Dividendos, retorno, rentabilidade e patrimônio Julho 2016

Bem, estou fazendo meio atrasado essa atualização mas ainda está dentro dos aportes do mês. Tive uma bela variação patrimonial pois esse mês o aporte veio bem forte porque ganhei um consórcio entre amigos do trabalho (foi o último que participei). Também TRABALHEI MUITO MESMO EM JUNHO.

O consórcio é o seguinte, todo mês a gente transfere uma quantia de dinheiro pra uma pessoa, e aí faz um sorteio e resulta numa ordem de sorteados, esse mês eu fui sorteado, é legal, principalmente pra pagar todas as dívidas de uma vez (de quem tem dívidas) e evita o pessoal de pegar empréstimos e também de pagar juros.
Vamos para a minha variação patrimonial e rentabilidade.
No dia 08 de Junho a minha cota era de U$2.07.
Hoje, 20 de julho a cota é de U$ 2.55.
Vou começar a contar o valor da cota em REAIS também.
Hoje, 20 de Julho a cota é de R$ 8.31.

Aumento de patrimônio de 23,18%!! (juntando os aportes de Junho + Julho + a rentabilidade dos ativos) -> Meus aportes geralmente eu faço na segunda quinzena do mês.
LFT: =~aproximadamente 8k (Vou contar por fora pois não entra no Google Finance).

Rentabilidade da carteira desde Agosto/2013 = 10,54%

Também tenho U$11,900 dolares em cash para abrir minha conta na Interactive Brokers. Tecnicamente já dá pra abrir, mas primeiro tenho que abrir a conta no Banco do Brasil Americas para poder viabilizar minhas transferência pra fora do Brasil. Comprei 3k dolares mês passado a 3,29. Nada mal pra quem tinha comprado 2k dolares a 3,68. Franco Suiço e Dolar seguem desvalorizando o que é bom pra mim.
É pessoal, quem espera sempre alcança. Passei quase 3 anos comprando ações num mercado baixista (estou “aportuguesando” aqui os termos bearish ou Bear Market) e consegui acumular muitas, agora qualquer sopro pra cima ou pra baixo a variação patrimonial também é bem drástica. A bolsa chega aos 56k hoje. Lembram do post onde escrevi BOVESPA a 36k?

Quem não se lembra é só descer na lista e ver o que escrevi lá. Mesmo assim eu e muitos outros investidores da bovespa ainda estamos perdendo da poupança se considerar o período todo, mas não é essa minha preocupação nem meu objetivo.
Pra não dizer que sou muito radical comprei 7k de LFT e também comprei dois fundos imobiliários: HGRE11 e RNGO11 (a história de não ter um fluxo de caixa estava começando a me incomodar, estou montando aos poucos uma carteira de fiis que espero colocar um pequeno aporte todo mês, para diversificação e proteção contra minha ignorância).
Fiquei chateado com a provável OPA da Qualicorp, eu gosto dessa empresa e acho que ela seria boa pra ser sócio, me lembrou da OPA da Tempo SA (ganhei mais de 45% no preço da ação na OPA), mesmo assim uma pena pois eram valores pequenos e ninguém fica rico se comprar por 5k e vender por 7,5k. Um tal de fundo Carlyle dos EUA vem pra cá, acha legal, compra essas empresas toda de uma vez e faz a OPA. Algumas pessoas têm perguntado do meu portfolio e vou dar uma atualizada pra vocês, ao lado direito a porcentagem é o meu retorno total em cada ativo que tenho desde o começo, já reinvestindo os dividendos na carteira toda.

Screenshot 2016-07-20 10.06.11Screenshot 2016-07-20 10.16.45
Lembrando que meu retorno total, quando se considera a carteira toda e com todas as suas proporções é de 10,54%. Nos últimos 3 meses conforme o gráfico abaixo de rentabilidade podemos ver: minha carteira(Frugal Simple)o índice suiço SPI, o ativo VOO que representa o SP500 e o EWZ que representa o IBOV.
Screenshot 2016-07-20 10.48.02
Estou quase 10% acima do IBOV nos últimos 3 meses e quase 21% acima do SP500. Conforme o que todo mundo sabia, a bolsa americana está cara com PL de 22, quando a média histórica é de 16 e a bovespa estava barata, estamos passando por uma pequena correção. A maior baixa mesmo foi da Tarpon que faz 5 anos que o lucro só cai e não é pra menos, comprei a 12 reais e agora está a 6 reais. Sabesp eu tentei sair mas ficou um residual de 29 ações, depois que vendi o que tinha, o resto subiu 50%, muito divertido isso.
Já vai começar a temporada de divulgação de balanços do 2T16 e quero só ver como vai ficar. Meu próximo aporte é Tractebel segundo o Bastter System, mas não sei se vou obedecer à ele dessa vez. Estou pensando em aumentar em WEG, LFT, e algum outro FII. Vamos ver se sai muito balanço até lá. Daqui a 3 meses meu aporte vai aumentar um pouco pois vou me livrar de umas prestações do cartão de crédito (pequena reforma que fiz no meu ap) e também de um imóvel que comprei há 5 anos (se arrependimento matasse)…
Forte abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda