Patrimônio Setembro 2017 R$2.256.517,00 (+4,27%)


Tou me sentindo um verdadeiro HOLDER no tocante às minhas ações lá fora.

Eu quase não olho. Esses ETFs e essas empresas absurdas de gigante dão muito menos trabalho do que uma small cap como Grendene ou Moinho Dias Branco, e renderam bem de lá pra cá, pena que coloquei pouco dinheiro lá fora. Eu sabia que os mercados no exterior iriam bombar com Trump.

É tanta senha, tanto email, tanta corretora e tanto banco que eu misturo as senhas e confundo e quase sempre tenho que resetar, inclusive essa do Google.

Lição número 1: Ser Buy and Holder no exterior é extremamente mais fácil do que aqui no Brasil, sem dúvidas! O trabalho maior é fazer o login e comprar, a remessa já é bem simples.

Fiquei bem feliz essa semana pois recebi um dinheiro da Justiça pela primeira vez na vida, num processo contra uma companhia aérea, coisa pouca mas valeu a pena. Já tinha entrado na Justiça umas 3x na minha vida, até hoje nunca deu nada e nem vai dar, desse jeito fica difícil.

O crescimento patrimonial se deu por um grande aporte (50k) no imóvel, de dinheiro novo, já estava com saudades de aportar um valor tão alto no mês. Parece que a crise que assola o Brasil ainda não foi embora. Nossos clientes público e privado estão todos atrasando muito, tenho dinheiro pra receber ainda de fevereiro, março, junho, julho e agora agosto. Também contou com a valorização das ações no exterior e uma leve subida da bovespa por aqui.

Com o aumento da minha alocação nos próximos 18 meses na empresa e no imóvel, certamente a volatilidade do meu patrimônio vai cair muito, o que não é de todo ruim. Quando eu for recomeçar, não vou cometer o mesmo erro de ficar 100% em ações no Brasil, agora estou mais maduro pra não fazer mais isso, embora eu tivesse pegado boas empresas eu estava muito exposto a um risco desnecessário.

Vou fazer o seguinte, os futuros aportes serão assim:

Dinheiro do aporte dividido igualmente por Ações BR/ Fiis BR / Renda Fixa BR / Stocks com 25% pra cada um, chova ou faça sol, e também quem sabe, um troquinho em bitcoin. Assim vai ficar mais tranquilo. A minha esperança é que com o dinheiro novo da loja o aporte seja maior em 2019 do que seria comumente, uma soma entre 10-20k é o que eu estimo, 20k se der tudo muito certo.

Depois que eu inaugurar a loja vou começar a postar aqui um fluxo de caixa simplificado pro pessoal entender as despesas, os investimentos e o retorno, como é esse processo e como vai evoluindo. O negócio é se preparar para ver uns 6 meses no vermelho, pra depois ficar no zero a zero e depois começar a ficar no azul, numa estimativa conservadora, acho que só fico no zero a zero em agosto de 2018.

Esse mês vou passar pessoalmente pelo último treinamento da franqueadora, aprender a mexer nos sistemas, cadastrar, descadastrar, fazer lançamentos e operar o software todo dia, claro que vou ensinar isso pra uma pessoa do administrativo depois que inaugurar, mas tenho que conhecer a fundo o programa, não posso terceirizar essa responsabilidade, porque o software é o coração da empresa, e também se a pessoa adoecer, faltar, se demitir ou for demitida eu tenho que cobrir ela um pouco até arranjar outra, fora isso também vou ter que cuidar do comercial da empresa no começo, assim como mídias digitais, páginas nas redes sociais, email e etc.

Não sei se vale a pena investir em Facebook e Instagram fazendo posts patrocinados, talvez só por um tempo pra mostrar um pouco que chegou e mostrar a cara na cidade, mas depois que tiver estabelecido não sei se vai valer a pena. O pessoal da internet é muito animado com Facebook e Instagram como se qualquer negócio fosse bombar por causa deles, mas eu tenho muita desconfiança, conheço algumas pessoas quebradas que no Instagram o negócio é uma maravilha, mas na realidade o Instagram não traz dinheiro algum pra elas e só aumenta exposição e perda de tempo. Outra opção que me deram é "terceirizar" o facebook e o instagram pra alguma empresa de mídia e etc. mas também não sei se funciona, além de ser caro. Eu poderia até fazer isso mas colocar metas de crescimento do meu faturamento, se não crescesse tanto o contrato estaria cancelado.

Pessoal fala: "Ah se você faz um bom brigadeiro, só fazer uma página no Facebook e uma no Instagram que o negócio vai bombar". Como seria tranquilo se fosse assim...

No final do próximo mês vou colocar um começo de Fluxo de Caixa pra vocês verem. O negócio começa muito feio, mesmo muito tempo antes de começar, e todo dia é uma novidade, um gasto e um preço de bens e produtos bem maiores do que você imaginava.

Então pessoal, primeiramente é pé no chão, negócio real é na vida real e não no Instagram, exceto para aquelas blogueirinhas que a gente sabe muito bem de onde sai a maior parte da receita.

Quer ser holder de verdade? Invista no exterior. Passei todo o caminho das pedras para comprar ETFs na Irlanda e falei sobre tributação e sobre herança.

CNPJ faz um mês que eu espero, o governo atrapalha bastante mas uma hora sai.
Já fui no cartório umas quatro vezes esse mês assinar e reconhecer firma e já gastei um pouco lá. Os caras ficam ricos cobrando R$60 reais em 5 carimbos numa folha que eu que levei lá. Até quando vamos ter que suportar a máfia dos cartórios no Brasil?

Grande abraço!
Frugal.

Comentários

  1. Fala frugal.

    Vamos ver se este empreendimento vai vingar em tempo hábil, posteriormente se tornar um negocio realmente lucrativo.

    Sobre a questão das ações: dispondo de grande quantidade + aportes acima da média; a questão do preço, beta etc faz uma enorme diferença, depois de muito estudo etc percebi que preço médio só vale apena para quem vai aporta mixaria por mês.

    Quando maior for seu aporte mais exposto ao risco você fica ao fazer preço médio em Pindorama, mas existe estratégia para limar a volatilidade como travar sua carteira com ações do setor elétrico, consumo não cíclico etc com Beta baixo.

    Afinal quanto você tem em ações atualmente?

    Porque você não faz uma planilha para mostrar sua alocação de ativos , assim fica mais fácil deslumbrar sua estratégia e como esta se saindo.

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD, atualmente tenho 707 mil reais, sendo quase 100 mil no exterior e 50 mil em fiis aqui. Esse é o meu patrimonio financeiro em bolsas.

      O problema nao é apenas o tamanho do aporte, mas também a valorizacao das ações, pq se vc aporta 50k em dada ação e ela sobe 100% em um ano, então o peso dela fica mt grande, e algumas subiram mesmo e mantiveram como é o caso de M dias Branco e Grendene que eu tinha posição muito alta.

      De vez em quando eu mostro a minha alocação, mas agora que estou tendo que vender elas aos poucos não faz mais sentido. Já vendi quase 500k em ações e paguei quase 8500 reais de DARF em cima do lucro, veja que eu estava na bolsa desde quando ela estava em 36k e estou saindo entre 66 e 70k no ibov.

      Quem quiser ficar rico na bolsa tem obrigação de aportar na baixa, e aportar forte, senão fica muito difícil ter um retorno. Cheguei a comprar BBAS a 13 reais, 15 reais há dois anos atrás e esse mês vendi por pouco mais de 30, era a minha maior posição.

      Quando o valor da carteira está grande tive variações de 30-40 mil reais num único dia, faz parte. Lá fora é muito diferente, isso não existe, é quase uma renda fixa se voce está bem diversificado.

      Mas eu aprendi muita coisa, quando eu voltar vai ser muito mais tranquilo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Quando subir subir muito basta trabalhar com alocação de ativo , vende as que subiram para comprar as que ficaram para trás ou joga para renda fixa, FII etc

      Excluir
  2. Parabéns pelo patrimônio. Tomara que esse negócio dê um retorno logo no início.

    Qual é a margem líquida?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cowboy blz?

      Pessoal fala que setor de serviços fica entre 20-30% dependendo do aluguel e da folha. Mt coisa. Mas eu vou descobrir e falo aqui.

      Abraço!

      Excluir
  3. E ai amigo Frugal! desculpe o Bufunfa novato aqui, mas me mata uma curiosidade! Quem é essa garota que vc sempre posta as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo blz?

      Essa é a Tomi Lahren. Ela é jornalista e defende idéias da direita nos EUA. Apesar de nao ser da direita gosto do jeito dela e do inglês incrivelmente rápido que ela fala às vezes. Abraço

      Excluir
  4. Show de bola Frugal, agora é fazer o trabalho de formiguinha pra colher os frutos da empresa ano que vem!

    ResponderExcluir
  5. Você usa quais formas de remessa e banco para o exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso BB no Brasil > BB Americas (custo 0,38% iof + 2 centavos de spread em cima do dolar comercial)
      E depois ACH via Interactive Brokers para BB Americas (sem custo)

      Excluir
  6. Olá Frugal!

    parabéns pelo patrimônio e principalmente a iniciativa empreendedora! Em breve você estará postando os aportes oriundos desse negócio!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ingles! Tomara mesmo! É muita concentração numa coisa só. Vamos vendo no que vai dar. Abraço!

      Excluir
  7. E ai Frugal!

    Que massa que seu negócio está caminhando bem! Eu particularmente aguardarei ansioso para dar uma "espiada" nos resultados do seu empreendimento e estarei torcendo pelo seu sucesso!

    Em relação às mídias sociais, elas são muito poderosas sim, mas é preciso usá-las de forma estratégica. Não basta apenas ter likes, é preciso saber criar relacionamento e monetizar os fãs e seguidores.

    Eu gosto dessa coisa de marketing digital e sempre leio e vejo vídeos sobre o assunto. Nos últimos 2 anos eu tenho ajudado minha mãe na empresa dela, especificamente no marketing de um curso (presencial) que ela oferece anualmente (que é o mais caro da empresa, na faixa de R$ 6 mil), e apenas utilizando Facebook e E-mails, esse curso bombou e tem garantido uma parcela significativa do faturamento dela, atraindo inclusive alunos de outros municípios, coisa que apenas com a divulgação tradicional, fica muito difícil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ministro bom saber! Voces contrataram alguma empresa ou alguém pra tocar a parte do Facebook ou vc faz do seu jeito mesmo? E instagram vocês fizeram? Como é que faz essa divulgação por emails?

      Vc sabe o que trouxe mais alunos? Facebook ou emails?

      Realmente a divulgação tradicional é muito fraca, acho que o mais impactante seria um outdoor. Anuncio na Tv é muito caro e no rádio eu não faço idéia. Lhes desejo tudo de bom nos cursos e no faturamento do curso dela.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Não contratamos ninguém não, eu mesmo fiz tudo. Eu manjo dessas coisas de marketing, design gráfico, edição de vídeo, daí dei essa força pra ela.

      O foco maior de rede social foi Facebook, mas quando se impulsiona uma publicação pelo Facebook Ads é possível linkar com o Instagram, então acaba que o mesmo "anúncio" que incluí no Face, também é exibido no Instagram, e, pelo que me lembro, as estatísticas do Instagram foram muito boas.

      Em relação aos resultados, acredito que o e-mail tenha gerado mais resultados. Tanto é que nas postagens do Facebook sempre havia um direcionamento para uma página de captura de e-mails.

      Pelo e-mail, utilizando a estratégia correta, é possível construir um relacionamento mais próximo com a pessoa. Mesmo enviando e-mails em massa, é possível construir um relacionamento pessoal, saindo daquela coisa institucional, claro desde que o texto colabore para a construção dessa "conexão".

      Te indico seguir um cara chamado Érico Rocha, acho que ele é Top 1 aqui no Brasil dos "paranauê" de marketing digital.

      Abraços!

      Excluir
    3. Valeu Ministro! Acho que vou fazer isso, um post patrocinado Face e Instagram com o link para um formulario por email e vou dar uma caprichada no texto, além de seguir esse Érico Rocha.

      Valeu pelas dicas!
      Abraço!

      Excluir
    4. Frugal, se eu não estiver enganada, o Érico Rocha já esteve presente em alguma aula do meu sucesso.com

      Excluir
  8. Que bacana Frugal! Diversificar significa aprendizado, experiência e preparação para variadas circunstâncias. Você já não se define apenas pela carreira ou pelo gosto pelos investimentos, esse é um desenvolvimento que todos deveríamos almejar continuamente. Sem contar que o patrimônio vai passar a responder por, pelo menos, três fontes. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mascada. A gente vai crescendo e se propondo novos desafios. Não é bom parar no tempo, tem muita coisa pra aprender ainda em todas as coisas mas todo dia é dia de aprendizado. Vamo que vamo pra 2018!

      Excluir
  9. Força com os negócios, Frugal.
    Agora que o Corey se aposentou das empresas, vc vai ser nossa nova referencia no mundo empresarial... ansioso pelos posts da empresa.

    Amigo, como vc eu tenho conta na IB há um ano, mas só agora abri conta no BB americas. Da uma explicada como funciona este ACH. Já vi no site da corretora o local para registrar o ACH iniciado pela corretora. Mas tenho que fazer alguma coisa no BB para autorizar esses ACHs ? Algum formulário, telefonema pro BB ou é mesmo só comandar o ACH no site da BB ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...comandar o ACH no site da IB.

      Excluir
    2. Pelo que me lembro Helio, vc apenas cadastra sua conta certinho na IB e não precisava fazer nada pelo BBA não. A IB faz o ACH sim, demora uns 3 dias úteis pra cair na conta da IB o dinheiro, mas nunca deu problema comigo, é bem tranquilo.

      Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns de novo FS, cara que bom que você está empolgado/acelerado com tudo isso, além do desafio de empreender, você mudou a vida da água pro vinho, está conseguindo dormir bem ao menos ?? Fique de olho na saúde hein !! nada de stress por antecipação !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Stifler, meu ciclo de sono é muito ruim pois trabalho alguns dias a noite e também trabalho no final de semana de extra. Nessa fase pré-operacional ainda está dando tudo certo, quero ver depois que começar como que vai ser, acredito que vai ficar tudo bem, dá pra tocar grande parte do trabalho pelo celular e pelo PC. Abraço!

      Excluir
  11. Fala Frugal!

    Cara, eu estava acompanhando apenas o seu blog em inglês. Pensei que havia parado de postar. Então esbarrei neste aqui e vi o tanto de posts que perdi ao longo do tempo!

    Ao menos o seu patrimônio cresceu bastante desde então! Vou passar a acompanhar o certo hahaha Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa amigo, eu esqueci de avisar por lá.
      A intenção era entrar na blogosfera americana, mas o plano continua de pé, vou contar minha história lá também. O domínio vou manter por lá.
      Me adiciona nesse aqui que fica melhor. Legal ter vc aqui!

      Seus posts estao mt bons, vc está agregando muito, continue assim!
      Um abraço!

      Excluir
  12. Cara, do jeito que você escreve bem e é detalhista, se você colocar tudo o que está fazendo no papel, e montar um diário/estudo de caso da sua empresa, aposto que consegue até vender esse material depois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda