Performance do meu portfolio de investimentos

Antes de mais nada, querem aprender coisa pra caramba?

Leiam ESSES RELATÓRIOS do Credit Suisse, SÃO MUITO BONS! Materiais de EXCELENTE QUALIDADE E DE GRAÇA! (Em inglês.) – Se você tem mais de 20 anos, tem internet e ainda não sabe ler um relatório em INGLÊS. TOMA VERGONHA NESSA CARA!
Tá aqui o link da central: FAVORITE AÍ!!
Muito melhor do que ficar por aí zanzando na internet perdido querendo aprender alguma coisa. Pra começar leia o anuário da riqueza global em 2015 pra sentir a pressão.
Vamos ao post!
Acabei de chegar da minha viagem ao Rio pra ver as Olimpíadas. Foi revigorante, me sinto renovado, estava um pouco cansado, assistir tudo de perto foi muito bom, eu vi o Ouro da Rafaela Silva a 50m dela, vi 4 dias dias do judô e também a ginástica. O parque olímpico ficou excelente. Fui na casa do Qatar e da Austria, muito boas elas. Meu arrependimento foi de não ter ficado uns 15 dias no Rio. O clima olímpico está muito bom! Quem puder ir VÁ!!
Eu nunca tinha ido pra Copa, nem Olimpíadas, nem F1, nada. Foi uma experiência incrível. Também foi bom rememorar os tempos de judô (lutei por 20 anos e parei na faixa roxa, queria muito poder voltar a treinar). A experiência foi tão boa que vou já fazer um fundo paralelo pra ir pras Olimpíadas de Tokyo, acho que comprando uns mil reais por mês de LFT até lá dá pra ir tranquilo.
Continuando e seguindo a dica do Viver de Dividendos, vou chamar meu portfólio como se fosse um índice, o quem sabe famoso daqui a 30 anos, iFS (índice Frugal Simple). A idéia do meu índice é ter 50% de alocação total no Brasil e 50% de alocação total no exterior. Já comecei a parte do Brasil em agosto de 2013, basicamente estou com 90% em ações, 5% de fii e 5% em renda fixa, a idéia é agora começar a aumentar o aporte em fiis e renda fixa até dar uma melhorada na proporção.
Ainda não sei como quero deixar, estou pensando em ações / fiis / RF com a proporção 60 / 20 / 20 mas ainda tenho muito tempo pra ir balanceando isso. Para a parte do exterior não tem como colocar muita renda fixa então vai mais em stocks e REITS mesmo.  Stocks = 70%, REITs = 25% Bonds = 5%
Parece que finalmente depois de 03 anos, vendo meu patrimônio negativo na Bovespa a coisa finalmente deslanchou. Em julho os dividendos vieram bastante magros, ganhei apenas uns R$380,00 e ainda uns R$40,00 de aluguel de ações (em 2015 inteiro ganhei R$358 reais líquidos somando todos os aluguéis de ações) – é pouco mas tá valendo, o que é na verdade uma besteira pois o valor da minha carteira subiu mais de 100k, então não se apeguem tanto a dividendos assim.
Pra quem tá acompanhando o rally da bolsa sabe que tem ações de empresas boas subindo 50%. Minha M. Dias Branco subiu 54% de uns 3 meses pra cá, e outras a maioria subiu mais de 20%. O Ibovespa saiu de 37 pra 58k. Quem perdeu perdeu, não adianta chorar. Eu não faço trade, nem trade de valor, sei que para mim que faço o Buy and Hold clássico isso não significa muita coisa, mas que dá um certo alívio dá sim!
Recebi em julho:
Odontoprev = R$ 60
Itaú = R$ 33,81
Ambev = R$ 143
Cetip = 143,20
Agora para voltar ao meu índice…
No dia 20 de julho a minha cota era de U$ 2.55.
Hoje dia 13 de agosto a cota é U$2,67
Aumento de 4,7%! do patrimônio (em dólar).
Em 20 de Julho a cota era de R$ 8.31.
Hoje, dia 13 de agosto a cota é R$ 8,55.
Aumento de 2,88% do patrimônio (em reais).
LFT Selic 2021 : Comprei mais 8k esse mês (meu único aporte de agosto), somando dá aproximadamente 16k (vou contar por fora pois não entra no Google Finance).
Agora a última e grande notícia boa é que finalmente juntei a documentação e já enviei pelo correio para o BB AMERICAS. O funcionário do Correios disse que demora uns 5 dias úteis pra chegar lá. Consegui juntar e manter o valor de 10k dolares na minha conta do BB para fazer o swift e abrir minha conta no Americas. Inocentemente eu havia juntado os 10k na minha conta do Chase (faz uns 6 meses que junto) pensando em transferir, mas o BB AMERICAS exige que o depósito inicial seja feito via conta BB do Brasil. Então acho que mês que vem vou fazer um super aporte fora com 20k dolares, a parte boa é que vou começar bem diversificado nuns 27 ativos que já coloquei na minha carteira de fora e aí sim, depois ir fazendo umas 6 ordens mensais pra lá.
O custo da brincadeira vai sair U$15 por mês para o BB AMERICAS e mais U$10 para a corretora Interactive Brokers (já incluindo as 6 ordens pois eles descontam o valor das ordens da mensalidade, o que é muito bom para nós pequenos investidores). Abrir a conta na corretora é o segundo e último passo para investir no exterior.
Outra coisa que estou feliz é que tenho a última prestação de 3k de um imóvel que eu tinha comprado pra morar na minha cidade natal, mas que por força do destino não estarei lá pra morar, então o jeito vai ser colocar uns armários e tentar alugar. Pelo mercado da cidade vai dar uns R$1200,00 por mês de aluguel. O valor total dele vai sair uns R$205k sem contar os armários e o cartório.
Isso vocês tem que refletir que comprar imóvel “como investimento” pra ficar alugando é um negócio ruim financeiramente falando. Eu comprei ele pra morar, o ano era quase 2012, é um pequeno ap de 50m mas é perto da praia, e na época eu não sabia que não iria morar lá de fato, enfim perdi um grande custo de oportunidade mas não foi por mal, fica o aprendizado. A construtora está atrasada com a obra uns 6 meses e acho que vai atrasar mais uns 6. Comprar ap na planta é ROUBADA. NÃO COMPREM. Fora o risco imenso que passei da construtora falir ou dar o golpe. Posso até tentar vender mas com essa crise acho difícil arrumar comprador. E também nem mesmo sei se quero vender ainda.
Essa é a performance do meu portfólio de ativos financeiros:
Screenshot 2016-08-13 08.06.13
Nos últimos 3 meses meu portfolio (doravante o iFS) teve rentabilidade de +29,21% contra +5,67% do SP500, +12,76 do IBOV e +4,44% do SPI (Suiça).
Rentabilidade total do iFS desde Agosto/2013 = +13.46% (Aleluia! Está azul!!)
Quero só saber se o UBS ou o Morgan Stanley ou mesmo o JP Morgan vão demorar muito pra me contratar depois dessa surra que estou dando nestes índices.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade