Empresas que invisto no Brasil: Porto Seguro

A empresa dispensa apresentações. O novo site de RI está sensacional.
Às vezes quando penso como o setor de seguros tem um grande futuro no Brasil e muito a crescer ainda, lembro do Warren Buffet e da Berkshire Hathaway que enriqueceram graças aos seguros.
Nada melhor e mais claro do que isso. Minha posição está mediana, a vontade de dar uma tacada grande com um super aporte é muito grande, estou tentando me controlar pra não fazer isso, mas não sei… hehehe só na hora que o cara abre o Home Broker é que dá vontade de pensar.
Segue abaixo os indicadores dos últimos anos:
Screenshot 2016-05-30 10.01.17Screenshot 2016-05-30 10.01.36Screenshot 2016-05-30 10.01.46Screenshot 2016-05-30 10.01.55Screenshot 2016-05-30 10.02.04
Daqui dá pra ver como foi forte o crescimento do LPA.
Outra coisa que percebi é o crescimento do yield relativo que você recebe ao longo dos anos.
Veja bem, se você olhar um dado yield nesse momento de 4%, ele é um yield em relação ao preço ATUAL da ação.
Exemplo, a ação está custando R$100,00, paga 5 reais de dividendos ao ano. Yield de 5%, ok. Mas imagine que você vem comprando essa ação a 10 anos e seu preço médio já está em R$50,00 e você recebe os mesmos 5 reais ao ano, o SEU yield está em 10%. Não importa o yield do preço do papel e sim o SEU. Então eu tenho isso muito claro. E isso é o que tende a acontecer, as empresas boas, o seu preço médio tende a ZERO no longo prazo e o seu yield vai sempre aumentar, isso é inexorável, enquanto a empresa permanecer boa. E tenho essa impressão da Porto Seguro. Só tenho ela faz 3 anos e não dá pra ver esse efeito ainda, mas certamente acontecerá.
Na Porto, em 20015, lucros seguem aumentando, ROE de 15% há 3 anos, margem de 6%. O lucro operacional caiu um pouco mas o financeiro segurou. Então o resultado foi bom devido ao financeiro. Pra mim não importa, seguradora também é financeira e nessa crise que estamos o que importa mesmo é o lucro. Vamos ver se a economia recuperar um pouco em 2016 se o operacional melhora. Os demais marcadores estão nos gráficos.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda