Revisitando a Blogosfera de Finanças

A musa guerreira do blog no filme da Rainha do Gêlo.
Hoje tirei um tempinho para revisitar alguns blogs da blogosfera de finanças e ver como estavam todos os amigos, comentei nos que eu pude e adicionei o mestre dos dividendos no meu blogroll. Tenho visto surgirem mais e mais blogs a cada dia com mais blogueiros interagindo e postando, o que é muito bom para todos, e para quem tá de fora. Eu fico pensando em “como atrair mais gente para a blogosfera” talvez isso seja bom para a população em geral. Eu não sei como vim parar aqui, não lembro mesmo. Me lembro de ler o blog Valores Reais, o site do Dinheirama, O queroficarrico.com, o antigo blog do HC investimentos (li até o livro dele) e também o blog do Pequeno Investidor, que a porcaria da CVM achou de tirar do ar. Eu me inspirei bastante no blog do pequeno investidor para criar o meu. Acho que comecei por aí. Também tinha comprado o livro de um blogueiro que se chama viverdedividendos (mas não o .org) que foi um livro meia boca por sinal, enfim, isso demorou uns 2 anos. Isso no Brasil.
Nos EUA eu descobri o blog do Mr. Money Mustache, o qual acho que já li todo, e também o do Jacob “Early retirement Extreme” o qual também gostei muito e comprei e li o livro. Eu também lia um blog que se chamava Dividend Mantra também americano, ele meio que parou de publicar ou foi vendido mas era um blog bom, o dono casou e depois sumiu.
Pelo que vi aqui hoje, teremos o Holding Scott como mais novo milionário, também como teremos O Idiota chegando ao milhão talvez até o fim desse ano ou no começo do próximo ano, e ainda o Viver de Construção. Então teremos talvez quatro novos blogueiros que atingiram o milhão até o fim do primeiro semestre do ano que vem, o que me inclui também. É interessante notar isso e notar que sim seremos capazes de vencer mesmo nesse país caindo aos pedaços, cada um com sua força e sua capacidade de poupança e trabalho. Também ainda temos o excelente blog do Ábaco Líquido que é um verdadeiro agregador da blogosfera financeira. E em breve teremos o novo ranking da blogosfera feito pelo Viver de Construção, já que o antigo blog do pobretão fechou. O ranking é legal pois dá uma dinâmica geral na coisa toda e incentiva outras pessoas a prosperar.
No seleto clube já acima do milhão temos o Viver de Renda cujo blog é excelente, também o Pensamentos Financeiros do jurista-surfista- viajante Soul Surfer que tem belos posts e também já é um clássico da blogosfera, talvez o Investidor Livre também (mas ele não quer dizer), o Heavy Metal que também já está acima do milhão faz tempo, O Rover do blog projeto freelifestyle que é um excelente blog (não sei o patrimônio mas acredito também estar acima do milhão), também o pobre catarrento, que me lembro parece também estar acima do milhão,  e por último o blog do André (Viagem Lenta) que provavelmente já está acima do milhão pois já vive na Tranquilidade Financeira.
Então contando por cima, teremos pelo menos 11 milionários escrevendo em blogs no Brasil ano que vem. Tá e qual a importância disso? Poxa, temos 11 pessoas que voluntariamente dedicam parte do seu tempo para escrever, compartilhar idéias, pensamentos, maneiras de investir, de viver, de se locomover e de viajar, comer, comprar casa, carro e etc… e será que elas não merecem ser ouvidas? Considerando que o Brasil deve ter centenas de milhares de milionários? Quantos deles tiraram um pouco do próprio tempo para compartilhar conhecimento? Quase nenhum. Noventa e nove vírgula noventa e nove nove nove nove por cento não estão nem aí (99,999999999999%).
Na blogosfera são pelo menos 11 falando um pouco do caminho das pedras, e de graça, tirando dúvidas de leitores e passando uma mensagem boa. E especialmente, não tenho nada contra, mas esses blogs não são extensamente monetizados e nem são feitos para o sustento dos blogueiros. Não tem aquela coisa que incomoda de listas, de livros, de cursos, de coisas pra vender, nada. Inclusive o blog do HC investimentos era assim e começou a ficar chato, assim como o blog do pequeno investidor, o queroficarrico.com, a tríade do dinheiro e o dividend mantra. O pessoal se perdeu um pouco por querer monetizar e ganhar dinheiro com o blog.
Eu sinceramente tiro o chapéu pra essa galera, não apenas para os milionários mas para todos, pois o esforço é de todos, assim como a paciência e a atenção dispensadas. Eles poderiam estar na piscina, namorando, no cinema ou no netflix, mas estão num PC digitando idéias para você. É como se fosse um eterno livro tendo páginas adicionadas sempre, uma eterna educação continuada.
Eu quando era mais novo, tudo que queria era conversar com alguém que soubesse algo mais que eu. Quando eu estava no colégio gostava de conversar com quem estava na universidade, eu realmente ficava muito admirado só de saber que a pessoa estava na universidade. Quando estava na universidade gostava de falar com os professores ou com quem já estava no mercado. O contato com pessoas em estágios avançados na frente do nosso é muito bom e produtivo. Imagina se você pudesse ler o blog ou conversar com o Abílio Diniz, o Jorge Paulo Leman, Luís Barsi, Lírio Parisotto… e etc… não seria interessante? Claro que nunca um blogueiro chegaria a um milionésimo da envergadura desses caras, foi só um exemplo.
Então acho que vale a pena pelo menos uma vez por semana dar uma passeada no blog do pessoal e prestar atenção no que escrevem, de forma isenta e independente. Eu hoje retirei blogs antigos e que foram fechados do meu blogroll mas sempre vou adicionar blogs de qualidade para o pessoal ter mais fontes para conhecer.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda