Resultados de Outubro/2016 R$943.702

Finalmente vou me aproximando do primeiro milhão investido, uma meta audaciosa e que venho buscando por muitos anos. Quando eu finalmente alcançar a marca do milhão vou contar melhor essa história.
Eu postava a atualização do portfólio mais ou menos na metade do mês que era quando eu fazia o aporte, mas agora devido ao ranking do Viver de Construção que estou participando é melhor fechar no final do mês. Essa variação patrimonial do portfolio corresponde aos últimos trinta dias.
O aumento significativo veio de três coisas:
1 – Aporte em Berkshire Hathaway com U$5 mil que já estavam provisionados.
2 – Valorização das ações brasileiras.
3 – Valorização do Real (R$) frente ao dólar.
4 – Valorização das cotas de fundos imobiliários.
5 – Aporte no BPFF11 (fii)
Proventos:
Ações: Itaú + Odontoprev + Engie + Cetip =˜ R$ 500 reais
Fundos Imobiliários: HGRE e RNGO = 197 reais
Aluguel BTC líquido =~100 reais
Como dá pra ver, nenhuma empresa botou a mão no bolso esse mês para distribuir dividendos, a bovespa caminha para um yield cada vez mais baixo e não sei dizer se isso é bom ou ruim, só o tempo irá dizer, mas uma coisa é certeza, quem precisar contar com dividendos pra fechar as contas é melhor ir comprando fundos imobiliários ou então Tesouro Direto com cupom, pois as empresas brasileiras estão enfrentando tempos difíceis.
O ano de 2016 está sendo muito bom para o investidor brasileiro em todos os sentidos:
Valorização do real no exterior.
Valorização do ibovespa como um todo.
Valorização dos fundos imobiliários.
Redução da taxa selic.
O que eu fiz em Outubro, um balanço geral:
Escutei muito podcast de inglês.
Vi muito vídeo de inglês no youtube.
Li o livro do Carlos Wizard.
Comecei a ler um novo livro que vou fazer a revisão aqui depois no blog.
Abri a conta na IB e comece a investir nos EUA.
Vendi e fechei minha posição em CETIP e comprei de BM&F Bovespa.
Vendi e fechei minha posição em Hering (desisto dessa empresa – resultados cada vez piores, apesar de conservadora não atende mais aos meus atuais critérios). Não que eu queira girar mas vou comprar esse dinheiro de Tesouro Selic 2021 pois estou querendo fazer um negócio com ele em alguns meses.
Comecei a assistir Game of Thrones sem legendas em inglês, apenas com áudio em inglês, estou apanhando um pouco mas acho que entendi 80%.
Comparação de investimentos nos últimos três meses:
screenshot-2016-10-31-16-27-33
O gráfico é dolarizado pelo Google Finance.
O meu porfólio Frugal Simple é representado pela linha azul (considere os parcos dividendos reinvestidos).
VTI mede o mercado total nos EUA, que já está bem carinho lá, difícil ter pra onde subir, o CAPE atual está em 25,5, altíssimo, a média histórica é perto de 16,8.
SWDA mede o índice MSCI WORLD, é cotado em libras esterlinas.
EWZ mede o índice MSCI Brazil (que é dolarizado).
Vejam que meu resultado está bem próximo do próprio índice MSCI Brazil nos últimos 3 meses. E ambos subiram muito desde o começo de outubro. Não se assuste com uma subida dessas se você tem 90% em renda variável e sua carteira sobe 10% dolarizado em um mês com o real se valorizando cada vez mais, você vai ter um pulo de quase R$ 80 mil reais, se tiver R$ 800 mil em ações brasileiras, então normal, segue o jogo, mesmo sem os famigerados dividendos.
A rentabilidade geral está em + 17.83% desde Novembro/2013.
Tem que ter paciência e sangue frio para investir em ações no longo prazo. 

Essa mesma rentabilidade minha fechou em -16% em 2015, não foi nada divertido ver um valor R$ 100 mil a menos do que eu havia investido. Eu sei que isso não significa nada, mas como o público do blog é bem heterogêneo vocês tem que estar cientes desse tipo de variação na bolsa brasileira e saber que isso é o que acontece de fato no investimento em renda variável. Não tem mágica e nem almoço grátis, se os lucros das empresas pioram e as dívidas aumentam as cotações tendem a cair no longo prazo, se os lucros vão bem e resistem, as cotações se mantém, se os lucros são crescentes e as dívidas das empresas controladas e baixas, as cotações tendem a subir, então é questão de escolher criteriosamente cada empresa para investir.
E também esse negócio de “viver de dividendos” de ações na bovespa, SÓ COM MUITO, MUITO dinheiro, vejam, comecei o mês com quase R$800 mil lá dentro e recebi R$ 500,00 de dividendos, 1% daria 8 mil reais, 0,5% daria 4 mil reais, o yield de outubro não deu nem 0,05%!!! Então parem de ficar fazendo continha besta de patrimônio e dividendos por que não vai dar certo, eu só pagaria o meu plano de saúde esse mês com esses dividendos ou pagaria meu condomínio e sobraria uns 100 reais, e só. Acho que ainda vamos chegar numa época de ser de 2% ao ano de yield no índice bovespa, só o futuro dirá, os balanços não estão nada animadores.
O operacional da empresa está indo bem, apesar de vários atrasos de pagamentos tanto do setor público como do privado (o público em média de 60-90 dias), o privado uma média de 60 dias. Apesar de não reajustar os valores dos serviços, os custos com impostos e empregados estão sempre subindo, então não tem jeito.
P.S.: O post sobre o fato de EU estar tranquilo e satisfeito em relação A NÃO TER PASSADO em concurso público deu muito o que falar. Algumas pessoas não entenderam que EU não tenho PESSOALMENTE nada contra os funcionários públicos, até porque tenho amigos e familiares que trabalham concursados. Tive que barrar alguns comentários para não gerar paixões e confusão e para o ambiente ser sempre agradável para todos.
Grande abraço,
Frugal
screenshot-2016-10-08-10-24-56
MSF já salvou mais de 27 mil refugiados no Mediterrâneo.
Seja um doador mensal de Médicos Sem Fronteiras, você estará ajudando a salvar a vida de milhões de pessoas no mundo, estará ajudando a dar esperança para as pessoas mais pobres do planeta, vítimas de desastres naturais, guerras e perseguições políticas e religiosas, a maioria crianças e órfãos, clique aqui e cadastre-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda