Economizando nas compras de casa: Higiene e Limpeza

Vou fazer um post um pouco diferente hoje.
É sobre a forma como organizo a minha parte das compras de casa e os produtos que acho mais em conta e que compro (higiene e limpeza).
NUNCA COMPRE ISSO EM FARMÁCIA, NEM EM POSTO DE GASOLINA.
COMPRE EM ATACADO.
Eu compro geralmente em um supermercado de atacado Makro, uma boa quantia de uma vez, primeiro por que REALMENTE é mais barato e segundo por que economizo tempo, gasolina, trânsito e evita ficar indo comprar se faltar.
Esses produtos de limpeza estão ficando cada vez MAIS CAROS e com PREÇOS ABSURDOS. Eu compro de 3/3 meses na média, por que toda vez que eu vou os preços já pularam pra frente de novo, é impressionante o quanto essa indústria mete a faca sem pena no povo.
A lista é bem pequena, pois sou solteiro e sem filhos para um ap pequeno.
Sabonete: Tem de todo preço, eu compro logo um pacote de Nívea ou Johnson, no pacote fechado com 12 ou 24 unidades sai a menos de 1 real cada um.

Um desses dois, são bons e baratos e menos de 1 real.
Shampoo: Item caro, sempre compro Johnson verde (apenas por que não arde no olho e é bom a qualidade, outros shampoos de adulto SEMPRE meu olho arde, eu uso esse Johnson quando vou tomar banho de dia, a noite uso quando chego do trabalho e vou dormir eu uso o anticaspa da Clear, acho que é bom e é um dos mais baratos.

Compro ambos do tamanho maior que tem (400ml). O Johnson sai por 14 reais, o Clear não chega nem a 10 reais, esses dois duram uns 3-4 meses em casa juntos.
Outra coisa foda e muito cara é o sabão pra lavar roupa na máquina, não tem muita vantagem no de 5l mas eu compro ele pra dar menos viagens e carregar menos peso. Eu costumo comprar o Omo ou o Ariel e um amaciante concentrado também (ambos resultam em menos volume pra transportar e estocar).

Esse sabão Omo é caro pra caramba mas dura uma eternidade, acho que compro 1,5 por ano, ele custa R$ 85 reais aqui, o amaciante sai por 7 reais.
Pasta de dente: Tem de todo preço, são quase todas a mesma coisa, eu costumo comprar essa colgate tripla ação uns 12 de uma vez, dá quase para 6 meses. O listerine eu compro logo o de 1l e ele dura uma eternidade, esse colgate pequeno eu comprei uma vez pra poder levar ao trabalho e eu encho ele com o listerine quando acaba. AQUI VAI O PULO DO GATO. Essa TAMPA do listerine, é um roubo, uma fraude, uma armadilha, CABEM QUASE 40 ml do líquido aí dentro! A indústria é cheia de artimanhas para nos roubar. Sabe o que eu faço?
EU USO A TAMPINHA PEQUENA DO COLGATE PEQUENO SEMPRE. Não cabem nem 5 ml, ela é ridícula de tão pequena, mas FAZ O MESMO EFEITO, certeza! E ainda o líquido se mistura com a sua saliva e você joga tudo fora, molha todos os dentes e a língua. NÃO TEM PRA QUÊ usar essa PUTA TAMPA do listerine, É um ENGODO.
Além do mais, dizem que isso aí não é pra usar todo dia, eu uso só a noite, quando lembro, ou então dia sim dia não antes de dormir, dura muito esse listerine, acho que de 6-9 meses (sai por 30 reais ele), a pasta sai por 3 reais uma, e 9 reais o pacote com 3. As outras são muito caras e dão na mesma.



Desodorante dry: Esse Hydrata é muito bom, e barato, sai por 7 reais, não deve em nada pro Dove ou Rexona que são o dobro do preço, aqui onde moro eles são mais de 15 reais, um verdadeiro estupro. A caixa com 12 Hydrata sai por 84 reais, dá quase 6 meses.
O pinho sol de 1 litro sai por 6 reais, serve pra passar o pano na casa e também jogo uma tampinha no vaso depois de soltar o barro, fica o banheiro limpo e cheiroso, sem precisar daquelas frescuras caras de colar no vaso e não compro bom ar nem nada, aquilo tenta disfarçar o mal cheiro mas só piora as coisas, melhor jogar o pinho sol e abrir a janela e a porta do banheiro.


Condicionador de cabelo: Eu realmente não tenho a menor noção para que serve isso, mas dizem que tem que usar de vez em quando para o cabelo não ficar seco. Eles duram bem, eu compro esses dois, o Johnson uso mais quando vou pra algum lugar legal como shopping ou jantar/almoçar fora/balada/barzinho sai por 13 reais.
O Neutrox eu uso mais no dia a dia mesmo, ele tem uma fórmula muito boa, é barato e sem frescura de marca, faz o seu papel de deixar o cabelo macio e brilhoso, custa 6 reais meio litro. Com 20 reais você compra os dois, isso na minha casa dura uns 3-6 meses, não sei ao certo.
ipe
Lava louças bom, concentrado e barato. Sai por 1 real a garrafinha de 500 ml. Dura uma eternidade aqui em casa.
O fato é que essas coisas são muito caras se você não tomar cuidado e vão consumir boa parte do seu dinheiro. Perfume eu não citei, mas uso muito pouco, apenas pra ir pra balada/bar/shopping/almoçar/jantar fora.
De dia nem uso perfume e a noite só quando vou sair, comprei 2 no free shop do aeroporto e SEMPRE pergunto se tem algum masculino em promoção e compro uns dois da promoção, duram dois anos ou mais.
Com essas coisas que falei você toma banho, lava a louça, escova e limpa os dentes, a roupa, a casa, o vaso sanitário, sai com desodorante e cabelo bonitos. O custo?
24 sabonetes = 24 reais
02 condicionadores = 20 reais.
02 shampoos = 24 reais
01 Omo líquido 5l concentrado = 85 reais
01 Amaciante Confort = 7 reais
Colgate = 12 pastas = 36 reais
Listerine 1l = 30 reais
Desodorante = 12 = 84 reais
Pinho sol 1l= caixa com 6 = 36 reais
Lava louças Ipê 500ml = caixa com 12 = 12 reais
Esponja de lavar louça = 02 = 3 reais.
_________________________________
Total = R$ 361 reais + a sua gasolina e tempo de ir no Atacado.
É um valor meio caro só pra comprar essas coisas, mas isso tudo aí para mim dura uns 6 meses, o que dá uns 60 reais por mês ou dois reais por dia. Como se vê não é tão caro se você se organizar.
Se você ficar comprando muitas marcas e tamanhos diferentes ou ficar mudando de supermercado ou ir comprando aos poucos vai sair bem mais caro, pode até dobrar o valor dessa compra se brincar.
Veja que isso tudo aí dá tranquilo para uma pessoa para seis meses. E aí você estoca isso em casa. Quando for ao supermercado novamente TUDO VAI ESTAR MUITO MAIS CARO.
Alguém tem alguma dica que ajude?
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. A minha dica é que não tem a menor necessidade comprar produtos de limpeza das marcas famosas.

    A diferença no preço, em geral, é por causa do maior gasto com marketing, não pela qualidade do produto.

    Eu já fiz o teste com o sabão em pó, amaciante, desinfetante e alvejante (cloro).

    Constatei que não há diferença alguma entre o produto mais caro e um de preço intermediário, geralmente 70% do preço daquele.

    Ainda não fiz o teste com os produtos mais baratos, mas só a economia de 30% que obtive, é significativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda