Torne-se um investidor global

Vou explicar resumidamente e detalhadamente porque você deve se tornar um investidor global. Vou mostrar a importância, a segurança, a independência e a liberdade que isso vai lhe proporcionar.
Eu tinha feito um post há algum tempo mostrando um pouco do mercado global e explicando alguns dos motivos do porque você deve investir fora do país, mas vou começar a ser mais incisivo nisso, pois compreendo verdadeiramente que isso pode lhe trazer segurança, paz, dinheiro e proteção em moedas e mercados fortes.
Esse é um tipo de post CORE que quero aqui no blog. E acho que vou até mesmo vir aqui editar algumas vezes (coisa que nunca fiz nos outros). Esse post vai ser um dos pilares dos próximos posts ao longo de 2017.
Eu conheço quase todos os blogs da blogosfera brasileira e não me lembro muito bem de nenhum deles começarem a abordar de forma bem pragmática, incisiva e imperativa esse assunto. Precisamos aumentar nossas possibilidades de escolhas, de destinos e de possibilidades.
Não existe muito segredo em investir no Brasil. Quer ver?
(exercício de imaginação, NÃO É INDICAÇÃO DE COMPRA)
Compre uns 4 títulos do Tesouro Direto, dois IPCAs longos 2035 sem cupons e 2050 com cupons, compre uma LFT 2021 também e ainda um ipca 2024 principal.
Compre uns 5 fundos imobiliários (os maiores) e uns 3 Fundos de Fundos (FIXX11, BPFF11, BPFF11).
Escolha umas dez empresas boas da bovespa, boas mesmo, e compre as 10.
Pronto! É só ir comprando essas coisas todo mês uma ou duas delas e ficar tranquilo. De verdade. Você já estará ultra diversificado e protegido de várias coisas.
Essa é a fórmula para ter uns retornos satisfatórios, sem muita preocupação. Fora disso você vai fosforilar por centenas de milhares de horas na sua vida e perder tempo para ganhar 13 reais a mais.
Agora fazendo isso você vai estar dentro de uma BOLHA chamada Brasil.
Governo eternamente corrupto, juros altos, moeda podre e volátil, baixa produtividade de empresas e empregados, baixa escolaridade, pouca massa cinzenta, pouca produção de patentes novas, maquinários novos, poucas invenções, pouca inovação, etc etc…
Agora pegue esse pacote todo e coloque dentro de um saquinho que significa TRÊS POR CENTO da economia mundial.
O Brasil é um país endividado, que arrecada muito e gasta extremamente mal o dinheiro dos impostos, o governo não deixa o empresário trabalhar, um país populista e com um povo altamente tolerante com a corrupção.
Somos apenas um país de commodities, agroexportadores, com um turismo pífio, não sabemos falar inglês e somos muito, muito mal educados (academicamente falando). Agora eu não vou chover no molhado, tudo isso vocês já sabem, só estou introduzindo o tema.
PORQUE VOCÊ TEM QUE SE TORNAR UM INVESTIDOR GLOBAL?
É firula minha? Eu quero aparecer? Falar algo diferente? Me amostrar?
NÃO.
Se estou falando isso para vocês, é porque isso eu mesmo estou fazendo comigo mesmo e acredito que sim, que é possível, factível, viável e necessário para todos nós.
O brasileiro PRECISA perder o medo de investir fora do país.
O brasileiro PRECISA diversificar seu patrimônio no exterior.
O brasileiro PRECISA expandir suas fronteiras mentais, geográficas e financeiras.
O brasileiro PRECISA estudar inglês todo dia e saber ler, falar e se comunicar em inglês.
O brasileiro PRECISA cair na real e deixar de ser um escravo fiscal do falido governo brasileiro.
Eu acredito verdadeiramente que isso é uma necessidade.
“Ah mas dá pra ficar rico aqui, é só investir no TD, no CDB que paga 156% do CDI”
Sim dá, inclusive dá pra ficar rico colocando dinheiro dentro de uma mala, embaixo do colchão ou na poupança. Tudo depende da intensidade e da frequência que você faz isso.
Pessoal, vamos lá, do começo…
Vamos usar um pouco de lógica aqui.
O capitalismo é feito de criação de riqueza, poupança e investimentos.
Qual é a verdadeira riqueza de uma nação?
Você já pensou nisso? É petróleo? Diamantes? Boi? Praia?
Venezuela nada no petróleo. É um país rico? Com um povo feliz?
O Congo tem centenas de toneladas de diamantes, a África do Sul também.
São ricos?
Vários países não conseguem transformar seus recursos naturais em riqueza.
Outros países nem tem nada de tão bom e são ricos.
Veja a Suíca: Um país montanhoso, gelado, sem muitos recursos naturais, fica só fazendo chocolate, remédio, serviços bancários, jóia, relógio, comida enlatada e BUM! Um dos melhores países para se viver no planeta. População altamente educada e produtiva, trilíngue, capaz de vender porcarias caríssimas e minúsculas a preço de ouro pro resto do mundo
Veja a Alemanha: Detonada no pós-guerra (da primeira guerra e também da segunda guerra). Hoje em dia um país moderno, rico, poderoso, com população altamente educada, produtiva, especializada e capaz de PRODUZIR RIQUEZA.
Eu poderia falar de centenas de países e comparar várias coisas, mas vou resumir:
A RIQUEZA E A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO ESTÁ NA MASSA CINZENTA CEREBRAL DOS SEUS CIDADÃOS.
QUANTO MAIS MASSA CINZENTA ALTAMENTE EDUCADA E PRODUTIVA, MAIS VALOR O INDIVÍDUO GERA, MAIS O PAÍS CRESCE, MAIS A ECONOMIA CRESCE.
Nao adianta espernear.
Qual o PIB de uma aldeia indígena com 500 índios analfabetos?
Qual o PIB de uma rua de um bom bairro em Genebra?
O que os diferencia?
A massa cinzenta.
O que o brasileiro produz? Qual o produto global do Brasil?
Beleza tem alguns, Havaiana, Havaiana, Havaiana, Havaiana, receita de caipirinha…
Você entendeu o que eu quis dizer? Espero que sim.
No mundo a riqueza não existe. Ela é simplesmente CRIADA.
Vou extrapolar um pouco o exemplo com uma imagem:
screenshot-2016-11-24-18-02-16
O caso da Apple é emblemático, também tem outras empresas como Google, Tesla, Facebook, Johnson & Johnson, etc…
A apple cresceu 749% em 10 anos.
Quem investiu na Apple antes de 2006 viu seu investimento aumentar 749%.
Você teria uma oportunidade dessas no Brasil? Difícil.
Por quê não?
Por que o governo brasileiro DIFICULTA a vida das empresas, com impostos, multas, CLT, impostos, regulamentações mil… etc… etc…
POVO BRASILEIRO não tem massa cinzenta. Você acha mesmo que temos um ambiente saudável para os brasileiros criarem coisas boas?
Nossas escolas são uma piada. Nossas universidades são uma piada.
Nossa produção científica é uma piada.
Empreendedorismo no Brasil é vender brigadeiro no trabalho.
O que um Elon Musk faria aqui?
O que um Marck Zuckerberg faria aqui?
NADA!
Qualquer cara legal aqui, com boa educação, que fale inglês e tenha títulos acadêmicos e alguma ambição na vida, SE MANDA PRO EXTERIOR. Para pesquisar lá, lançar produtos e patentes lá, CRIAR RIQUEZA LÁ! E claro, ter uma vida mais digna e segura para si mesmo e seus familiares.
Veja a AMBEV. Uma PUTA empresa para se investir no Brasil.
Que foi a verdadeira criação da mente do Jorge Paulo Lemann.
Um cara que FALAVA INGLÊS, ESTUDOU EM HARVARD.
Viu só o que apenas UM CARA fez?
Com uma rede pequena de contatos, comprou a Brahma falida num país tropical com 8000km de praias, carnaval e sol o ano inteiro, uma diretoria de gordos bananeiros incompetentes que ficavam enrrolando até dar o final de semana pra ir para a praia.
Pessoal, isso é Brasil. Não adianta dar murro em ponta de faca. É a cultura, e educação porca, a falta de escolaridade, ausência de capitalismo, criação errada generalizada, o mindset pequeno, acanhado, mesquinho, egoísta, medroso e preguiçoso.
Então agora vamos lá:
Quando você compra uma Apple da vida você se associa a CÉREBROS.
Ok?
Vários engenheiros de universidades FODONAS do mundo todo estão trabalhando na APPLE, CRIANDO RIQUEZA, APPS, PRODUTOS, IPHONE, MACBOOK essas coisas.
Você coloca esse pessoal para TRABALHAR PARA VOCÊ.
Deu para entender?
Quando você compra uma Tesla da vida, você se associa ao próprio ELON MUSK. Um cara que vai colocar carro elétrico no mundo todo.
Quando você compra uma Berkshire você se associa a 64 empresas administradas por caras fodões que estudaram uns 30 anos na nata da nata dos colégios e faculdades americanas. Neste momento os caras estão debruçados em planilhas, computadores, reuniões, estudos, se esforçando para aumentar os lucros da empresa e entregar um produto melhor para um público ALTAMENTE EDUCADO E EXIGENTE.
E quando você compra o SP500?
Você coloca um batalhão de MILHÕES de trabalhadores do primeiro mundo, altamente educados e produtivos, trabalhando para você. Isso em empresas muito, MUITO boas e muito fodas que vendem produtos no globo todo. E estão inovando todo dia e produzindo e vendendo
Amigos, vamos ser francos:
O Brasil NUNCA vai produzir algo com a Apple, a Tesla, o Facebook ou algo do tipo. Isso é ponto pacífico. Se não vai, por que você INSISTE em deixar o seu dinheiro aqui? Só pode ser preguiça mental  mesmo. O seu dinheiro é o seu trabalho materializado, o seu esforço, o seu estudo e a sua renúncia.
“Ah mas mimimi você também coloca logo a Apple como exemplo”.
Eu só quero que você entenda a IDÉIA DA COISA.
Vamos ver o DAX que é o índice da bolsa alemã:
screenshot-2016-11-24-15-30-47
A Alemanha é a verdadeira locomotiva da Europa (a Europa tem 750 milhões de habitantes – dá 2,5x a população dos EUA).
O índice saiu de 1441 pontos em 01/11/1990 para 10689 na data de hoje. Um aumento de 7,6x em pouco mais de 26 anos. Empresas fodonas como Siemens e SAP compõem o índice alemão. Como eu disse em posts anteriores.
O MERCADO SEMPRE VAI SUBIR.THE MARKET ALWAYS GOES UP.
Se tiver dúvidas olhe o gráfico novamente.
Outro exemplo que vou dar é o da Suécia. Você pode investir lá também:
screenshot-2016-11-24-18-37-32screenshot-2016-11-24-18-38-08
O nome do ativo é o EWD. Esse é o ETF do mercado Sueco que tem 30 grandes e médias empresas (onde trabalham e criam RIQUEZA cérebros muito bem educados). A Suécia juntamente com a Dinamarca são duas locomotivas alopradas da Escandinávia que jogam a qualidade das pessoas que lá moram em níveis incrivelmente inimagináveis para nós, brasileiros.
Veja em “Total Returns” dos últimos 10 anos, o valor ANUALIZADO do retorno, ajustado pela inflação foi de +7,22%.
Agora vamos ver desde 1901 quanto deu o retorno da bolsa sueca:
swewdn
Na primeira linha, embaixo do “A”, de 1901 a 2012 temos um ganho REAL (ou seja, acima da inflação) de 6,5% anualizado. É uma média muito boa, muito parecida com a NYSE e até mesmo com a bovespa, porém é em uma moeda forte e num país estável.
Em países pequenos e com economias reduzidas a volatilidade do índice tende a ser bem maior, como a do Brasil que tende a ser muito grande pois somos apenas 3% da economia mundial. Os EUA são 50% da economia mundial, então a volatilidade deles tende a ser bem menor.
Aí agora, por favor, não comparem isso com Renda Fixa no Brasil.
Eu gostaria muito que você leitor brasileiro evoluísse nisso.
PÁRE DE COMPARAR INVESTIMENTOS DIFERENTES COM RISCOS DIFERENTES.
PÁRE DE COMPARAR INVESTIMENTOS DIFERENTES COM RISCOS DIFERENTES.
PÁRE DE COMPARAR INVESTIMENTOS DIFERENTES COM RISCOS DIFERENTES.
PÁRE DE COMPARAR INVESTIMENTOS DIFERENTES COM RISCOS DIFERENTES.
Se você fica comparando um investimento em empresas SUECAS com uma renda fixa de banquinho brasileiro ou mesmo o Tesouro Direto, me desculpe, você ainda tem muito a aprender sobre finanças.
Ações, empresas, são ativos reais, que criam produtos, produzem riquezas, podem alavancar, tomar dívidas, duplicar de tamanho, aumentar os lucros, a margem, comprar outras empresas, fazer fusões, recomprar ações, são muitas coisas.
RF é apenas uma promessa de receber juros + o principal que você emprestou e na moeda que você emprestou. E com o risco da moeda do negócio derreter. O governo pode lhe dar um lindo CALOTE INFLACIONÁRIO e lhe pagar exatamente o combinado (que pode não valer mais nada).
Imagina você daqui a 20 anos recebendo 200 trilhões de R$ (REAIS) hein? Estaria rico hein?
Olha só essa nota do Zimbábue:
zimzima
Dez TRILHÕES de dólares numa nota hein? Pense numa felicidade. Pergunta pro pessoal do Zimbabue como era a sensação de receber isso.
Outra coisa, em tese toda RF VENCE e você vai ter que pagar o IR na maioria das vezes. Comprando ações elas não vencem, e se você não vender acima de 35 mil dolares mensais não paga nenhum imposto. Tudo bem que isso pode mudar, mas por enquanto é assim.
(Você queria receber uma dívida do governo Venezuelano com 50% ao ano em Bolívares Venezuelanos?) – Pense bem.
Você sabe quantas moedas o Brasil teve nos últimos 200 anos? Quantas moedas o Brasil teve nos últimos 25 anos?
Não? O Brasil teve pelo menos umas 6-8 moedas que me lembre de cabeça. Dessas umas 4 nos últimos 25 anos. Cortaram por 3x, TRÊS ZEROS da moeda brasileira.
Você lembra do governo socialista dos “fiscais do Sarney”?
Gerentes de supermercado (pobres trabalhadores) sendo presos por aumentarem o preço do leite?
O Brasil é um país totalmente bizarro.
No post de hoje eu tentei colocar você mais a par do mundo. Hoje em dia com internet e leitura você tem as mesmas condições e informações de um sueco ou um suiço para investir.
O assunto será recorrente.
Eu quero que você pense em ficar do lado da riqueza, dos grandes, da criação de serviços e de valor que são comercializados no mundo todo. E isso é bem difícil no Brasil.
Eu desejo que você estude e seja livre.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Boa noite, Flugal

    Sem sombra de dúvidas, um dos melhores posts que já li na blogosfera.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade