O que fazer quando a Bolsa de Valores cai?

Buy and Hold relaxa de verdade.

Precisamos falar sobre bovespa e sobre o buy and hold.

Quando comecei a investir na bolsa em outubro de 2013 a bolsa estava em mais ou menos 47-50k pontos,  nem sei como esse valor do índice é calculado. Eu tinha terminado de pagar meu AP
e finalmente livre do aluguel de 12 anos que eu pagava, estava feliz, ap quitado, carro quitado (comprei usado), já estava formado, solteiro, sem filhos, sem pensão alimentícia e assim eu poderia aumentar bem o meu aporte.

Continuei com a leitura de muitos livros, blogs, sites e artigos sobre ações e finanças, e meu foco sempre foi MAIS em ações mesmo, é incrível o magnetismo que os mercados exerce em algumas pessoas, estudei brasil, EUA, Cingapura, Suiça e Hong Kong, acredite e tem muita coisa boa e muita barganha por lá também.

Pessoal da blogosfera se apega muito na IF (independência financeira) e na rentabilidade da carteira, é o que quase todo mundo discute, eu penso numa linha um pouco diferente, se eu quisesse fazer hedge da minha carteira teria comprado renda fixa, ainda está em tempo, mas ainda não me sinto bem pra isso, primeiro porque a única coisa que eu acho que ainda vale a pena é o Tesouro Direto pra 2035 IPCA+, mas a idéia de só ver esse dinheiro lá ainda não me agrada, eu gosto de ver os dividendos pingando, eu sei que é pouquinho, mas me sinto bem, sei que rendem MENOS que os juros do TD, mas eles estão lá! Se eu quiser resgato e já estão na minha conta, isso me deixa confortável.

Investir é isso, se sentir confortável com o que está fazendo. Se você anda muito preocupado ou nervoso ou até mesmo ansioso com as suas posições e a sua carteira é bom rever seu plano e mudar alguma coisa.

O pessoal tá fazendo estardalhaço com a bovespa a 37k, Petrobrás e Vale derreteram, assim como outras grandes, como a CSN e Usiminas, essas empresas eram pancada, blue chips fodonas da bolsa, estavam em todas as carteiras e fizeram muitos milionários por aí, mas a vida é isso, mudança, a Petrobrás se ferrou com o pré sal, com o preço do barril caindo, com a quadrilha mafiosa do PT roubando como se o mundo fosse acabar amanhã e a Vale caiu junto com a desaceleração da China.

Pessoal três lições que aprendi na vida:

NÃO INVISTA EM EMPRESAS CÍCLICAS.
NÃO INVISTA EM PAÍSES CORRUPTOS.
NÃO INVISTA NAS ESTATAIS DESSES PAÍSES.

O seu patrimônio não deve ser cíclico e sim crescer continuamente e estar investido em coisas de valor crescente. O Brasil é um país corrupto, manipulam a moeda, os índices, roubam muito e isso lhe afeta como cidadão e como investidor, TD paga muito juros mas o R$ REAL derrete, de que adianta? Investimento é coisa séria, um dia você vai perceber isso. Estatal de país corrupto? Pode não ser péssima, mas sempre vai ser ruim em comparação com seu par privado. Não tem como não ser, o funça público trabalha menos e desestimulado, tem muito mais empregados que o necessário, os contratos são fraudulentos, existe muita PROPINA, a eficiência é menor.

Quer ver? Compara TRACTBEL com CEMIG, compara BANCO DO BRASIL com Itaú pra você ver. BB o lucro quase não sai do canto, Itaú aumenta mais de 10% todo ano. Tractebel é uma empresa monstra que investe, cresce e lucra muito, CEMIG estatal mineira vai capengando e endividada, sofrendo para sobreviver nas mãos de um governadorzinho petista.

E a bovespa toda a 37k que é o título do post? Essa baixa grande da bolsa
Bem, IBOV é um índice, dentro do índice tem muita empresa ruim, como Petrobrás e Vale. Só essas duas puxam muito o índice pra baixo, o índice é uma carteira teórica de ações de empresas listadas na bovespa.

A sua carteira pessoal pode ser TOTALMENTE DIFERENTE DO IBOVESPA. Então os estudos de SITES, ARTIGOS, LIVROS, ECONOMISTAS, ANALISTAS e etc etc etc sempre você vai ver IBOV lá, o que pode não ter nada a ver com você.

Nunca fui atrás de saber quais empresas minhas estão no ibov ou não, mas não tenho Petrobrás nem Vale, o que já é muita coisa. Tenho uma empresa que gosto muito que é a ODONTOPREV e ela nem tá no índice. Então imagina que você está 100% com odontoprev (claro que não recomendo isso) mas você não sofreria NADA com a baixa do IBOV e com a dramatização da mídia e dos analistas políticos. Jornalista e analista precisa escrever, falar, produzir notícia todo dia e dar pitaco na economia, esse é o TRABALHO deles.

Não permita que essa dinâmica interfira nos seus planos, afaste-se das notícias, concentre-se nos balanços, viva sua vida, trabalhe mais para aportar mais, não fique olhando cotação de empresa boa pra ficar se preocupando a toa, essas empresas boas tendem a continuar boas, e as ruins vão continuar péssimas (o caso da Eletrobrás), não adianta dar murro em ponta de faca.

Eu invisto para complementar minha aposentadoria, tenho 28 empresas, todo mês tenho uns 4-6 pagamentos de dividendos na minha conta, hoje é pouco mas com o passar dos anos vai aumentar, o que importa é elas sobreviverem e aumentarem seus lucros a cada ano pelo menos numa faixa perto da inflação. Isso é que é ser buy and hold de verdade, não é pra qualquer um, mas se você quiser ser um de verdade vai ter que pensar assim e evitar o pensamento comum.

Bolsa de valores não foi feita para os fracos, nem para os apressados, nem para os agitados, é como se fosse uma poupança de banco mesmo, só que rende um pouco mais no longo prazo, ou é isso ou é prejuízo.

Para aprender bem sobre o buy and hold leia todos os livros do Peter Lynch (são 3), os de Jeremy Siegel e os de Benjamin Graham, além daqueles que falam sobre o Warren Buffet. Ele mesmo dizia, compre ao som de tambores, venda ao som de cornetas. A bolsa baixa assim é a melhor hora de comprar principalmente pra quem está entrando pela primeira vez.

Esse mês fiz uma boa compra de CEMIG, meu alvo com ela é 1% da carteira e decidi adiantar o aporte para aproveitar um preço bom R$4,72 (meu preço médio estava em R$17) ou seja estava na maior alta do ano passado e agora comprei na maior baixa que vi nos últimos 12 meses, por puro acaso, mas veja aqui que não tive medo desse prejuízo e nem vendi em pânico, eu tinha 700 ações a 17 reais e comprei mais 1700 ações a 4,72 agora estou com 2400 ações a um preço médio de R$ 8,00.
Viu aí o espírito do Buy and Hold?

Aproveitei uma queda expressiva para comprar mais. Pode ser que dê certo, ou não...
De qualquer forma, dinheiro na bolsa é só aquele que não vai lhe fazer falta se derreter 100%, faça seu controle de risco sempre. O quadro da CEMIG praticamente não mudou nada, a empresa é a mesma, os lucros caíram um pouco, mas considerando a macroeconomia todo mundo PJ e PF no Brasil não tá nada bem, um dia a maré muda e os investidores resilientes vão se beneficiar, é o justo. Minha próxima compra é Tractebel e vou fazer um post legal sobre ela.

Grande abraço.
Frugal.

Comentários

  1. Frugal, fiquei em dúvida do que quis dizer com "Não compre ações em países corruptos"...

    No meu ver, o Brasil É corrupto... Mas você tem ações aqui.

    Qual a mensagem que quis passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ele é INCOERENTE:

      "Quer ver? Compara TRACTBEL com CEMIG (...). Tractebel é uma empresa monstra que investe, cresce e lucra muito, CEMIG estatal mineira vai capengando e endividada, sofrendo para sobreviver nas mãos de um governadorzinho petista."

      "Esse mês fiz uma boa compra de CEMIG, meu alvo com ela é 1% da carteira e decidi adiantar o aporte para aproveitar um preço bom R$4,72 (meu preço médio estava em R$17) (...)"

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda