Empresas que invisto no Brasil: Ultrapar

Hoje vou atualizar do celular.
A Ultrapar é uma holding gigantesca que atua nos negócios de gás, combustíveis, postos de gasolina e farmácias. Ela é a controladora dos postos Ipiranga, da Ultragas e da Ultracargo. Lembra daqueles tanques de combustíveis que incendiaram ano passado em Santos? Eram da ultrapar.
“A Ultrapar, companhia multinegócios com atuação em varejo e distribuição especializada, por meio da Ultragaz, Ipiranga e Extrafarma, na indústria de especialidades químicas, com a Oxiteno, e no segmento de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo, é um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Com um quadro de 14 mil funcionários diretos, a Ultrapar detém operações em todo o território brasileiro e possui, através da Oxiteno, unidades industriais nos Estados Unidos, no Uruguai, no México e na Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, na Bélgica, na China e na Colômbia.”
A ultrapar não produz nem explora petróleo, ela compra da Petrobrás, distribui e revende. Esse é o gráfico da ação nos últimos 5 anos.
image
Como podem ver ela cresceu muito, é uma empresa de crescimento que paga um yield muito baixo (2,8% anual), distribui quase 30% dos lucros anuais e tem um PL elevado de 26. Pode ser uma boa opção para ser sócio na parte de crescimentos da sua carteira. Felizmente é uma ação cara mas que ainda não me deu nenhuma surpresa ruim. É uma companhia do Novo Mercado, tag along 100% ON,com mais de 10.400 sócios pessoa física que já brilhou muito na bolsa e teve valorização expressiva na sua cotação. O crescimento médio do lucro líquido da Ultrapar nos últimos 10 anos foi de 17% ao ano, o que é uma marca impressionante, a robustez e a solidez da empresa, atravessando muito bem por anos a fio todo o difícil mercado brasileiro e o monopólio da Petrobrás. Eu gostaria muito de ter entrado ANTES nessa ação mas infelizmente eu não tinha nem dinheiro nem conhecimento, agora é diferente pois sou sócio e pretendo aumentar sempre minha posição nela enquanto continuar boa.
Em 2001 o patrimônio da empresa era de 800 milhões, hoje é de 8 bilhões.
Em 2001 o lucro líquido foi 132 milhões, em 2015 foi de R$1,5 bilhão.
Então em 15 anos o patrimônio aumentou 10x e o lucro aumentou em mais de 10x.
A dívida que é uma coisa que eu olho sempre deu uma aumentada de 700 milhões de 2014 para 2015 e está começando a me incomodar, principalmente porque a empresa tem uma margem baixa (2%) característica do setor, mas a dívida é devido a investimentos então tomara que eles dêem certo e isso se pague tranquilamente. Com esse histórico todo me sinto confortável para acreditar na governança da empresa.
Esses 5 parágrafos destacados no release são de encher os olhos:
image
E continua:
image
image
Como vocês podem ver os gráficos e tabelas tem dados muito bons e a empresa é boa.
Depois vou editar e melhorar o post no PC pois esse fiz do celular.
Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade