Resultados de Novembro R$986.121,00 (+4,49%)

Fechei o feed do facebook para não ficar vendo mais pois eu fiquei realmente emocionado com essa tragédia. Muita força para os familiares e para os torcedores do clube.
Vale lembrar aqui um pouco dosmestre estóico Sêneca e também Epicuro que não tenho certeza se é estóico.
Epicuro falando sobre a morte também foi bem profundo. Me lembro muito bem da frase que um dia anotei na minha agenda.
“Onde a morte está, eu não estou. Onde eu estou, a morte não está”
E lembrando que para vivermos melhor, temos que aceitar a nossa própria morte como uma parte da vida, assim poderemos partir em paz.
Eu vi que os campeões subiram desde a série D até a A e para a final da Sulamericana. Quatro anos seguidos de campeonatos vencidos e vitórias. Estavam numa excelente fase no clube. Atletas que morreram em busca de um sonho e de uma vida melhor. Gente jovem e com saúde, é muito lamentável.
screenshot-2016-11-29-14-01-20
Estou postando o fechamento mensal hoje porque estou tendo um tempo livre essa manhã.
A carteira de renda variável caiu muito devido à imensa queda da bovespa de um mês para cá. O valor total subiu porque adicionei as LFT que eu tinha e que agora vou contabilizar no patrimônio (antes eu só estava contabilizando ações e fundos imobiliários porque a intenção era acompanhar só a parte da renda variável, mas como eu já estou tendo uma exposição significativa em LFT resolvi adicionar. A LFT já representa quase 10% do meu patrimônio em investimentos, coloquei para diminuir o beta e a volatilidade da carteira e também para um futuro negócio que tenho em vista [construção de um imóvel e pode esperar pra 2021 mesmo] ou até mesmo ajudar a emigrar, quem sabe).
Olhando em três anos de investimentos, teria sido legal que eu tivesse comprado LFT um pouco todo mês, em pelo menos 15% dos aportes, eu já teria um valor muito bom nos dias de hoje. Atualmente vejo que foi um erro não ter feito isso, mas dá pra recuperar tudo que não aportei no longo prazo. Próximos aportes continuarão fortes em fiis, LFT e também stocks no exterior. Pelo menos o número de ações que eu tenho ainda têm um potencial para subir bem  no curto prazo e as empresas são boas para o longo prazo também e pro holder isso é o que importa.
Sobre os dividendos, recebi cerca de R$1770,00 ou U$ 522 esse mês, sendo desses uns R$400,00 dos fundos imobiliários.
O Itaú pagou o pingado de sempre de 0,15 cents por ação.
Cetip que eu já vendi tudo pagou uma merrequinha.
Grendene mandou muito bem e me pagou 648 reais.
Ambev que nunca falha pagou 288 reais e BBAS pagou 353 reais.
A minha relação com o BBAS é de amor e ódio, tenho uma posição muito grande nesse banco e já pensei em vender parte dela, mas prefiro esperar um pouco pelo anual de 2016 e até 2017 pra ver o que faço. Novas compras em BBAS estão suspensas.
Os fiis que tenho atualmente são: HGRE, HGLG, RNGO e BPFF. Estou comprando mais ou menos o mesmo valor para cada um deles pra ficarem na mesma.
screenshot-2016-11-29-13-11-43
Rentabilidade do portfólio nos últimos 3 meses foi de +7,65%.
O CSPX que é o ETF ishares do SP500 negociado na bolsa de Londres e sede na Irlanda subiu +1,43%o EWZ que é o etf ishares do índice MSCI Brazil caiu -0,15% e o SWDA que pega 50% e 50% resto do mundo desenvolvido subiu 5,44%. Esses ETFs SWDA e CSPX acho fantásticos para nós investidores brasileiros comprarmos e mantermos por muitas décadas. Lembrando que esses valores são dolarizados.
Pelo meu próprio sistema de cotas fixas:
Em 13 de agosto a cota era R$ 8,55, hoje 29 de Novembro a cota é de  9,86.Aumento de +15,3%.
O milhão se aproxima, com o aporte de dezembro e se a bolsa não continuar ladeira abaixo devo passar o Revéillon com o big corn investido. Já seria mais ou menos 1/3 do meu objetivo inicial de Liberdade Financeira.
A todos aqueles que seguem na luta, continuem, e aproveitem a vida. A vida também foi feita para curtir pois de uma hora para outra ela pode ser tomada de você.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda