Dieta para ficar rico

Eu vejo e sinto que MUITA GENTE quer emagrecer e faz muitas coisas para emagrecer, tudo bem, questão de saúde e estética.
Você sabia que mulheres magras são mais propensas a casarem com homens ricos (estatística inútil dos EUA)?
Pois é, mas a gente sabe que não é por isso.
Você já percebeu que muito mais gente quer perder peso do que ficar rico? Ou simplesmente nem pensa em ficar rico e deseja apenas perder o peso?
Perder peso pode ser muito desafiador para muita gente, uma coisa que muitas vezes elas falham, apenas porque não seguem um plano, não tem uma DISCIPLINA constante, não PERSEVERAM na mudança de mentalidade e no comportamento alimentar. É mesma coisa sobre acumular patrimônio (ficar rico), é necessário disciplina, tempo, paciência, persistência, engajamento e contribuir firmemente para o andamento do projeto.
É muito comum a gente ver aquelas fotos do “antes e depois” tipo essa:
Olha só! Outra pessoa né? E como ficou bonita.
Falando sobre peso,  vocês vão achar milhões de pessoas que passaram pelo processo acima, ficaram mais bonitas e felizes, todas tem um pouco a contribuir com sua tática, o que comeram, o que fizeram, os livros que leram, quem as ajudou, onde procuraram ajuda e muito mais. Basta pegar um conjunto bom dessas pessoas, ler as histórias delas, estudar um pouco do assunto, e se comprometer com o resultado que provavelmente você poderá chegar onde elas chegaram.
Mas e sobre riqueza?
Você vê o pessoal por aí falando do “antes e depois”?
É bem mais difícil, primeiro porque o brasileiro não tem a cultura de falar sobre dinheiro, sobre investimentos sérios (mas quando é herbalife vira um alvoroço), sobre mudança de comportamento e sobre finalmente chegar onde chegou.
É preciso ter humildade para poder escutar.
Eu sempre gostei muito de biografias e livros de não-ficção, você aprende muito com os outros, lições reais de pessoas reais, algumas de sucesso e outras não, mas sempre com bons ensinamentos para passar.
Então se você colocar no Google “dieta para emagrecer” vai ver milhões de resultados, páginas, blogs e tudo o mais. Se colocar “como ficar rico” também vai achar muita coisa, infelizmente a maioria vai ser de pessoas querendo lhe vender algum produto, oferta, livro, curso, “dica” etc e etc, geralmente pessoas QUERENDO FICAR RICAS lhe ENSINANDO COMO FICAR RICO, mas são pessoas talvez até com menos dinheiro ou renda do que você.
E se um OBESO viesse lhe oferecer um curso de dieta para emagrecer, o que você pensaria?
Sabe o que Warren Buffet fala dos analistas de Wall Street? Que são pessoas que andam de metrô querendo dar conselhos de investimentos para pessoas que andam de Rolls-Royce.
Outra coisa que ele fala é: “Toda vez que um cara vem me oferecer um investimento e me ensinar muitas coisas eu peço logo pra ver os últimos 10 anos de imposto de renda dele”, todos negam.
Como blogueiro de finanças e vendo o nicho tão pequeno de blogs e sites falando sobre finanças e sobre o processo de enriquecer venho aqui dar a minha pequena contribuição.
A questão da dieta é disciplina, consistência, mudança de pensamento, foco no processo, otimismo, superação e manter o plano enquanto estiver dando certo, sem sabotagens ou atalhos, sem desculpas e sem remorsos.
Tanto a dieta para emagrecer tem seus princípios gerais, os quais eu chamo de “core” e tem as “modinhas”. O paralelo é bem fácil de fazer, olha só as modinhas pra emagrecer:
“Dieta do chá, dieta da banana, dieta dos 15 dias, dieta da sôpa, dieta da proteína, dieta dos vegetais, herbalife, dieta do miojo, dieta do glúten”etc etc etc… interessante é que ninguém consegue seguir isso por anos a fio para manter a forma e não continuar emagrecendo ou senão sabotar o plano e ir pro rodízio de pizza e dane-se tudo”.
Então quais os princípios gerais disso tudo: FOCO, DEDICAÇÃO, RENÚNCIA, PACIÊNCIA, DISCIPLINA, PERSISTÊNCIA E INTELIGÊNCIA.
Não só pra ficar rico ou magro, mas para qualquer coisa que você queira chegar no futuro e se disponha de verdade a fazer.
Quase todo mundo sabe o que fazer para emagrecer, mas não emagrece. Por quê? Porque não seguem UM PLANO.
Quer um resultado? FAÇA UM PLANO, SIGA O PLANO.
Parece simples, mas não é. Apenas quatro palavras pra mudar a sua vida.
Brasileiro precisa aprender a ter foco nas coisas e se livrar dos ruídos, distrações e obstáculos inúteis que aparecem para tomar o tempo do seu dia e da sua atenção.
Quer emagrecer?
Ganhe músculos. Melhor alternativa, mais músculos, mais queima de calorias e mais metabolismo. Evite todas as cardio stuffs das academias e por aí, andar, correr, bicicleta ergométrica. Nada disso vai ser necessário, apenas malhe pesado e coma bem que você emagrece.
O que comer?
Coisas não processadas pela indústria em sua maioria. Se tem rótulo e foi processado é ruim pra você. Quanto mais natural até chegar na sua boca melhor. Tipo uma cenoura,  um brócolis, uma carne, um ovo, uma batata doce, um frango, uma fruta.
Suco de frutas, refrigerantes e etc… bebidas calóricas, apenas NÃO. Você não vai emagrecer bebendo calorias. E nem comendo pão, macarrão, pizza, molhos pesados, açucar (QUALQUER COISA DOCE) que tenha açucar vai fazer você emagrecer.
É MUITO MAIS FÁCIL NÃO ENGOLIR CALORIAS DO QUE SE LIVRAR DELAS.
É igual dinheiro. É MUITO MAIS FÁCIL NÃO GASTAR DINHEIRO DO QUE GANHAR. ÓBVIO!
A fatura do meu cartão dá R$5000,00 por mês, poderia dar 10 ou 15 mil, ou até mesmo R$20 mil, mas não dá! E tem gente igual a mim que dá! Então, onde pus o segredo? NÃO GASTAR!
Não complique sua vida mais do que já é. Evite comprar coisas inúteis, que praticamente são quase tudo que tem pra vender por aí.
COMO NÃO ENGORDAR? NÃO BEBER CALORIAS, NEM AÇUCAR, NÃO COMER LIXO INDUSTRIALIZADO.
Isso já é um excelente começo. Você consegue? Sua bebida é agua, barata e quase de graça.
COMO FICAR RICO?
NÃO GASTAR SEU SUADO DINHEIRO COM IDIOTICES OU COISAS, OBJETOS IDIOTAS E GRIFES SEJA LÁ DO QUE FOR (restaurante, carro, roupa, maquiagem, eletrônicos, lugares caros, viagens caras, etc…)
Quem é gordo e quer ficar magro TEM QUE PAGAR O PREÇO.
Quem é pobre e quer ficar rico TEM QUE PAGAR O PREÇO.
A ilusão do deslumbrado é que ele vai achar um atalho, que ele é o esperto que vai dar um jeito de chegar lá, fazendo menos e se dedicando MENOS do que os demais, NÃO VAI!
Atalho pra ficar rico só mega-sena, herança ou um casamento com um rico (mas tecnicamente não é você o rico e poderá deixar de ser depois que se separar, ademais ricos casam na maioria das vezes com outros ricos).
Atalho pra emagrecer? Bem, bem difícil, talvez uma doença grave que te faça perder uns 40kg de uma vez seja o caso, mas isso não é bem um atalho e sim uma queda de um penhasco e você pode inclusive morrer se for muito alto.
Legal Frugal, mas é só isso mesmo?
SIM!
Acha que é pouco?
Quer fórmula mágica?
DOIS POR CENTO AO MÊS?
Se existisse essa fórmula mesmo, por que alguém lhe daria?
Se fosse simples porque a maioria não chegaria lá?
Aliás, a MAIORIA das pessoas tem disciplina pra se dispor à alguma coisa?
Não tem. Por isso os resultados da maioria sempre serão medíocres, pegando qualquer civilização em qualquer lugar e tempo, a maioria sempre foi a mais indisciplinada para qualquer coisa. Isso é natural do ser humano, viver na média e não querer se destacar.
Talvez por medo, ou pela cultura, ou por desesperança mesmo, o que acho mesmo que não tem é INCAPACIDADE pura e plena, incapacidade mesmo quem tem é quem tem doença mental muito grave que afete a cognição de forma grave, só.
O rico e o pobre habitam dentro de você. Deixe o seu eu rico florescer. Você pode achar que é piada um cara falar assim “é questão de mentalidade” (eu já pensei que fosse piada um dia) mas não é.
Quando você é pobre, você fica justificando e dando desculpas do tipo:
“esse aí teve ajuda do pai, ou do colégio, ou do avô, ou dos amigos, ou da esposa”… sei lá.
“esse aí deu sorte, esse aí é ladrão, esse aí deu um golpe nos amigos, esse aí deu golpe na família, esse aí pegou uma oportunidade ÚNICA..”
Desculpas, desculpas e mais desculpas. Pare de se dar desculpas ou de arrumar justificativas para os outros. Trabalhe em você.
Eu acho que a maioria das pessoas é capaz sim. Conhecemos várias histórias de superação de pessoas que mesmo sem base familiar ou de educação ou financeira chegaram muito longe, então não tem desculpa, todo dia tem gente abaixo de você vencendo na vida e com futuros brilhantes à frente, enquanto você fica parado outros se mexem. Nesse exato momento está nascendo alguém numa favela ou tá estudando num colégio num bairro bem pobre HOJE que vai ser melhor e maior do que você (e de mim) daqui a 25 anos.
Não tenho dúvidas. Quem pode comer, dormir, estudar e ter um computador com acesso à internet tem literalmente o mundo nas suas mãos e milhões de oportunidades de aprender, evoluir e crescer.
Monte seu plano, siga seu plano, persista no seu caminho, trabalhe, poupe, invista, aprenda, leia, trabalhe mais, economize mais, estude mais, dedique-se mais e tudo acontece, é questão de preparo e tempo.

Se quiser ler um excelente livro que vai lhe ajuda bastante nisso, veja aqui: http://frugalsimples.blogspot.com/2017/04/seu-dinheiro-ou-sua-vida-o-melhor-livro.html
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade