Meu primeiro milhão declarado no Imposto de Renda.

Pro iniciante é interessante aprender a declarar todos os seus bens no imposto de renda, o que inclui as ações da bovespa. Pela primeira vez eu fiz sozinho a declaração e a sensação quando a gente acaba é muito boa.

Andei meio ocupado, meio sem internet, meio trabalhando muito e perdendo uns 3 dias úteis da minha vida fazendo meu imposto de Renda pra declarar para a quadrilha estatal. O fato é que pela primeira vez decidi fazer eu mesmo o meu imposto de renda e não dar mais para contadores burros e com mal vontade fazer, além de ter a segurança de saber que nenhum contador sabe o quanto eu tenho.

O que eu fico chateado é que tudo o que você quer fazer no banco como pedir um cartão de crédito ou não sei o que lá o gerente fica lhe chateando pra declarar o imposto de renda atualizado.
Sobre o meu imposto de renda em si: estou com o mesmo carro de 2007 quitado, meu ap simples de 59m e 300k quitado, um terreno de 170k quitado, e um flat na planta 90% construído custo total de 200k e pago uns 200k já e o resto em ações.

Totalizo até hoje fora do mercado financeiro:
670k em imóveis.
28K um veículo.

Confesso que mesmo depois da alta fica difícil se animar nesse curto prazo, acho que vou aportar de leve no tesouro direto a partir do mês que vem (graças à leitura do livro que cito neste post - acho que 20% de renda fixa aqui no Brasil para meus objetivos vão me deixar mais confortável e 10% em Fiis.
Minha carteira está muito agressiva sem a mínima necessidade e concentrar mais minha carteira de ações nas empresas que realmente gosto, acabei comprando empresas demais e fazendo a "diworsefication" que o Peter Lynch falava, e também vou aumentar um pouco o valor da minha reserva de emergência.

Basicamente meu patrimônio hoje está 50% em imóveis e 50% em ações (vejam que comecei errando, trabalhando fudido em empresa privada e comprando apartamento pra pagar sozinho, corri um risco enorme e ainda mais na planta, tudo isso pra se livrar de aluguel conforme contei no início do blog).

Enfim, se eu voltasse n0 tempo NÃO COMPRARIA NENHUM IMÓVEL, eu estaria muito mais feliz e tranquilo com 500k na renda fixa e/ou renda fixa mais fiis, mas eu não sabia, agora são meu patrimônio e não vou vender nada, apenas vou aportar mais na renda fixa e nos fiis a partir do mês que vem, além de juntar uma parte extra pra aportar no exterior na minha conta da interactive brokers que ainda quero abrir. Pretendo comprar 2 mil dólares mês que vem e assim ficar com 5 mil dollares - já metade do que preciso pra abrir minha conta lá.

Sim, eu passei a minha vida toda sonhando com o MILHÃO. Passei os últimos 7 anos da minha vida abrindo mão de muita coisa pra chegar lá e cheguei. A sensação é de gratidão, dever cumprido, satisfação e um pequeno orgulho pessoal de saber que fui capaz, com meu próprio estudo e trabalho, sem herança, sem ajuda dos pais (muito pelo contrário eu que ajudo eles).

Me sinto feliz de estar com 30 anos de idade, um bom conhecimento em finanças, saúde pra trabalhar, estudar, aportar, ler livros, fazer cursos, e poder ajudar a minha família, ter meu ap quitado e meu carro quitado. Declarar tudo isso no IR foi um marco para mim, ele até pergunta se é isso mesmo no final porque eu declarei patrimônio de mais de 1 milhão e você tem que clicar em "sim".

Trabalho desde os 11-12 anos de idade, e sempre que posso trabalho, então já são quase 15 anos de trabalho, nunca neguei um convite de trabalho, nunca. Passei a faculdade toda dando aula particular nos fins de semana, dando aula em cursinho, corrigindo provas de alunos, perdi muitos churrascos, saídas, baladas, viagens e etc... sempre quis fazer intercâmbio mas nunca tive dinheiro, minha primeira viagem ao exterior foi por estudo da faculdade que paguei tudo com meu próprio dinheiro (nem tinha TURISMO SEM FRONTEIRAS na época) nunca tive carro, nem meus pais pra buscar ou deixar de carro em algum lugar, sempre sonhei com uma vida melhor numa cidade melhor e com as minhas coisas e até agora venho conseguindo.

Então se me perguntarem se valeu a pena? Valeu. Eu faria tudo de novo pra chegar até aqui. Aproveitei a vida barato e do meu jeito. Minha próxima meta é ter um milhão em investimentos e pra isso faltam aportar 600k reais, é uma quantia monstruosa que vou arrumar trabalhando, dormindo mal, comendo mal, deixando de viajar e curtir, mas é o meu preço. Minha meta é ganhar 5 mil mensal passivo nos próximos dois anos.

Não quero que o post fique meloso mas isso aqui também é meu diário, e quem sabe daqui a 10 anos eu passe aqui pra ler tudo isso. Demorei 30 anos pra fazer meu primeiro milhão e vou demorar mais 2 anos pra fazer o segundo e depois mais 2 anos pra fazer o terceiro e viver bem mais tranquilo pra sempre.

Estou gostando muito da cotização pelo google finance que expliquei no post anterior. Também fiquei feliz em saber que posso colocar todos os ativos globais que pretendo colocar no meu portfolio em construção. Minha carteira cresce muito mais por aportes do que por dividendos, na verdade essa coisa de investir é mais trabalho braçal e colocar o dinheiro lá dentro do que de fato o dinheiro se multiplicar lá dentro, principalmente quando você está investido apenas em ações.

Concluí um curso on line de mercados financeiros no site Coursera e achei legal me dedicar de verdade a esses cursos on line. Tem que ter muita disciplina pra ficar em dia e fazer os exercícios corretos.

Também estou na metade do livro "The bogleheads guide to investiment", muito interessante e bacana. John Bogle foi o CEO e fundador da Vanguard, gigante americana da indústria trilhionária de fundos de investimentos, foi ele que lançou o primeiro ETF de índice e provou por A + B que é muito melhor e mais barato e rentável investir através do índice do que ficar comprando fundos com taxas caras que levam seu patrimônio.

O livro foi produzido pela comunidade auto denominada "bogleheads" pessoas que pensam como ele e que mantem um forum gigantesco na net com esse mesmo nome. O forum começou no site Morningstar mas depois ganhou seu domínio próprio. Até me cadastrei lá e li algumas coisas, o pessoal lá ajuda muito uns aos outros. Foi o fórum mais positivo em finanças que já vi na vida e o livro é muito bom e de uma simplicidade feito para desmascarar Wall Street e tornar você responsável por seus investimentos de forma simples e tranquila.

Aqui vai a capa do livro, vocês podem comprar ele na Amazon para kindle:

Captura de Tela 2016-03-19 às 20.48.39

Esse é o livro. Vale muito a pena pra quem quer investir nos EUA e também tem muitas lições que a gente pode utilizar por aqui mesmo. Vamos para a Grendene agora:

A grendene é uma das empresas que eu sou mais satisfeito na minha carteira. Se eu voltasse no tempo teria comprado muito mais dela e deixado um percentual muito maior nela, pois comprei muita coisa que piorou como Eternit, Kepler e Santos Brasil e levei pequenos prejuízos me desfazendo dessas empresas, que bom seria se eu tivesse comprado tudo de grendene até agora, mas vamos em frente, investir é pra sempre.

Quando você decidir investir numa empresa, conheça o negócio, suas marcas, seu site, seu RI, vai lá e baixe os materiais e leia, deixe de preguiça, não dura nem meia hora. A grendene é uma empresa familiar do sul mas foi fazer fábrica no Ceará devido proposta melhor de impostos que a quadrilha estatal cearense cobrou (incentivos fiscais). A Grendene vende sandália (MULHER GASTA MUITO DINHEIRO COM ISSO).

A cabeça da mulher brasileira pensa duas coisas o tempo todo (SANDÁLIA E BOLSA) apenas isso. Enquanto você trabalha pra sobreviver, comer, investir, a mulher brasileira mediana trabalha pra comprar bolsa e sapato (e você pode investir nisso). Outra empresa boa na bovespa é a Arezzo, a qual não sou sócio. Mas vamos lá, se você quiser deixar de preguiça vai lá no site RI da Grendene: http://ri.grendene.com.br/PT esse é o link. Grendene RI

A grendene eu considero tão boa e estável que poderia ter entrado de all in nela há 3 anos atrás que estaria feliz até agora. Veja que estamos numa crise ferrada no Brasil e mesmo assim ela consegue vender bem, manter margens boas, bom lucro, distribuição de dividendos constante. Vou dar uns prints do release anual 2015 só do que considero importante pra o investidor amador como eu saber. Compare a evolução da receita, do lucro, da margem e dos custos. Você vai ver que tudo melhorou.
Captura de Tela 2016-03-19 às 21.38.33


Captura de Tela 2016-03-19 às 21.38.51Captura de Tela 2016-03-19 às 21.39.05Captura de Tela 2016-03-19 às 21.39.25Captura de Tela 2016-03-19 às 21.40.18
Essas são as marcas que a grendene vende acima, o DY tá em 5,2% atualmente. o lucro líquido só vem crescendo e a empresa é muito premiada e bem vista na bovespa e no mercado, pois respeita muito o consumidor e o sócio minoritário. É o tipo da empresa que não lhe dá surpresas desagradáveis e que você investir com tranquilidade. Até hoje nunca vi ninguém reclamar em nenhum fórum da grendene. E eu fiz esse tipo de blog pra ajudar vocês a analisarem as empresas e não se meterem em furadas.

O ativo é GRND3, ON, tem mais de 27% de free float, é líder em exportação e exporta sandália pro mundo todo, é do NOVO MERCADO da bovespa (isso é um sinal bom), paga dividendos satisfatórios a meu ver e segue bem de saúde financeira e com dívidas controladas. Considero ela uma ação defensiva e que vai agradar muito o investidor pelo conforto de ter ela.

Estamos atravessando a pior crise do Brasil nos últimos 25 anos onde a indústria que é estuprada por impostos da quadrilha vem quebrando no país todo, demitindo, vendendo ativos, fechando e falindo, mas a grendene que nada mais é do que uma fábrica de sandálias continua indo bem MESMO NO AUGE DA CRISE. Isso é um sinal de que o setor é muito resiliente e que as mulheres não deixam de comprar sandálias mesmo estando na crise.

"Em 2015, a ação da Grendene (GRND3) valorizou 15,6% considerando o reinvestimento dos dividendos e no mesmo período o IBOVESPA desvalorizou -13,3%. O volume financeiro médio diário foi de R$5,3 milhões no ano (R$5,7 milhões em 2014)." Ou seja, O MERCADO LEVOU UMA SURRA DA GRENDENE, com quase 30% de diferença no MÓDULO dos valores. Esse é um pequeno recado pra quem quer investir em ETF LIXO como o bova11 e o pibb, você vai apanhar de certas empresas que estão batendo na sua cara e dizendo que são excelentes, além de comprar lixos como petrobomba e valelixo.

O post está meio grande por aqui, a grendene representa 5,7% da minha carteira e estou pensando até em aumentar isso, dependendo do resultado anual de 2016.

Grande abraço,
Frugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda