Excelentes livros que eu já li.

Pai Rico Pai Pobre - Robert Kyiosaki.
Outros da série Pai Rico (Não lembro os nomes, mas foram mais 3)

O Homem mais Rico da Babilônia.

O milionário mora ao lado. (Millionaire next door).

Inteligência emocional - Daniel Gohleman.

Os segredos da mente milionária.

The Intelligent Investor (O investidor inteligente) - Benjamin Graham

Stocks for the long run - Jeremy Siegel

Manual de ações do pequeno investidor - Fábio Portela

Alocação de ativos - Henrique Carvalho

Beat the street - Peter Lynch

One up on Wall Street - Peter Lynch

Earn to Learn - Peter Lynch

Beat the street - Peter Lynch

A filosofia Bastter de Acumular Patrimônio - Bastter

Eu quero ser Rico - Bastter

Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário - André Bacci

Invista e viva tranquilo - Mille

Sobreviva na bolsa de valores - Bastter

Investimentos Inteligentes - Gustavo Cerbasi

Casais felizes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi

Tudo ou Nada - A história e a queda do Império X - Malu Gaspar

Abílio - (Biografia de Abílio Diniz)

Sonho Grande (história do triunvirato JP Leman, Beto Sicupira, Marcel Telles [AMBEV]- Malu Gaspar

Faça fortuna com ações antes que seja tarde - Décio Bazin

Viver de dividendos - Rafael Mariano

Investimentos: Os segredos de George Soros e Warren Buffet - Mark Tier

Faça como Warren Buffet - Mary Buffet

História do Mercado de capitais no Brasil - Simone Azevedo

Atualmente estou empacado na leitura do livro "Ações comuns, lucros extraordinários" de Philip Fischer.

O primeiro livro que eu li foi Pai Rico Pai Pobre. Esse livro foi um marco na minha vida e que me introduziu no mundo das finanças, assim como foi pra muita gente no Brasil. Temos muito pouca literatura de finanças no Brasil e poucos autores bons, não gostei de nenhum livro do Gustavo Cerbasi, o livro do Mille é mais ou menos, e os do Bastter são excelentes.

O Henrique Carvalho é mais um vendedor e empreendedor do que um bom autor de livros, eu gostava do blog dele HC investimentos quando eu era bem ignorante no assunto, mas depois de mais leituras e estudos, percebi que o blog dele é MUITO ruim.

Outro blog que gosto/gostava era o do pequeno investidor, comprei e li o livro do Fábio Portela que considero bom. Temos poucos blogs bons de finanças no Brasil, gosto muito do pensamentos financeiros do blogueiro Soul Surfer e também do Viver de Renda. A grande maioria está mais recheada de aspectos da vida pessoal dos blogueiros do que de ensinamentos em si, mas é importante vermos o lado prático das coisas pois esse monte de livros é tudo teoria, investir na prática e viver e conviver com isso é que é o desafio.

Ainda tenho mais uns 5 livros em vista para ler além desses que falei. Sinto que já atingi um platô nos meus conhecimentos financeiros e até já estou meio farto disso, a leitura desses livros que mencionei acima durou quase 3 anos e já aprendi o básico e até mais do que isso para o pequeno investidor.
Pra quem investe em ações é necessário ler o livro do Siegel e do Ben Graham, esses dois livros são as bíblias do mercado de ações. Também já fiz uns cursos on line da FGV sobre finanças e administração, são bem básicos também mas gostei de fazer, pois aprendi umas coisinhas legais e mais práticas para a realidade brasileira.

Ainda vou fazer posts específicos para cada livro desses que li e comentar melhor. Atualmente estou fazendo cursos on line na plataforma Cousera.com (é um site muito interessante e tem aula sobre muita coisa legal, com os melhores professores das melhores faculdades dos EUA), estou até vendo aula com um prêmio Nobel de economia.

Esse é o lado maravilhoso da internet, um nordestino pobre com uma conexão pode ter aula diretamente de Yale, como se estivesse dentro de uma sala de aula. E ver o próprio autor falando, desenhando no quadro e falando para a turma é muito empolgante, você se sente literalmente na sala de aula. Quando esse meu curso acabar vou comentar ele aqui no blog também.
Então é isso pessoal, recomendo a leitura de todos esses livros que li, eles são básicos para quem quer investir e sempre você vai aprender uma coisa ou outra neles e tentar adaptar para a sua realidade e suas limitações.

A grande maioria deles achei na net de graça, principalmente os que estão em inglês, alguns outros você compra na Amazon bem barato para kindle, outros em português você baixa de graça na net (vejam no site lelivros.com) e pouquíssimos serão necessários comprar em papel. Espero que alguns deles sejam proveitosos para vocês, isso não tem pressa de ler, tudo tem que se feito com calma e tranquilidade.

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda