Dividendos de Maio de 2015

Hoje vou adiantar o post do fim do mês pois é domingo e tou tranquilo pra postar.
Não sei em quantos k a bolsa está, se está em 35k ou 50k. Também tenho me desapegado mais de ficar olhando a variação do meu patrimônio, pois como está 100% em ações é bem difícil, anyway, o buy and hold não foi feito para o ser humano.
Fiz uma experiência interessante essa semana, apaguei meu portfolio do Google Finance e comecei a recadastrar todas as compras e vendas de acordo com minhas notas de corretagem desde meados de 2013. O resultado foi muito bom, achei umas ações que eu tinha e não sabia (achei que já tinha vendido) mas estavam alugadas e voltaram faz pouco tempo.
Conferi todas as notas com o extrato do CEI e também com o extrato do BTC e realmente não estavam batendo e nem mesmo com o Bastter System ou com o app do aplicativo da BMF BOVESPA que tenho no cel. O google finance adiciona os dividendos no cash e isso é muito legal para acompanhar, outra coisa boa é que ele faz o split automático das ações e o número delas fica organizado bem certinho de acordo com a data de compra.
Então essa é uma boa dica que eu dou agora : USEM O GOOGLE FINANCE! Aprendam a cadastrar TODAS AS AÇÕES LÁ! Inclusive as vendas! Ele fecha certinho a posição e você vê que realmente está fechado e foi tudo vendido. O bom disso tudo é que achei umas ações remanescentes de empresas ruins que eu achei que tinha saído, não tem problema vendi tudo de novo e as ordens foram aceitas.
Retirei 3 empresas da minha carteira: TARPON, ETERNIT e LOPES BRASIL. Dessas só fiquei meio chateado com a eternit, era uma empresa que eu gostava e acreditava, mas ela piorou muito mesmo, e eu não estava me sentindo bem em continuar nesse papiro. A Tarpon eu entrei bem pequeno ainda bem e ela não rendeu o que eu esperava, os lucros só caem apesar de não ter dívidas e a Lopes Brasil micou total faz tempo (achei que tinha vendido de fato mas elas estava alugadas).
Eu poderia ficar bem chateado mas realmente me desapeguei e vou sair com um belo prejuízo nas três, por outro lado o dinheiro que rendeu dessas 3 vendas (8k) vou usar para comprar Porto Seguro que essa sim é uma empresa excelente e vi que a cotação está beirando os 26 reais e meu preço médio nela é 31 reais, lógico que essa cotação ridícula vai voltar a subir e eu vou ter comprado 8k dela a 26 reais o que não é nada mal de forma alguma, deixa esse Mercado Maluco jogar a cotação pra baixo que aproveito para aumentar meu patrimônio, e como é a Porto Seguro estou bem tranquilo, MESMO.
Agora vamos falar do que é bom, dividendos. Vão ser muito bons para aumentar o meu número de ações da carteira, lá vai:
EZTEC = R$ 5668. Sim essa é minha maior posição na bolsa e nunca recebi tanto dinheiro de uma empresa só de uma vez só. Excelente.
Odontoprev = R$ 308. Essa nunca me dá surpresas, reloginho.
Ser Educacional: R$  173. Essa eu estava com um medinho bobo, mas estou tranquilo.
CETIP: R$ 127. Essa é uma jóia que vai se despedir da bovespa, mas estou dentro da BVMF3 então tranquilo em ambas.
Itaú: R$33,00 Sussa. Aquele mensalzinho de sempre.
Totvs: R$ 115. Fechou 2015 meia bomba. Vou ficar sem aportar.
Hering: R$ 273. Tem tudo pra micar, vamos torcer por essa. Também sem novos aportes. SSS caindo.
Grendene: R$ 374. Essa aqui é outra jóia da bovespa.
Mahle Metal Leve: R$344. De média pra boa. Vou aportar tranquilo, pequeno. Sem sustos nem tacadas.
Banco do Brasil: R$ 429. Minha segunda maior posição na bolsa perdendo apenas pra Eztec. Comecei comprando muito pois eu era sardinha deslumbrada olhando pra PL e pra dividendos. Não vou aportar mais, paga bons dividendos, segue o jogo.
Tractebel: R$ 81. A melhor elétrica da bovespa na minha opinião. Tudo sob controle, aportando normal.
São Carlos: R$301. Quem acredita alcança. Gosto dessa. Aportando normal.
Esse mês de Maio de 2016 veio avassalador.
No total R$8232,00 de dividendos e mais uns troquinhos de BTC que não vale a pena somar. Resultado maior parte devido a Eztec que distribui anual os dividendos, então a alegria não vai ser mensal. A força dos juros compostos começa a mostrar sua força vulcânica e fico bem feliz de ver isso, parece que esse dia nunca iria começar a sorrir pra mim.
Mesmo retirando a Eztec do resultado tive quase R$3 mil de dividendos esse mês, o que é maior do que o salário de muita gente aqui no Brasil. Com esses R$ 3 mil eu conseguiria pagar meu plano de saúde, condomínio, celular, internet, supermercado e gasolina e ainda sobraria mais. Então esse é o plano.
Dividendos:
DY ON COST: 1,23%
DY TOTAL: 1,21%
Em dólar: US 2,280 (total free of taxes)
A carteira deu uma bela balanceada pra baixo devido à queda de BBAS. Faz tempo que quero me livrar dessa volatilidade da carteira mas é difícil pois a posição em BBAS é bem alta ainda. Espero poder diminuir isso com o passar do ano e ficar mais tranquilo. Lá pro meio do mês quando eu receber meu salário vou comprar LFT 2021, NTNB2035 principal, Porto Seguro, HGRE11 (fii) e talvez BR Foods, senão essa fica pro outro mês.
A vida pessoal segue na mesma, muito trabalho, querendo estudar mais inglês pra um dia emigrar do Brasil, lendo livros novos (depois comento aqui) e tentar ficar mais tranquilo com o clima político e econômico do Brasil (estou aplicando estoicismo nisso aqui).
Sigamos na luta por uma vida melhor, estudando, trabalhando, economizando e aportando.
Abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda