Ser rico é bom.

O sistema fala que os ricos são maus.

Basta ter um pouco de crise no país que começam a caçar as bruxas do planeta. A culpa é dos ricos. Certamente. Vivemos uma época em que querer ser rico ou ter dinheiro é vergonhoso. Como você pode querer ser rico enquanto tem tanta gente por aí que nem tem como escovar os dentes?

O pessoal não tem um único banheiro em casa e você aí querendo ser rico, seu egoísta. Esse é o pensamento do bananeiro médio habitante do Brasil, mais conhecido como brasileiro.

Na empresa em que trabalho tivemos uma redução da receita em quase 10% esse ano e tínhamos previsão de de reajuste salarial para repor a inflação, uns 8% mais ou menos que não veio, então imaginem que a situação não está muito boa. Também temos atrasos de pagamentos por parte dos governos que nos devem e não nos pagam. Fora isso temos o noticiário bombardeando o país e a economia, fora a roubalheira dos malditos petistas que não pára de ser jogada na nossa cara. Também teve um relatório ridículo e mal feito da OXFAM dizendo que 1% dos bilionários detém mais de 50% da riqueza mundial (mentira deslavada), dados manipulados, premissas falsas, deduções idiotas e por aí vai.

A OXFAM é uma ONG britânica que vive de lançar relatórios alarmantes e esquerdistas dizendo que o mundo está acabando e que vamos viver o apocalipse zumbi, portanto, DOE dinheiro para a OXFAM.

Em posts anteriores aqui já expliquei por que invisto e quais os meus motivos para isso. A vida do investidor é solitária, não ache que vai ter apoio (nem da sua família, dos amigos ou do cônjugue) - o mundo foi feito para você gastar, consumir, se endividar, esbanjar e ostentar no Instagram e Facebook (Eu e o pessoal da geração Y que o diga).

Pecado mesmo é economizar, aportar, investir e esperar dias melhores no futuro. Dizer para os amigos ou família que quer ficar RICO é quase um sacrilégio. Seus amigos de trabalho com uma penca de filhos, casamentos miseráveis, pensão alimentícia para pagar e etc vão lhe olhar atravessado.

Primeiro, se você é homem e tem trinta ou mais anos e não está casado e/ou não tem filhos será julgado (invejado) e ainda não vão ter pena de ferrarem com você na empresa pois você "não tem família pra sustentar". EU TENHO CULPA SE VOCÊ CASOU COM UM(A) ZÉ NINGUÉM E TEM UMA PENCA DE FILHOS? EU?

PRIMEIRO, se você quiser ter dinheiro e liberdade um dia, ADIE AO MÁXIMO O SEU CASAMENTO. ADIE TER FILHOS. There is no lunch free. Filho é luxo, doa a quem doer, se você não acha que filho é luxo, VOCÊ VAI SE FERRAR! Exceto se você for mais um irresponsável no mundo que fica colocando marginal para assaltar os outros. Todos os luxos da vida devem ser adiados se você QUISER ser rico um dia, o que inclui filhos e casamento. E sim, eu também não acho adequado torrar o valor de TRÊS CARROS ZERO KM numa noite de festa pra dar whisky com salgadinho frio pra ninguém.

Eu nunca nem comprei um carro zero km pra mim. Pois bem, aqui começa a canalhice de querer ser rico nesse país imundo que é o Brasil: NINGUÉM VAI LHE APOIAR, NINGUÉM! Todo mundo vai querer ver você torrar o seu salário em idiotices para agradar eles, comprar carro zero, fazer viagens idiotas pra postar fotos e torrar tudo em restaurantes caros e roupas caras. Se você ganha 10k mensais e decide viver só com 3k e investir os outros 7k, você está ELEITO O MAIOR RETARDADO E DOENTE MENTAL jamais visto na história, você é o babaca do trabalho que quer ficar rico e o suvina da família.

Portanto amigos, não é fácil ser rico, já é difícil ter um emprego decente, difícil fazer sobrar dinheiro, difícil investir em algo que preste e mais ainda é difícil lidar com as pessoas que ficam questionando a sua vida (mesmo sem você perguntar, falar nada, contar nada, pedir conselho ou nada), você simplesmente está no seu lugar enquanto alguém vai vir lhe pentelhar.

AVISO: NÃO SOU PROFISSIONAL DO MERCADO FINANCEIRO. NÃO FAÇO RECOMENDAÇAO DE COMPRA OU VENDA DE NADA, E TAMBÉM NÃO COBRO E NÃO OFEREÇO NENHUM TIPO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA FINANCEIRA.
Vou falar INFORMALMENTE, como numa mesa de bar, sobre a Porto Seguro, que é uma empresa que sou acionista.

http://www.portoseguro.com.br -> Esse é o site da porto seguro, vá na parte de investidores e leia mais lá.

"A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, com sede em São Paulo, e operações no Brasil e Uruguai. Em nosso país, é líder no mercado de seguros nos segmentos automóvel e residência. Possui aproximadamente 8 milhões de clientes distribuídos entre os diversos produtos de seguros, serviços financeiros e serviços em geral.

A Companhia é reconhecida e consolidada pela excelência no atendimento a clientes e corretores, além da qualidade dos serviços ofertados. Pioneira no lançamento de soluções inovadoras, a empresa desenvolve por meio de suas três marcas, produtos sinérgicos para atender as diversas necessidades dos clientes, proporcionando mais conveniência e fidelização."

Captura de Tela 2016-01-20 às 15.27.08

O quadro fala muito da Porto Seguro, é a maior seguradora de carros do brasil em número de carros segurados, os consumidores dela são os mais satisfeitos, ela também tem cartão de crédito, seguro de vida, casa, saúde, patrimonial, empresarial, aluguel, transporte, odontologico, previdência e consórcios, além de uma financeira que oferece FUNDOS DI de renda fixa com liquidez diária (é AQUI QUE DEIXO MINHA RESERVA DE EMERGÊNCIA = equivalente a 06 meses dos meus gastos pessoais - essa é a primeira coisa que você tem que fazer antes de investir).

Quanto aos múltiplos:

Em 2001 a Porto Seguro tinha um patrimônio de 502 milhões e um lucro de 94 milhões anuais e 5 milhões em caixa.
Em 2014 a Porto seguro tinha um patrimônio de 6 bilhões e um lucro de 876 milhões anuais e 6 bilhões e 720 milhões em caixa. Dívida = ZERO reais ROE de 14,6% e margem de 6,1%. Ela aumentou, em 14 anos, em 12,84 vezes o seu próprio patrimônio.

A média de crescimento do lucro da Porto Seguro nos últimos DEZ ANOS é de 14,81%. Ela distribui anualmente entre 45-50% do lucro aos acionistas, está sendo vendida hoje (20/01/2016)  a um PL de 7,7 ( o que considero atrativo) e tem um dividend yield de 4,45% nesse valor da ação de hoje.
Veja, ela é ALIADA DO ITAÚ, em todas as agências do ITAÚ tem gerente vendendo seguro porto seguro todo dia, ISSO É UM GRANDE DIFERENCIAL, a PSSA3 é do Novo Mercado com tag along de 100% - eu prefiro comprar empresas do Novo Mercado e com tag along de 100% pois se ela for vendida vou receber a mesma coisa dos controladores, em tese. Não sei porque gosto tanto do setor de seguros, me faz lembrar que foi assim que a Berkshire Hathaway cresceu tanto, e essa empresa é muito bem governada, com caixa robusto, aumento dos lucros consistente e sem dívidas.

Quando você quiser investir ou tiver interesse em conhecer melhor uma empresa vá lá no site dela, leia com interesse, leia pelo menos o último release anual e saiba onde está pisando, e também compare com a mesma empresa do setor se ela estiver na bolsa (por exemplo, a Sulamérica também está na bolsa mas é MUITO PIOR que a Porto Seguro, não dá nem pra começar a comparar).
Não precisa ter pressa, se só vai comprar daqui a um mês, você tem um mês pra ir lá no site da empresa e baixar os materiais pra ler, em meia hora de leitura você já sabe onde está pisando.

E não que isso queira dizer nada, mas os usuários do seguro de carro porto seguro são muito satisfeitos e agora que ela lançou cartão de crédito quem sabe os lucros aumentam ainda mais.
Essa é mais ou menos a minha forma de analisar uma empresa:

Meus critérios:

1 - Ser do Novo Mercado.
2- Tag Along 100%
3- Crescimento dos lucros consistentes (pelo menos acima da inflação).
4- Dívida nula ou baixa ou controlada.
5- Bom site de RI, com materiais para ler e estudar.
6- Ter uma boa reputação com seus clientes.
7- Não estar envolvida com corrupção, denúncias.
8- Não ter controle estatal (O Brasil é um país MUITO corrupto).
9- Ou crescer ou distribuir dividendos crescentes (se a empresa não cresce ou não distribui nada, tem coelho nesse mato).
10- Não focar totalmente em dividendos, rentabilidade da cotação da ação, nem em PL ou PVPA.
Basicamente é isso, esse quadro foi do anual de 2014. Quando sair o de 2015 eu atualizo os meus comentários sobre a Porto Seguro.

Abraço.
Frugal.

Comentários

  1. Frugal, uma dúvida: é possível sacar no mesmo dia desse fundo DI, mesmo sendo fim de semana ou feriado? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não.Por isso é bom ter alguma coisa na famigerada poupança. Para Emergências.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda