara neste momento eu diminuiria alguns gastos, você está bastante exposto financeiramente com esse novo negócio.

    Doar pra família? Vocês são algum tipo de cosa nostra ou tem alguém realmente necessitado nela? Cuidado, dinheiro grátis atrai sanguessugas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, isso aí é pra ajudar nos alimentos e aluguel de pai e mãe somente, os outros irmão também ajudam com outras coisas tipo plano de saúde, agua, luz. Se não fosse isso seria miséria total, aí também não rola. Meus gastos pessoais estão o mínimo possível. Abraço!

      Excluir
  6. Olá Frugal, muito boa sua iniciativa de ajudar tanto a família quanto o MSF. Essas ajudas acabam voltando pra você, sempre.

    Você consegue ser bem controlado nos gastos hein, parabéns.

    Já acompanho o blog há um tempo. Poderia me adicionar aí no blogroll.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Frugal!

    Olha, eu confesso que tenho alguma dificuldade de me classificar como "rico" ou "pobre" rsrs (falando de dinheiro especificamente). Porque, apesar de viver bem como você e de não precisar mais trabalhar para viver bem, não "pareço" rico para ninguém rsrs. Sei lá, é algo a se pensar. E daí acabamos por entrar no assunto filosófico do que é riqueza...

    Mas entendo seu ponto e concordo com sua abordagem: no fundo é tudo uma questão de fluxo de caixa positivo que possibilite bons reinvestimentos. Ponto.

    Frugal, sei que seu tempo está curto, mas vi que na semana passada vc falou do seu blog. Hoje eu postei sobre o meu. E se puder dar uma passada lá e colocar seus pontos de vista como blogueiro sobre algumas questões que coloco, será legal para todos nós da Finansfera. Se puder compartilhar posteriormente para enriquecer os comentários, melhor ainda!

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amigo. Vou sim.
      Seu blog sempre compartilho do meu facebook pessoal mesmo.
      Abraço mestreee

      Excluir
    2. Entrei agora André, tá tudo branco lá no post. so tem a barra lateral esquerda. abraço

      Excluir
    3. Valeu, Frugal!

      Ontem uma outra pessoa me disse a mesma coisa, mas a grande maioria está acessando... Será que está dando alguma incompatibilidade com alguma extensão?

      VC usa Adblocks? Se positivo, tenta colocar meu site como confiável e tenta lá. Não tem propaganda invasiva (em cima do texto, no meio da tela, etc...)

      Abraço!

      Excluir
    4. Eu uso o google chrome do windows, mas pelo celular tb nao abriu, mt estranho. Vou tirar o adblock pra ver se vai prestar. Abraço!

      Excluir
  8. Frugal,

    "Primeiramente mantenha seus custos baixos, mesmo que você passe a ganhar MUITO bem."
    Você disse tudo. Acho que essa é a base para uma vida mais tranquila financeiramente no futuro - para quem ganha muito ou pouco.

    No final das contas, acho que tudo se resume a hábitos.
    Os apelos do marketing, da sociedade e dos "amigos" é muito forte. Se formos ceder ao que falam, daqui a pouco estaremos com o celular de última geração, que logo será substituído por outro e mais outro e mais outro em um círculo vicioso perigoso para nós mesmos, pois além do desastre financeiro, a insatisfação quase constante é o "bônus" que os seguidores da matrix consumista ganham.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana tudo bem?
      Se eu fosse imitar alguns amigos estaria no cheque especial.
      O engraçado é que eles acham que eu sou rico pq eu não faço "nada". Implicam pq não vivo no exterior postando foto no facebook, fala sério.

      Muita gente acha que viajar é sinônimo de felicidade, eu acho que viajar virou uma indústria qualquer, e é bem cara. Ademais viajar pra postar no instagram? Será que tem pessoas que viajam só pra isso mesmo, dizer que estão viajando? Que tem dinheiro e que são capazes de pagar por uma viagem? Interessante, eu tenho essa capacidade e quem me conhece sabe que eu tenho, não faço pq não quero e não vejo sentido nessa fúria por viagens, já sustento a gol e a tam por demais, estão sempre na minha fatura...

      Um abraço!

      Excluir
    2. Frugal,

      Há câmeras em locais com monumentos e você percebe claramente que muitos vão lá só para................................................. tirar fotos.
      A pessoa tira a foto e sai. Dá até a impressão de que é só para postar mesmo, para mostrar onde estava.
      Hoje a ostentação é muito forte.

      É bem legal conhecer pessoas com você, que percebem que isso não traz nenhum benefício real, apenas alimenta a ânsia de postar fotos e mais fotos.
      Viajar porque quer é uma coisa, mas com o principal objetivo de fotos para as redes sociais é outra bem diferente.

      Abraços,

      Excluir
    3. Você me fez uma pergunta no post abaixo. Não sei se você viu, respondi lá. https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/11/fluxo-de-caixa-dividas-dificuldades.html

      Abraços,

      Excluir
    4. Amiga, eu nao tinha visto, vou lá agora.

      Excluir
  9. Frugal tem email pra contato? To numa duvida fdp pra residência. Já perguntei antes, mas ainda continuo muito na dúvida. To pensando em hemato, alergo ou oftalmo. Gosto muito da área clínica mas não sei se vale a pena fazer algo que você gosta mais do assunto ao invés de uma área mais segura e com mais procedimentos feito oftalmologia. Se tiver email de contato do blog manda por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Frugal, la na empresa conseguimos dobrar e as vezes triplicar o salário nas horas extras, é bastante puxado. Mas estou fazendo meu pé de meia .
    Ótima leitura.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, aproveite ae, turbine o aporte, trabalhe bem e descanse de verdade qnd tiver em casa. Nao tem formula mágica, pra ficar melhor na vida é muito trabalho mesmo, pelo menos por um tempo. Abraço!

      Excluir
  11. Respostas
    1. amigo, ele tá aí do lado direito lá embaixo, vc tem que entrar na versão web se tiver no cel. No pc vc acha fácil. Abraço!

      Excluir
    2. Pois então, to no pc mas aparece pra mim só 2017. Será que é só no meu pc? Estranho isso, antigamente aparecia todos os anos.

      Excluir
    3. Ah amigo, eh pq o blog era em outra url e eu o trouxe pra cá, pro blogspost, aí as postagens antigas ficaram todas em março 2017 eu acho, mas é só ir clicando lá na mais antiga para trás que vai aparecendo. Abraço!

      Excluir
  12. Oi Frugal,
    Você cita bastante esposas, mas tenho várias amigas que o marido/namorado estão muuuuuuuuuuuito atrás delas (empregos muito muito ruins) e elas tem que ajudar. Vale para ambos os lados né?
    Infelizmente atrasa muito a IF mesmo...
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, também acontece. Vale pros dois lados sim. Agora tem que ver se os caras se excedem nas contas deles, com despesas deles e mandam as mulheres pagarem, acho isso aí mais difícil de acontecer, tipo o cara jogar a fatura do cartão dele no colo dela. Geralmente o cara se toca e vive dentro da média que a própria renda poderia gerar.

      A mulher geralmente não, ganha 2k por mês mas quer viver no padrão 10k tungando 8k mensal do marido, aí é osso.

      Abraço!

      Excluir
    2. Quem não conhece alguma mulher assim né?

      Ah Frugal, a IFouM é mulher! Então.. seria amigA hahaha

      abraços

      Excluir
  13. Ótimo postm Frugal, você bate bastante na mesma tecla da ideia do “trabalhe primeiro e se qualifique pra investir depois”, mas pelo que eu vejo esse é um padrão que as pessoas bem sucedidas recomendam. Não tem como comparar um aporte pequeno (1k mensal por exemplo) com um de 5k, investir no trabalho sempre vale mais a pena.

    Sobre os seus rendimentos, isso é apenas a matemática trabalhando a seu favor. A fórmula da IF é IF = Aporte x Rendimento x Tempo. Quanto maior cada componente da fórmula, mais próximo da IF você fica.

    Você vem aportantando alto pelos ultimos 5 anos, e o fator tempo está começando a mostrar o seu efeito junto com os ótimos aportes, nao tem muito segredo nessa parte, basta manter a disciplina para continuar nesse ritmo.

    No mais, parabéns pela disciplina dos aportes e pelo ótimo post. Agradeço se puder adicionar meu blog no seu blogroll, criei o blog a pouco tempo, mas já te acompanho desde o início do seu blog no wordpress.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ae Jovem, vc resumiu bem. Os aportes altos foram consequencia de muito estudo, faculdade, pós, trabalhos semi escravos e por aí vai. Sempre dá pra ir melhorando alguma coisa em si mesmo, os aportes vao aumentar por consequencia depois disso.

      Add vc já. Abraço!

      Excluir
  14. Grande Frugal!
    Como sempre ótimas reflexões, curto muito o seu blog, tu me inspiraste a levar uma vida de forma mais simples e tenho aprendido bastante, me ajudou muito!
    Criei um blog também para tentar me manter motivado a seguir nessa vida de frugal, aparece por lá meu amigo, seria muito legal ler sua opinião.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, vc está add aqui, comentei lá.
      Procure ler muitos livros estrangeiros e nacionais para ir acumulando conhecimento.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda