Comprando uma ação no exterior: Google

Olá meus amigos!

Hoje comprei Google. 

Sou um fanboy do Google desde sempre. Pra mim, o Google não é uma empresa normal. É uma ótima empresa.
"O Google não é uma empresa convencional. Nós não pretendemos ser uma. " 
Carta original dos fundadores do Google, há 11 anos.
Eu sei, eu sei ... toneladas de analistas dizendo "Google é caro". 
Sim, todo mundo sabe...
MAS, eu acredito em sua criatividade, sua capacidade de inovar, de produzir algo útil e sua visão sobre o futuro.
Você pode ver alguns dados do Google aqui:  https://www.morningstar.com/stocks/XNAS/GOOGL/quote.html
Em primeiro lugar: o Google não paga dividendos. Ponto pro Google. 
Segundo: o Google é uma empresa global. Sim, sabemos que o Google não opera na China. 
Terceiro: Não podemos avaliar uma ação de tecnologia como o Google usando óculos para vê-la como uma empresa industrial nos anos 40 como Ben Graham escreveu. Por quê? Porque o Google é uma operação muito complexa entre países, dispositivos e governos.
Quarto: Comprando o Google você está colocando seus investimentos no coração do Vale do Silício.
Vamos apenas ver algumas finanças:
Banco de dados do Google 
Verifique o fluxo de caixa livre (última linha) ... Eu acho que este é o melhor dado (para mim).
P / L  = 30 
P / VPA = 4,2 (caro)
Não pra mim.
Se você comprar um US Treasure Bond 30y você vai pagar um P / L = 70. 
Isso é duas vezes caro do que o Google. 
Eu vi o Google crescer todos esses anos e decidi participar da festa, antes que seja tarde demais.
Então, por que eu comprei Google?
Google não é apenas uma empresa, o Google é uma parte de sua mente. 
Todo mundo usa o google TODOS OS DIAS, O DIA TODO. 
Lembra-me Buffet. 
Buffet é o cara. Buffet disse que não compra uma empresa, ele compra um pedaço de sua mente, como Coca-Cola, American Express, Apple ou Wells Fargo.
Você se lembra de todas as empresas e serviços do Google, não é? Vamos lembrar através da Google Timeline: 


Eu poderia dizer que o Google dispensa apresentações. Você deve saber por quê. 
Além disso, o Google tem receitas em muitos países. 
Comprei apenas 4 ações a U$ 839 cada, só pra ir colocando meus pés na água.
No meu planejamento para a aposentadoria acho que o Google vai cair muito bem.

É isso pessoal, 
Frugal.

Comentários

  1. Se você considerar que google é uma empresa de inovação com produtos inovadores e até mesmo carros autônomos etc vai achar barato comprar google com PL de 30 se tudo der certo daqui alguns anos ou décadas.

    O mesmo não se pode dizer das empresas tupiniquins!
    Comprar uma empresa com PL 30 no Brasil se não for small caps ou Mid cap é pedir para perder dinheiro.


    ResponderExcluir
  2. Google cairia muito bem na minha carteira também.
    Baita empresa!

    ResponderExcluir
  3. Frugal,

    Excelente!

    No começo o Google faria parte da minha carteira de ações global, porém, refleti melhor e decidi ficar com a Microsoft no lugar dela...

    O fato é que ambas as empresas são excelentes, e certamente trarão muitas alegrias para nós, certo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Livr3!

      Sim MSFT é muito boa também.
      Tem muita empresa boa pra comprar na NYSE.
      Como meu foco é ETF decidi por enquanto abrir essa exceção pro Google e estou pensando em abrir outra exceção que seria a Black Rocks, ambas são globais, até pq pra complementar a minha carteira de ações no Brasil já que vendi algumas.

      Acho que considerar PL pra Google é muito errado, considerando o fluxo de caixa a empresa vai mt bem. Melhor colocar um pé pra não se arrepender depois!

      Abraço!

      Excluir
    2. Frugal,

      Verdade, o Google é uma empresa como a Cielo, guardadas as devidas proporções, é claro.

      Ambas são criativas, dinâmicas e inovadoras!

      Abraços.

      Excluir
  4. Vou dar uma estudada na Google, estou avaliando adicionar outras empresas dos USA na minha carteira.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda