O início da nova vida de empreendedor


Olá amigos,

Primeiramente eu queria agradecer a todos que comentaram no post anterior, fico muito feliz de ajudar a criar inspiração em vocês, e o exemplo é muito melhor do que apenas teorias e teorias e teorias.

Se você investe parte do seu tempo aqui ou em outro espaço na internet, que pelo menos aprenda alguma coisa boa e se torne uma pessoa melhor e mais capaz. O post anterior teve um recorde de visualizações e também recebi alguns emails bem legais de pessoas agradecidas com o trabalho que venho fazendo aqui. Me sinto feliz em poder contribuir de alguma forma nas vidas das pessoas. Esse blog não tem receita financeira, fora o adsense que era/é apenas um teste ou curiosidade minha mesmo, não tem guest post patrocinado e não fiz até agora parceria comercial. Eu acho que o público daqui já é muito bem orientado do que fazer em suas vidas financeiras.

Espero que não se cansem dessa ladainha de empreender, e loja e franquia. Mas é o que eu vivo no momento e tenho que falar por enquanto. Ainda estou em fase pré-operacional mas o trabalho é grande, é a obra, os fornecedores, a propaganda, as mídias sociais, a divulgação no boca a boca, o treinamento dos funcionários e as cobranças da franqueadora, tudo isso junto, por isso esses últimos dias estou meio sem tempo mas vamos lá.

Verdadeiramente comprar uma franquia é comprar um trabalho, um emprego, uma ocupação. É isso mesmo, você literalmente paga pra trabalhar, pra ter o seu local de trabalho e pra ter um patrão que é a franqueadora. A vantagem disso é que seu resultado depende MUITO de você, dificilmente você será demitido e terá um bom lucro se fizer as coisas direito.

Tudo bem que se você tiver outra atividade profissional você vai ter que dedicar menos tempo pra ela, tenha isso em mente, uma franquia vai lhe ocupar muito, e no meu caso vou perder algum dinheiro visto que minha outra atividade me rendia um bom salário mensal, mas estou disposto a correr o risco do aprendizado e da experiência, além de achar que inicialmente pelos próximos 6 meses posso até empatar os ganhos e depois disso superar os ganhos (da minha atual ocupação) com o plus de diversificar minha fonte de receita financeira.

Como falei antes, Facebook e Instagram até que estão indo bem, mas não trouxeram dinheiro e nem sei se irão trazer, é mais uma questão de "ocupar o espaço". Dinheiro mesmo quem faz é o setor comercial da loja, e olha só, é aqui que estou trabalhando. O setor comercial da loja é que faz as vendas, a prospecção de clientes, que os recebe, que faz visitas externas, que divulga e explica os serviços e que busca parcerias comerciais com outras empresas. Ou seja, o setor comercial é o coração da empresa e eu no caso, não posso deixar isso na mão de ninguém porque sei que dessa forma o rendimento vai ser baixo, resumindo, me tornei um VENDEDOR.

O quê, mas como assim? Pois é. Agora é abraçar a causa, aprender a vender, a se comunicar melhor, a impressionar, a oferecer os produtos e a convencer pessoas desconhecidas a nos visitarem e comprarem com a gente. Eu não sabia que eu ia ter que virar um VENDEDOR (no final das contas é isso mesmo) e estou achando muito interessante a experiência, já visitei algumas pessoas e estou rodando muito pela cidade - detalhe, na ótica de muita gente fiz um belo downside na minha carreira, de ultra-especialista pra vendedor de "porta em porta", é quase isso, tem que ter humildade mesmo, tem que aprender tudo de uma nova área, tem que fazer estágio em trainee de vendas, tenho que trabalhar no mesmo cargo e função de uma pessoa que ganharia apenas uns R$1200 por mês.

Como eu acho que na vida dinheiro não é tudo, vou abraçar a causa. E mais, você só vai ter o respeito da equipe do comercial se tiver feito o mesmo serviço que eles e tiver alçado algumas metas pra chegar teoricamente no cargo de gerente e depois diretor. O que você pensaria de um diretor que nunca vendeu nada, comprou a loja e fica lá mandando você vender? E como eu vou liderar as reuniões, cobrar metas e dar exemplo se nunca passei por aquilo? Simplesmente não haverá respeito. Isso é muito óbvio. Na sua área você também deve respeitar quem tem alguns anos na estrada e algumas metas batidas não é? Pois é, é a mesma coisa. Imagina que você vira vendedor de uma loja de sapatos e recebe várias aulas, cobranças e explicações do gerente, que você descobre que nunca vendeu um sapato na vida? Não dá.

Fora a parte do comercial que estou começando absolutamente do zero (já fechei algumas vendas) também faço o marketing e o relacionamento com outras empresas, parcerias comerciais, e também já contactei alguns jornalistas importantes na cidade, alguns órgãos de classe, sindicatos, e, pasmem, blogueiros e blogueiras, apenas para sondar.

Também a parte da seleção de funcionários eu que estou fazendo, faltam apenas mais três para selecionar e treinar e concluo até o fim desse mês, essa parte está indo até tranquila. Quero ver se o povo vai trabalhar e treinar direito. Estou tentando equalizar entre mulheres e homens, mas por enquanto as mulheres são mais bem qualificadas e aparentemente mais dispostas.

A obra já começou também, estou com uma margem um pouco apertada mas factível na escala de tempo, apesar de que essas coisas não são tão matemáticas assim, é preciso acreditar no arquiteto e ter um pouco de fé na coisa, ciência exata só é exata no papel, na prática tudo acontece, tem pedreiro que as 16h já está se arrumando pra ir embora.

Agora esse negócio de ser um vendedor em tempo integral é muito interessante, isso passa a ser a sua religião, é como aqueles caras da Herbalife que só falam nisso o tempo todo (mas calma que o negócio nem é pirâmide nem coisa de marketing multinível) - e fico com medo de amolar o pessoal, já falei um pouco para os amigos de trabalho e etc mas se mostram bem desinteressados. Tem vendedor que é tão vendedor que faz contato em fila de banco, aeroporto, cartório, academia, restaurante, praça de shopping e por aí vai. É nesse nível que eu acho que devo entrar, pegar contatos e telefones e oferecer meu serviço na cara dura mesmo, tem que ter muita desinibição pra fazer isso.

Fluxo de Caixa!

Fluxo de Caixa é Rei em qualquer empresa. Então vamos lá.
Pra facilitar vou postar mensalmente o meu fluxo de caixa simplificado, sem separar por enquanto a minha PF e minha PJ que acho que fica legal para o objetivo do blog.
Como eu disse me endivididei devido à compra do imóvel e à implantação da loja, o quadro atual é esse:




O Subtotal é todo o meu patrimônio, imóveis, ações, RF, fiis e cash.
Dívida é somando os restos a pagar do imóvel, da obra, da franqueadora e da mobília.
O total é meu patrimônio líquido como explicado na imagem.

Eu fazia isso tudo aí de cabeça mas como já tem muita coisa rolando preferi anotar logo para tomar ciência e deixar de ser preguiçoso. Como citei antes a minha expectativa era terminar 2018 com toda essa dívida liquidada, o que mostra o quanto otimista eu fui kkkkkkkk isso seria com um rendimento de 100%. Para ser mais conservador vou aumentar mais 6 meses nesse tempo aí, o que me dá 4 meses de 2017, mais 12 meses em 2018 e mais 6 meses em 2019, colocando como o deadline 31/07/2019 para eu zerar minhas dívidas e renascer outra vez. Como falei todos os aportes, lucros e dinheiro novo irão para pagar essa dívida, então não vou comprar ações, nem fiis, nem RF, e nem vou fazer remessa de dinheiro para o exterior até liquidar isso.

No momento esse vai ser o meu maior objetivo de vida, vai ser muito trabalho, muita frugalidade e muita dedicação para pagar isso. A boa notícia é que a SELIC vem caindo e os juros do financiamento serão bem mais baixos do que eu esperava.

E sobre a famosíssima IF ou Liberdade Financeira ou Tranquilidade Financeira? Vou aguardar um pouco mais, não estou com pressa. Como falei, esse imóvel depois da obra vai dar pra alugar por uns R$15 mil mensais, renda suficiente pra me manter, solteiro e sem filhos, óbvio. Mas não estou a fim de parar minha vida agora e ir morar na praia pra viver de surf. Quero trabalhar mais um pouco, desenvolver mais algumas habilidades, acumular mais patrimônio e ter uma renda passiva bem maior do que 15 mil.

Por enquanto é isso amigos, próximo mês quando o quadro mudar vou explicar como ele fez pra mudar e colocar o valor do fluxo de caixa.

Abraço,

Frugal.

Comentários

  1. Parabéns, Frugal!
    Muito bom acompanhar sua jornada e poder aprender com essa sua experiência empreendedora.
    Essa é a grande maravilha dos blogs de finanças. Podemos aprender com as experiências dos colegas e aplicar em nossas próprias vidas, se desejarmos.
    Te desejo todo o sucesso nessa jornada, mas acredito que não irá precisar, pois pessoas batalhadoras geralmente conseguem o que desejam.

    Eu lancei uma ideia no meu blog sobre não sermos tão reservados quanto a nossa identidade, na postagem http://financascotidianas.blogspot.com.br/2017/09/quem-e-o-financas-cotidianas.html?m=1

    Agora que você está empreendendo e seu patrimônio é relativamente público, você não estaria disposto a divulgar informações mais detalhadas?
    Por exemplo, seria muito bom você poder entrar no detalhe da sua franquia, tanto para nos passar conhecimento mais detalhado quanto para, quem sabe, apreender também com os leitores.
    Temos poucos relatos detalhados de empreededores na finansfera.
    Fica aqui uma humilde sugestão/ideia. Tenho como meta de longo prazo convencer alguns colegas dos blogs a topar uma reunião presencial de um final de semana ou algo similar. Como um workshop para networking e brainstorming. Já pensou quanta coisa boa sairia disso? Temos muitas feras e experiência nos blogs. Parece sonho agora, mas tenho fé na ideia, rs.

    Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. opa
      fc blz?

      Essa hipótese muita gente já cogitou. O problema do Brasil é a segurança pessoal, e ainda mais como familiares e colegos do trabalho iriam reagir. Mas quem sabe um dia daqui a uns 10 anos quando eu estiver muito tranquilo eu não escreva um livro e fale? Já temos alguns blogueiros que divulgaram suas identidades. Muita coisa ainda tem que amadurecer até lá.

      Vou ler o seu post. Abraço!

      Excluir
  2. Parabens Frugal nesta nova trajetória!!!! Sempre acompanho seu blog. Ainda quero empreender lá na frente. Minha vida não tem sido fácil, porém busco sempre crescer. Comecei como gari e agora já advogo e trabalho em uma repartição pública Estadual. Voce é inspiração!!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari vc está crescendo aos poucos pelo que estou vendo, e já sabe de muita coisa, a teoria toda você já sabe e pelo que vejo aplica muita coisa. É questão de tempo também.

      Abraço!

      Excluir
  3. Legal FS,

    Bom que está tudo indo bem.
    Nos livros de Robert K. ele fala que uma das coisas que uma pessoa tem que aprender para crescer na vida é saber vender.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava mt dos livros dele Cowboy, faz uns 15 anos que li o último. Acho que vou até reler. No final das contas parece que é isso mesmo. Tudo é venda.

      Abraço!

      Excluir
  4. Fala Frugal!

    Cara... como disse anteriormente nos outros posts, eu fiquei um tempão sem te acompanhar. Agora que estou retomando aos poucos. Naquela época você nem mencionava nada sobre empreendedorismo e agora vejo... wow!

    Parabéns por toda a iniciativa empreendedora! Apesar de compreender a importância do anonimato e também entender todas as entrelinhas que você deixa sobre o segmento do negócio, passaram 1001 hipóteses na minha cabeça sobre o que poderia ser a franquia... kkkk

    Abs amigo!

    Termos Reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não é nada de mais nao. A franquia tem mais de 15 anos no Brasil, só não tinha aqui onde eu moro, e comparando que ela tinha em cidades menores e até com um PIB per capta bem menor, elas ainda se mantinham, acho que depende muito da gestão. A experiência está sendo muito legal, e eu poderia ter entrado com bem menos capital se não tivesse comprado o imóvel e morresse num 7-10k de aluguel mensal.

      Tem um site : https://www.portaldofranchising.com.br/ vc pode pesquisar mais de mil franquias lá (só tenha em mente que os números que eles inventam são realmente inventados).

      Excluir
  5. Parabéns Frugal, vejo que é muito parecido comigo na maneira de pensar. Concordo totalmente contigo que é necessário ser vendedor nesse caso! Te desejo sorte e muito sucesso! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu bufufa! que bom, essa semana já dei uma pequena melhorada e peguei algumas leads pra ir atrás. Ainda estou na primeira marcha. Abraço!

      Excluir
  6. Olá Frugal!

    Seu tempo deve estar bem escasso... Mas a sensação de presenciar o inicio de uma empresa deve ser muito boa que talvez você nem sinta o cansaço...

    Sobre vendedor, não lembro aonde vi, mas a mensagem diz;

    "Todos devem aprender a vender, independente de sua profissão..."

    Quando a vi não dei muita bola. Mas no trabalho aprendi "na marra" o significado dessa frase...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá escasso, inglês, mas é uma escassez boa. Vou fazer um post sobre isso. Ontem me peguei lá sozinho, na primeira sala que montei, mas eu estava lá e pensei "caramba, estou aqui nessa mesa e é da minha própria empresa" kkkkkkkk foi uma sensação muito boa.

      Vc eh vendedor?

      Abraço!

      Excluir
    2. Não sou não kkk É que literalmente eu tinha que vender meus projetos internos na empresa. Como sou de TI em uma empresa de ramo totalmente diferente, já imagina meu trabalho em convencer adotar tecnologia x ou y

      Excluir
  7. Exatamente Frugal, no fundo, a habilidade de vendas é fundamental.

    Uns 10 anos atrás me incentivaram muito a abrir uma micro-cervejaria, aproveitando o meu curso alemão de Mestre-cervejeiro. Mas eu tinha um conceito muito enraizado em mim de que o que faria o negócio dar certo eram as vendas, as promoções, o marketing.

    E eu sou péssimo nisso. É importante conhecermos nossas limitações. Eu poderia cuidar tudo do portão para dentro, mas do portão para fora, precisaria de alguém.

    Assim, minha condição para abrir algo era a existência de um sócio confiável e nesse perfil. Como eu nunca o encontrei, o negócio não saiu. Melhor assim rsrs.

    Abraço e contínuo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Andre!
      Você poderia ter aberto o negocio, caso nao tivesse dado certo seria só beber o estoque e ponto final. É como aquele empreendedor que resolve abrir um puteiro, dando errado basta "comer" o estoque, rs. Brincadeira.

      Acho quase impossível abrir um negócio hoje em que você bate o escanteio, corre pra cabecear a bola e ainda tenta defender o gol.

      Os negócios dependem de equipes multidisciplinares para dar certo. Em tese você não precisaria de sócio, e sim de bons funcionários.

      Abraço!

      Excluir
    2. Hehe, é isso mesmo. Até poderia ser um funcionário... mas antes eu pensava que, como nesse negócio 90% vem de marketing+vendas, não seria uma boa ficar na mão de um funcionário... Mas hoje relativizo mais essa ideia!

      Abraço!

      Excluir
    3. É amigo, do jeito que foi, voce conseguiu seguir tranquilo sem esse negócio, agora imagino que nao vá querer mesmo.

      Esse negocio de cerveja estou vendo em todo canto.
      Eu tomei algumas, achei todas caras e ruins. Prefiro as da ambev mesmo ou então uma Erdinger. Pessoal faz mt firula agora pra vender cerveja, é igual a vinho. É difícil ter um funcionário bom no comercial, e geralmente eles conhecem outro cara de outro negócio que vem e tomam eles.

      Vc ainda está querendo abrir algo?

      Excluir
    4. Tô não Frugal! Minha veia de vendedor ainda não se manifestou rsrs

      Além disso, estou vendo esse mercado com outros olhos. Antes eu fazia parte do purupupu. Agora estou sendo muito seletivo em algumas escolhas. De fato, tem muita coisa que não vale o preço.

      Abraço!

      Excluir
  8. eu fiquei um tempo fora, porque estava acompanhando o seu outro site, e achei esse faz pouco tempo, só para eu entender, você largou o seu outro serviço e vai dedicar somente na sua franquia ? tenho certeza que voce vai ter sucesso..voce é um otimo exemplo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larguei nao Bruno, mas estou diminuindo aos poucos a minha carga horaria. Já fiz várias contas. Qnd eu chegar na mediana dos outros franqueados vai ficar quase uma coisa pela outra, com leve vantagem para a franquia, mas se eu crescer um pouco ou até mesmo dobrar para duas unidades aí sim o salto vai ser gigante, mas acho que isso deve demorar uns 3 anos. Como eu falei, se eu ficar no zero a zero entre um e outro pelo menos estou diversificando minha fonte de renda e diluindo meu risco. Obrigado pelo elogio. Abraço!

      Excluir
  9. "vender foi a coisa mais importante que aprendi" - Arnold Schwarzenegger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande CF, estou quase na metade da autobiografia dele! Livrão viu! vc já leu? Abraço!

      Excluir
    2. Li e reli algumas vezes. É meu livro favorito.

      Excluir
  10. Vai dar certo Frugal, sua base imobilizada sem pagar aluguel pra nim ja é 50% do negocio.

    Abraçao e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, vai ser bem mais fácil resistir a períodos ruins ou com caixa magro sem precisar pagar aluguel. Dá até pra baixar preço e sufocar um pouco a concorrência. A gente fica com uma margem de manobra muito maior. Outra coisa, se um dia eu for embora, posso até vender a empresa ou repassar mas aí passo a cobrar o aluguel pelo ponto, pois o imóvel é meu, essa foi outra coisa que me fez pensar bastante antes de entrar.

      Valeu mestre! Vc está com altos aportes hein?

      Excluir
  11. Fala Frugal,

    Todo sucesso para você e essa nova etapa. Abraços

    ResponderExcluir
  12. É um plano bem ambicioso Frugal, empreender no Brasil né fácil não, estou acompanhando a jornada.
    Sucesso!
    Uó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, ainda estou no aguardo do CNPJ. Demora demais putz, depois tem que ir no banco abrir conta de PJ e pegar as maquininhas. Isso está me atrasando um pouco.

      Excluir
    2. Frugal, eu trabalho na área das Redes Adquirentes... Depois dá uma pesquisada sobre as taxas cobradas.
      Pois existem adquirentes com taxas mais atrativas, como por exemplo Elavon, Stone, BIN....que são "menos conhecidas" como Cielo e Rede....
      Lila

      Excluir
  13. Grande Frugal! O legal da blogosfera é poder ver essas experiências em tempo real, principalmente de empreendedorismo e as estratégias envolvidas. Incrível que, mesmo com um patrimônio considerável, o qual muitos já estariam sossegados, você arregaça as mangas e vai para cima. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FB, pois é amigo.
      Dá um trabalho, mas é algo bom, pq é algo que voce contrói pra vc mesmo e não para os outros, ou não apenas troca seu tempo por um salário, é muito desafiador e legal.

      às vezes fico pensando que posso ter dado um passo errado, mas não tem jeito, só o tempo vai dizer, e eu me animo muito com o treinamento comercial que estou tendo acesso, eu sinto que minha vida está se movendo pra frente, me sentia muito parado antes, apesar do patrimônio subindo. Tem que fazer dar certo agora, não tem mais como voltar atrás.

      Abraço!

      Excluir
  14. Fala frugal, parabens pela atitude e coragem de fazer essa mudança, afinal largar o "certo" pelo "duvidoso" é o que somos aconselhados desde pequenos a não fazer, é preciso ter culhão pra meter a cara num negócio desse e começar do zero, e humildade para aprender, igual você está fazendo, afinal poderia estar vivendo de surf, mas preferiu empreender nessa selva de pedra. te desejo muito sucesso e ansioso por mais novidades.

    ResponderExcluir
  15. Frugal,

    Tá entrando em um ramo que vai de encontro com o anonimato, vai ter que avaliar isso até mesmo porque tem grandes potenciais clientes na Finansfera.

    Eu tenho dom pra apresentar qualquer coisa e tenho argumentos pra convencer muita gente mas o que me impede de atuar nesse ramo foi o que você falou sobre incomodar as pessoas. Não gosto daquelas pessoas chatas que chegam vendendo produtos e deixam de ser honestas apresentando o produto como se fosse o melhor do mundo, por isso me mantenho fora do ramo mas como o seu é franquia então o nome você já tem, as pessoas já devem conhecer seu produto. Ninguém que abriu um Mc Donald precisa incomodar ninguém pra vender hambúrguer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Frugal, vc parece estar indo no caminho certo, na minha opinião o dono do negócio DEVE saber fazer TUDO dentro da sua empresa, absolutamente tudo, desde a rotina de limpeza até as funções mais estratégicas, somente assim vc será capaz de enxergar o negócio de maneira global e encontrar falhas. Pra mandar vc deve saber fazer. Claro que não é preciso ser o melhor em cada função mas vc tem q saber o básico.

    Ser vendedor é muito mais difícil do que parece e quer saber, não é algo que se aprende. Se nasce vendedor, tem gente que é capaz de vender qualquer coisa de maneira orgânica. Melhor exemplo disso: Galebe do Shop Tour (até já falei sobre ele no blog), veja os primeiros vídeos do Shop Tour e vc entenderá onde quero chegar. Sou um vendedor até que razoável, vendo se for preciso, mas não é algo que gosto de fazer.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  17. Grande Frugal, admiro sua coragem para empreender no Brasil e irei usar sua história como motivadora da minha vontade futura de empreender também.

    Continue focado que os resultados virão mais rápido do que você imagina!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Grande Frugal!

    Cara, te desejo muito sucesso e é perceptível que você está indo no caminho certo! Sua trajetória é muito inspiradora, como dizem por ai, "é pra isso que eu pago internet" kkk

    Sobre vendas, saber vender é muito importante, não só para empreendedores, mas para empregados também, afinal, antes de qualquer coisa precisamos vender nossa própria imagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana essa virada Frugal! E os detalhes que você conta são muito ricos, continue assim!
    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Falaaaaa FS


    pow fez um blog novo desde de março e nem passou la na casa dos amigos (ou não né) pra avisar hein #chateado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda