Qual a relação entre o PIB e a bolsa de valores brasileira?

Os últimos posts foram bem pessoais, filosóficos e de devaneios sobre a vida. E são os que eu mais gosto. Estou lendo 2 livros novos e fazendo mais um curso no Coursera então vai vir mais coisa boa por aqui no blog. É incrível como quanto mais coisa boa e legal você lê e vê mais vontade me dá de compartilhar o aprendizado.
Pois bem, se você estiver prestando atenção no noticiário percebeu que em 2016 o PIB do Brasil vai desabar (novamente) obrigado PT, por toda a destruição que você fez no Brasil. O PIB vai desabar e vai fechar em uns -3,5% .
Pior do que a gente, NO MUNDO, só a Venezuela. (Obrigado Dilma). Aí o pessoal vem me perguntar: Frugal, como você tem coragem de investir tanto na bolsa com o PIB desabando? A bolsa não vai desabar também? As empresas não estão lucrando menos, demitindo, fechando as portas, as pessoas desempregadas, sem dinheiro, famílias endividadas, empresas endividadas?
Caros amigos, obrigado pela pergunta. Finanças não é exatamente uma área de Exatas. Finanças tem muito de psicologia comportamental, pensamento coletivo, apostas, expectativas, previsões, milhões de notícias, câmbio, petróleo, governos mundiais, aço, milho e frango, tudo misturado. São dezenas de milhares de variáveis que nunca poderão ser controladas para se chegar a um estudo sério e que correlacione bem algumas variáveis entre si.
Simplesmente é impossível fazer previsões aqui, em finanças e mercados, ações, commodities, bitcoin, ouro, água, REITS, bolsas e etc. PÁRE de tentar prever coisas, fazer associações mentais bizarras, correlações tolas e também pare de acreditar e seguir relatórios de gestoras, assets, “analistas” e tudo o mais. Finanças não pode ser considerada uma Ciência no sentido mais puro da palavra. Não há como controlar e testar variáveis nem como testar e falsear hipóteses. Segundo a lógica que Karl Popper, nada mais nada menos do que o MAIOR FILÓSOFO do século XX, e o qual eu tenho grande apreço, admiração e respeito.
Então quem sou eu ou você para refutar Karl Popper? Prefiro pegar carona no vasto conhecimento dele e assim balizar um pouco a minha vida.
Pois bem, no ano de 2016 o PIB vai desabar no Brasil, naquele valor que citei (-3,5%).
E a bolsa subiu 35% (o ibovespa) nos últimos 12 meses. Analisando os últimos 16 anos vamos concluir umas coisas mais ou menos que dá pra concluir e de acordo com os pequenos parágrafos acima:
NÃO HÁ RELAÇÃO DO PIB DO BRASIL COM A BOLSA BRASILEIRA!

(Por quê não? Parece tão óbvio). [Se você chegou até aqui e ainda se fez essa pergunta leia o parágrafo em negrito dois acima desse. Se continuar não entendendo sugiro ler todos os livros de Karl Popper e entender o que é Ciência.] A propósito, indico fortemente a leitura de Karl Popper para qualquer ser humano, por uma questão de experiência de vida e de ensinamentos profundos sobre o mundo. Isso pode salvar a sua vida ou de algum amigo ou familiar.
Para ver COMO NÃO EXISTE RELAÇÃO ENTRE O PIB E A BOLSA BRASILEIRA, aí vai duas tabelas que mostram isso.
Evolução do PIB do Brasil desde o ano 2000.
Screenshot 2016-09-06 01.57.25
IBOVESPA DESDE O ANO 2000 (última coluna)
Ano / Pontos / Variação do IBOV
Screenshot 2016-09-06 02.31.48
Pequena lição : O seu portfólio pode não ter absolutamente NADA a ver com o IBOV. O IBOV é apenas um pacote de ações específicas que segundo a MÍDIA e os analistas REFLETE a bolsa de valores brasileira, e isso PODE não ter nada a ver com o SEU desempenho individual em seus investimentos. Ok. Dito isso, vamos adiante:
Ano 2000 o PIB do Brasil é muito bom +4,30, IBOV cai -10%.
Ano 2001 o PIB recua um pouco pra +1,30, IBOV cai -11%.
Ano 2002 o PIB sobe +2,70, IBOV desaba -17% (que dose essa sequência de 3 anos horríveis na bolsa hein? Aqui os incautos estavam vendendo tudo e saindo da bolsa, reflexo da bolha .COM nos EUA. Sim o mundo ia acabar.)
Ano 2003 o PIB sobe +1,1, o IBOV decola +97%!! UAUUUUUUUUUU Quem teve paciência foi recompensado, não?
Ano 2004 o PIB sobe incríveis +5,7% e o IBOV sobe 17,8! Que ano hein?? Pena que eu era praticamente um mendigo.
Ano 2005 o PIB sobe +3,0 e o IBOV sobe 27,7%! INCRÍVEL SEQUÊNCIA DO IBOV!
Ano 2006 o PIB sobe +4% e o IBOV sobe 32%! Que pressão! Todo mundo rico! (E eu pegando carona pra faculdade e almoçando na casa da galera)
Ano 2007 o PIB sobe +6,1% e o IBOV sobe 43,5% Vocês tão de brinks comigo não é?
Ano 2008 o PIB sobe +5,2% e o IBOV? E o IBOV? Hum hum? O IBOV? Desaba -41,2% (Imagina você começar o ano com 1 milhão e terminar ele com R$590 mil… pois é…)
Ano 2009 o PIBINHO fica em +0,3 e o BOBOV, O BOBOV?? HUM? Hã? BOBOVÃO sobe + 82% Pode soltar a frangaaaa!!
Ano 2010 PIB decola +7,5% e o BOBOVÃO? BOBOVÃO subiu só 1%!! Ah não meuuuuu!!
Ano 2011 PIB +2,7% e o BOBOVINHO nessas horas? Bobovinho? Caiu -11,18%!! Ah não bobovinho!! E minha LF? =(
Ano 2012? PIBINHO de +1% e IBOV de +7,4% Ano meia boca hein?
2013? PIB +2,7% e IBOV -15,5% (E foi nesse ano que entrei na bolsa! Mágico não?)
2014? PIBINHOZINHO de +0,1% e BOBOV? BOBOV -2,91% (Valeu BOBOV, aportei o ANO TODO EM AÇÕES)
2015? PIB -3,8% LIXO! e BOBOV com meu all in em ações? -13,31!! Que beleza!!!!! Amei!! Terminei 2015 com -100 mil reais em relação ao que eu tinha colocado dentro. Sensacional. Isso depois de ler e estudar igual um condenado.
2016? Provavelmente o PIB vai ser um lixo igual de 2015 (-3,5%) mais ou menos e BOVESPA + uns 25% se der tudo certo.
Portanto caros amigos, mantenham o curso, DIVERSIFIQUEM, em Tesouro Direto, Ações e Fundos Imobiliários, aportem todo mês, e PAREM de fazer e seguir qualquer tipo de previsão.
PIB E IBOV NÃO TEM RELAÇÃO ALGUMA!
P.S.: De 2000 pra 2016 o índice quadruplicou, em 16 anos. Na renda fixa brasileira (TD) seu patrimônio dobra a cada 6 anos em média.
Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda