R$4550 de dividendos em Agosto

Era duro aportar tanto e não ver tanto retorno, que bom que isto está mudando, leva um tempo mesmo. Como diz o Buffet “não dá pra ter um filho em um mês engravidando nove mulheres ao mesmo tempo”.
Estou adicionando fundos imobiliários na carteira porque a falta de fluxo de caixa estava realmente me incomodando, isso e aliado à volatilidade louca da bovespa fazem o patrimônio dar muitos pulos, adiantamentos e retrancas que na prática não são tão legais assim, só o tempo, o trabalho, os aportes e a leitura vai fazer o cidadão perceber isso. A bolsa de valores não foi feita para qualquer ser humano.
Também dei uma boa aportada no Tesouro Selic para ter um dinheiro disponível fora das ações, esse dinheiro do Tesouro Selic faz parte da minha reserva de emergência, disponibilidades e auto-seguro como já expliquei em um post anterior.
Atualmente estou com 29k no Tesouro Selic. Minha meta é chegar a 100k nele e depois disso parar de aportar nesse título, passando a aportar em títulos mais longos como o NTNB 2050 com juros semestrais, 2035 e 2024 IPCA+ sem juros semestrais, esses quatro. Minha carteira total no Brasil vai ficar 60% em ações, 20% RF e 20% fundos imobiliários. Já na parte internacional será de 75% ações, 20% REITs, 5% BONDS. Agora sim fiquei mais tranquilo com essa alocação.
Sobre o aluguel de ações me SURPREENDI bastante com os valores recebidos esse mês. Recebi o equivalente a um salário mínimo apenas com o aluguel das minhas ações. O grande destaque foram as minhas ações da Odontoprev e WEG que estão alugadas há algum tempo e que me pagaram muito bem. Espero que o fulano que alugou isso tenha esquecido, pois as taxas estão muito altas.
Pra você ter uma idéia, quando comprei Odontoprev o yield era mais ou menos uns 4% a.a. Só que somando os meus proventos de aluguéis recebidos apenas pela odontoprev eu mais do que dobrei o que recebi dela em dividendos, ou seja, meu yield com odontoprev deve estar uns 9% a.a, numa empresa MUITO BOA e que a cotação e os lucros continuam subindo consistentemente.
Isso é para você ver que ficar olhando PL pra comprar ação é 100% Sardinhice total. Meus maiores insucessos foi comprar considerando bastante o PL (no começo) perdi dinheiro assim comprando Eternit, Santos Brasil e Marcopolo, já me livrei dessas empresas. Nenhum começo é fácil.
Apenas com os aluguéis de Agosto/2016 ganhei mais dinheiro do que com eles em todo o ano de 2015, graças também ao maior número de ações alugadas, graças ao crescimento da carteira, é o dinheiro fazendo mais dinheiro de fato.
Vejo que muita gente menospreza o aluguel de ações, dizendo que “é troco de cafézinho”.
Mesmo?
pe-de-dinheiro
O seu portfólio de ações, fundos imobiliários e renda fixa são pés-de -dinheiro.
Eu não tenho imóvel alugado (ainda), não trato com corretores, imobiliárias e inquilinos quebrando as portas e janelas, mas minha carteira de ações também me paga aluguel e ela também é meu pé-de-dinheiro. O aporte do mês foi 13k em tesouro SELIC 2021.
Cada REAL investido é um SOLDADO a mais na guerra. 
Meus proventos foram:
Ações BOVESPA
Itaú = R$797
Cetip = R$36,93
Br Foods = R$ 218,40
Moinho Dias branco = R$138,97
Grendene = R$297,00
Weg = R$ 346,00
BB Seguridade = R$633,11
Totvs = R$64,24
Ultrapar = R$240
Mahle Metal Leve = R$185
Banco do Brasil = R$446,53
Fundos Imobiliários
HGRE = R$ 101,00
RNGO = R$ 111,00
Aluguel de ações
Taxas líquidas do BTC = R$889,69
Total aproximado = R$4550,00
Total aproximado em U$ = 1379.00
 Com esse valor total, eu poderia pagar internet, celular, gasolina, plano de saúde, supermercado, energia elétrica, condomínio, refeições fora de casa e minha diarista.
A meta inicial é manter uma média dessas que dê pra pagar logo tudo isso.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda