Meu portfolio Dezembro de 2015

Por enquanto estou all-in em ações, mas não recomendo isso pra ninguém. Busque sempre a diversificação, comece com uma boa poupança, reserva de emergência, Tesouro Direto SELIC (LFT) e mais alguns produtos da renda fixa. Acho que um investidor em início de carreira tem que ficar pelo menos um ano na renda fixa enquanto vai estudando ações para entrar. Eu entrei direto em ações, mas foi após muito estudo. Mesmo assim não acho isso prudente.

Sempre tive a impressão de que os putos esquerdistas que controlam o Brasil iam taxar ainda mais o povão pra cobrir o rombo. Lci, lca, renda fixa no geral e fundos imobiliários estão prestes a sofrer mais taxações.

Tenho a sensação de que a única coisa que me protege são ações. Como alguns sabem estou 100% investido em ações, minha rentabilidade para 2015 vai fechar em -13% se a bolsa não desabar ainda mais, não é fácil, tem que ter muito autoconhecimento e ficar calmo em relação a isso.

Apesar do lucro das minhas empresas terem diminuído um pouco, no geral os fundamentos continuam bons. Eu olhei pra isso na crise de 2008… as cotações caíram e as empresas eram as mesmas empresas boas, então pra quem faz o Buy and Hold como eu, essa é uma época em que você consegue comprar um pouco a mais de ações com o mesmo dinheiro.

Montei uma carteira de fundos imobiliários mas nunca coloquei um único real lá, primeiro por que não preciso de fluxo de caixa nesse estágio da minha vida, segundo por que não confio na governança dos fundos, terceiro por que eu temia essa taxação, então pra quem não entrou acho prudente esperar de 6-12 meses pra ver como vai ficar.

Meu próximo aporte talvez será em janeiro ou fevereiro, e será em AmBev. Taí uma empresa que compro na tranquilidade. Com o passar do tempo vou fazer um post para cada empresa, acho que vou aproveitar pra quando sair o release anual delas vou colando eles aqui e comentando ao longo do ano, se são quase 30 empresas posso fazer 3 análises por semana e isso vai demorar 10 semanas, como os anuais só saem em maio/abril acho que até agosto tá tudo feito.

Bem, segue a minha atual posição e meus objetivos pra quando ficar tudo bem balanceado.
Os gráficos são gerados no bastter system do portal Bastter.com esse site é excelente e sugiro que se cadastrem pra aprender mais por lá. Opiniões e críticas serão sempre bem vindas.

image

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade