Por que você deveria investir no exterior

O tópico aqui apresentado PARECE coisa de outro mundo mas não é.
Se você já é um investidor em ativos financeiros brasileiros como ações, fundos imobiliários e renda fixa, DEVERIA considerar esses investimentos também no exterior e vou explicar alguns motivos para fazer isso.
O Brasil tem 200 milhões de habitantes, dos quais pouco mais de 500 mil estão na bovespa, o que dá 0,25% da população, uns quase 700 mil também investem no Tesouro Direto. Dessas 500 mil pessoas que investem na bolsa, A GRANDE MAIORIA investe através de fundos CAROS e/ou através de bancos, e nem sabem direito o que estão comprando, nem as taxas e nem os ativos que compõem os fundos. Por fim temos uma minoria da minoria que tem conta em corretora e escolhe seus ativos um por um, faz sua alocação entre fiis, renda fixa e ações e toma as rédeas de sua própria vida financeira, evitando intermediários caros e sabendo o que está fazendo. Um dos objetivos desse blog é informar e discutir um pouco com a minoria da minoria que busca um pouco mais de conhecimento refinado, e agora vamos um pouco além, o assunto é vasto, mas não é nada do outro mundo.
Primeiro vamos considerar algumas coisas:
1 – O mundo tem mais de 200 países. Por que você investe APENAS em UM?
2 – A bovespa inteira representa menos de 5% do capital de empresas listadas em bolsas, e destas, apenas umas 40 não são péssimas.
3 – O Brasil, como todos sabemos, é um país corrupto, subdesenvolvido, sem recursos humanos, com ALTOS IMPOSTOS (para pessoas físicas e jurídicas), alta carga tributária, lentidão judiciária, fragilidade nos acordos e contratos, ingerência política elevada, instabilidade política eterna, fragilidade monetária, inflação elevada, dependência de commodities para fechar as contas (commodities são cíclicos), crescimento pífio, alta volatilidade na bolsa e muitas outras coisas que você sabe.
4 – Considere uma aposentadoria futura em diversas moedas e países, com rendimentos variados e quem sabe uma futura emigração. (se as coisas aqui piorarem)
5 – Na medida que seu patrimônio cresce quanto mais proteção mais interessante fica (e com o tempo ele vai crescer MESMO).
6 – Com o mundo informatizado você pode investir no exterior sem sair do país, com segurança, pode ler relatórios e acompanhar empresas tão longínquas como no Japão ou na Nova Zelândia, do mesmo jeito que faz por aqui mesmo.
7 – É prudente ter um inglês razoável para entender textos e informes de empresas.
8 – Não precisa ficar se atualizando de tudo o tempo todo, nem se matando escolhendo e focando em notícias de mercados. Existem estratégias passivas.
9 – ETFs no exterior são gigantescos, extremamente diversificados e de baixíssimo custo de manutenção. Uma EXCELENTE OPÇÃO para investir fora sem grandes sobressaltos.
10 – Faz parte do controle de risco: imagine um Venezuelano que investiu muito na Venezuela nos últimos 40 anos. Ele estaria feliz agora vendo todas as empresas do país virando pó ou sendo estatizadas pela ditadura? E na Argentina? Não estou falando que o Brasil vai seguir esse caminho, mas QUALQUER PAÍS pode piorar, e MUITO. Veja a Grécia que é um país EUROPEU e hoje em dia está fudido nas mãos de comunistas. Espanha, Portugal e Itália também estão fudidos. A Itália é a próxima Grécia da vez.
11 – Você pode comprar ETFs de ações, de REITS, de Renda Fixa (de governos e empresas – os chamados BONDS) [Renda fixa no exterior pode se chamar Fixed income ou simplesmente BONDs] – Pra falar a verdade não acho os bonds tão atrativos no exterior mas depois falo nisso.
12 – REITS (Real State Investment Trust) são como se fossem os Fundos Imobiliários aqui do Brasil, cotas em imóveis gigantescos como hotéis, cassinos, hospitais, universidades, centros comerciais, shoppings, prédios de escritórios, fazendas, ou residenciais mesmo. Existem REITs em diversos países para comprar EUA, Canadá, UK, Cingapura, Australia, Alemanha… entre outros.
13. Não pense no AGORA, pense na frente, pense daqui a 15-20 anos, como seria você ter um patrimônio extremamente diversificado e rentável pingando de tudo quanto é lado, em diversas moedas, pense que fez todo o possível para proteger seu patrimônio e diversificou o máximo que achou prudente.
14 – Com o passar dos anos, ALGUM GOVERNO DO BRASIL, pode DIFICULTAR MUITO a sua remessa de dinheiro pro EXTERIOR, ou mesmo PROIBIR ou taxar ABUSIVAMENTE. Lembre-se somos reféns do nosso governo. O governo (seja de qualquer partido) SEMPRE vai ser o PROBLEMA e nunca a SOLUÇÃO. Todo governo é sedento de poder e dinheiro, quanto mais, melhor (pra eles), e o único jeito dele GANHAR isto é retirando DINHEIRO E PODER de você.
15 – Aproximadamente 50% do PIB do Brasil já é ROUBADO pelo governo brasileiro, e o roubo só aumenta. O governo brasileiro só aumenta despesa, cresce e nos ROUBA MAIS a cada dia que passa, lembre-se que IMPOSTO É ROUBO. O roubo é algo que tiram de você sem o seu consentimento, principalmente aqui que VOCÊ TEM UM RETORNO MEDÍOCRE dos seus impostos, não é como uma Suécia ou Canadá que o governo é um pouco mais organizado e menos ladrão.
16. TRIBUTAÇÃO (AQUI O BIXO PEGA – PRO SEU BEM) – Esse é o PRINCIPAL ASSUNTO DESTA POSTAGEM – PRESTEM ATENÇÃO –
Desfazendo o mito da “tributação de dividendos” no exterior. 
LIÇÃO NUMERO UM – Você vai ter que pagar Imposto de Renda (IR) – aqui pro governo brasileiro – sobre TUDO QUE VOCÊ receber no exterior, dividendos de ações, REITS e bonds. O IR máximo que você vai pagar é de 27,5%, em alguns países temos acordos de reciprocidade e já vão cair líquidos pra você.
Aaahhh Frugal, não quero não, melhor investir por aqui mesmo que sou ISENTO DE IR sobre os DIVIDENDOS e sobre os Fundos imobiliários.
MESMO? Preste atenção aqui! Você acha que achou uma mina de ouro? Você acha que está vendo o que NINGUÉM mais vê? Você acha que os mercados não sabem disso? Você acha que essa SUPOSTA ISENÇÃO É DE GRAÇA? Diga-me sério, pequeno Padawan, EXISTE ALMOÇO GRÁTIS nos seus recebimentos de dividendos em empresas da BOVESPA? Você ACHA que o Brasil é o Santo Graal dos investimentos porque SUPOSTAMENTE não tributa os seus dividendos (ainda? – pois pode piorar, MAIS).
Eu tenho um link muito interessante de um estudo do BANCO MUNDIAL. O link mostra a CARGA TRIBUTÁRIA TOTAL em cima dos lucros das empresas em diversos países. E adivinha um dos MAIORES campeões de empresas ROUBADAS pelo governo? Isso, Brasil.
TAXA TOTAL DE IMPOSTOS SOBRE OS LUCROS, POR PAÍSES.
Eu vi hoje essa mensagem de um forista no Bastter que postou a planilha e fez o comentário (eu não manjo NADA de excel).
Screenshot 2016-07-23 11.05.10
“As colunas representam o quanto do lucro comercial da empresa fica com você conforme o payout (de 100% a 0). No caso do Brasil, o estudo do banco mundial (acho que é com a PWC) conclui que uma empresa industrial média paga 69% de imposto sobre seu lucro entre IR, CSLL e outros encargos trabalhistas e sociais. Como um brasileiro não paga imposto direto sobre dividendo, isso significa que você fica com 100% – 69% = 31% do lucro independentemente do payout.
Para alguns países a conta muda, pois lá se paga imposto sobre os dividendos e você paga imposto quando o dinheiro cai na sua conta aqui. Um exemplo é a África do Sul: 28.8% do lucro corporativo vai embora em encargos. Logo sobram 71.2%. Se a empresa distribuir tudo, você pagará 15% de imposto sobre dividendo e mais 12.5% de IR aqui no Brasil (há acordo de bitributação). Te sobram então (1-27.5%)*71.2% = 51.62% do lucro original, se ela reter tudo, você não pagará impostos e a empresa poderá aplicar os 71.2% dela em seu negócio (e teoricamente crescer seu lucro).
A planilha é só a versão automatizada da conta acima (célula J3). Eu sei que isso é apenas um estudo genérico, pois empresas maiores conseguem arranjar maneiras de contornar o código tributário, mas ainda assim surpreende como o Brasil pune negócios no geral.””
Palavras do forista
Lembrando que, no exterior, quanto MAIOR O PAYOUT, MAIS IMPOSTO VOCÊ PAGA.
No Brasil tanto faz o payout, pois, “você não paga imposto”.
A carga tributária TOTAL em cima do lucro das empresas do Brasil é de 69%!! SESSENTA E NOVE POR CENTO. Anote isso aí. 69%! Segundo esse estudo da PWC e do Banco Mundial.
Se você é empresário, comerciante ou pelo menos trabalha no financeiro com impostos sabe muito bem o que significa:
IRPJ, PIS, COFINS, Contribuição Social, ICMS, ISS, IPI, impostos para importar e exportar matérias primas, produtos finais, ISLL, FGTS, INSS, impostos sobre folha de empregados, custos altíssimos dos empregados, justiça trabalhista leniente com empregados, etc etc.. etc… etc… Devem ter mais que eu não me lembro agora e/ou nem tenha o conhecimento total, esses impostos estão sempre sendo pressionados para cima pelo governo ladrão, ou então criam novos impostos, como o IOF, CPMF…
O que eu quero que você saiba é: NÃO EXISTE PROMOÇÃO EM INVESTIR NO BRASIL! Nem na bovespa com “dividendos isentos”. NÃO SÃO ISENTOS! Tem um pacotão de impostos antes do dinheiro sobrar pra você! O que sobra é o resto do resto e os impostos já foram retirados ANTES do final do caldo do pano de chão que se chama lucrinho chegar em você.
Se tivesse PROMOÇÃO em investir aqui, TODO O DINHEIRO DO MUNDO ESTARIA AQUI, pois TODO MUNDO GOSTA DE PROMOÇÃO.
Vamos adiante, se você clicou no link do estudo do banco mundial e começou a chocar vou lhe dar um exemplo (aqui vai o link de novo, clique e veja).
http://data.worldbank.org/indicator/IC.TAX.TOTL.CP.ZS?end=2015&start=2005&view=chart
De 100 dinheiros que uma empresa lucra em Cingapura, o governo de lá rouba “apenas” 19,4 dinheiros.
Sobra 81,6 dinheiros pra empresa (reinvestir, recomprar ações, pagar dividendos, crescer).
Se a empresa quiser pagar 50% de dividendos “com IR de 27,5%” pra você, ela vai pagar 81,6 /2 = 40,8 dinheiros no total.
Esses 40,8 são brutos, então você vai ter que multiplicar por 0,725 pra ver quanto fica líquido na sua mão já tudo certinho dentro da lei.
Daí 40,8 * 0,725 = 29,58 dinheiros LIMPINHOS E LEGALIZADOS na sua mão.
De cada 100 dinheiros que uma empresa lucra no Brasil, o governo daqui ROUBA 69 dinheiros no total (não importa se antes ou depois do faturamento, esse foi a carga tributária dela lucrar isso).
Sobra 31 dinheiros pra empresa (reinvestir, recomprar ações, pagar dividendos, crescer).
Se a empresa quiser pagar 50% em dividendos “isentos de IR” pra você, ela vai pagar 31/2 = 15,5 dinheiros.
Payout de 50% no Brasil de 100 dinheiros, o governo rouba 69%, a empresa fica com 31 dinheiros x 50% = você vai levar 15,5 dinheiros “sem precisar pagar IR sobre os dividendos”.
Para um mesmo PAYOUT e custo tributário total sobre o lucro, 100 dinheiros numa empresa de Cingapura irão se transformar em 29,58 dinheiros na sua mão, MESMO PAGANDO O IMPOSTO SOBRE OS DIVIDENDOS e se for numa empresa brasileira fica APENAS com 15,5 DINHEIROS na sua mão COM SEUS DIVIDENDOS “ISENTOS DE IR” o que é uma piada. Outra PIADA maior ainda é que vai e vem um grupo de políticos DA ESQUERDA CANALHA AINDA QUEREM TAXAR OS DIVIDENDOS NO BRASIL. Sendo que estão POUCO SE LIXANDO que quase não SOBROU NADA pra virar dividendos. E amigos, num horizonte de 30 anos, COM A QUALIDADE DOS POLÍTICOS QUE TEMOS, vocês acham mesmo que isso NUNCA vai acontecer?
Além de ser MAIS FÁCIL operacionalizar uma empresa em Cingapura, menos leis, melhores recursos humanos, melhor logística, impostos menores, rapidez, eficiência, leis trabalhistas mais brandas e flexíveis, mais eficácia tributária e operacional é ainda MAIS LUCRATIVO para você daqui investir lá do que investir por aqui mesmo. Se for uma empresa de baixo payout então, tipo ZERO de payout e dividendos, ela vai ficar com 81,6 dinheiros para REINVESTIR NELA MESMA e crescer mais ainda, no Brasil mesmo que ELA QUEIRA, não dá por que o governo vai ROUBAR 69%, no máximo ela vai ficar com 31% pra ela ficar pra ela mesma ou pagar dividendos. Essa é a nossa triste realidade. Eu falei Cingapura apenas como um exemplo mas nessa foto podemos ver como seriam em outros países também.
Por isso você vê na mídia que nossas empresas não são competitivas, não são globais, não crescem, não se expandem mundo afora – É CLARO! O GOVERNO ROUBA TUDO DA EMPRESA! Como ela vai crescer? Isso é tudo pra você perceber como o governo do Brasil MASSACRA as nossas empresas e por conseguinte MASSACRA o acionista minoritário.
Vocês perceberam a EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA de se investir fora? Pelo simples fato das empresas não serem tão espoliadas quanto as nossas, nós já ganhamos muito. Outra coisa, você não PRECISA trazer o dinheiro pra cá NUNCA MAIS, pode ficar usando um cartão de crédito ou débito ou simplesmente sacando seu dinheiro do exterior aqui em qualquer caixa eletrônico.
O post já ficou meio grande. Nos próximos posts vou falar sobre investimentos em alguns países específicos e como nós pequenos mortais podemos fazer para operacionalizar isso da forma mais racional, segura e barata possível. Não temam os tais “dividendos tributados no exterior” isso é tudo balela. A lenda dos dividendos “isentos” no Brasil tem que cair por terra.
Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda