Como saber onde um fundo investe no Brasil

Acredito que boa parte das pessoas que investem em ações no Brasil o fazem por meio de fundos. E infelizmente a grande maioria dessa maioria o faz por fundos de bancões (BB, Itaú, Santander, Caixa, Bradesco).
O brasileiro ainda não aprendeu que investir por bancão é muito caro e ineficaz, as taxas são muito altas e a carteira dos fundos de bancões são sofríveis (alguns tem fundos que investem apenas em Petrolixo e Vale, e pasmem, cobram 2% ao ano pra isso, fora outras taxas). Se você investe apenas por bancão faça a gentileza de abrir conta em uma corretora grande como a XP, Rico, Agora, Clear, Easyinvest ou algo assim. FUJA DE INVESTIR por bancos se quiser preservar o seu dinheiro.
Esse post é de utilidade pública, então aqui vai como consultar onde um fundo investe (alguns são sigilosos, outros liberam as informações pra CVM depois de 6 meses). Para consultar o FUNDO que quer ver, clique no link abaixo. Escreva o CNPJ do fundo ou o nome do fundo para completar a pesquisa. Clique na caixinha verde no centro da tela para digitar.
Pra você ter uma idéia, vi uma propaganda do Fundo Verde no Bastter. A Verde é um asset muito bom e com fundos que bombaram muito  ultimamente, mas vamos ver de perto onde o fundo  VERDE AM ICATU PREVIDENCIA FIC FIM PREV investe? Depois de achar o fundo clique em “Composição da carteira”.
screenshot-2016-09-08-09-41-28screenshot-2016-09-08-09-41-04
Vejam amigos, você tem um “cheirinho” de lojas Americanas no fundo. Depois você tem 6 + 18 + 60 + 7,3% = 91,3% apenas em títulos do Tesouro Direto. Vale a pena pagar pra alguém comprar Tesouro Direto pra você quando na verdade você mesmo poderia fazer isso em menos de 5 minutos? O fundo ICATU MASTER PREVIDENCIA citado lhe cobra incríveis 2% ao ano pra comprar Tesouro Direto pra você.
Entenda uma coisa, se você paga 2% ao ano de taxa de administração num fundo, isso quer dizer que em 10 anos, a administração terá comido 20% do patrimônio do fundo, do seu patrimônio. ISSO É MUITA COISA!!! MUITA, MUITA COISA!! Essas altas taxas me tiram do sério, uma taxa de 0,5% ao ano já seria caríssima. De verdade, não aceite nada acima de 0,5% ao ano. Não vale a pena. Em investimentos, CUSTOS IMPORTAM!

Vamos a outro exemplo:
Você cliente do Banco do Brasil entra no site e procura um fundo de ações para investir e se depara com isso:
BB AÇÕES BB FUNDO DE INVESTIMENTO
Esse é um fundo vendido e distribuído pelo Banco do Brasil, com TAXA DE ADMINISTRAÇÃO DE 1,5% AO ANO, o que significa 15% em dez anos.
Baseado nessa taxa ALTÍSSIMA em que eles investem?
screenshot-2016-09-08-09-57-23
Isso mesmo amigos, 99,76% do dinheiro do fundo está investido simplesmente em ações do próprio banco. O banco lhe cobra 15% do seu patrimônio em dez anos para investir nas próprias ações dele, quando na verdade você poderia se cadastrar em uma corretora independente e comprar diretamente essas ações BBAS3 por conta própria e assim economizar 15% do seu patrimônio em 10 anos investidos nesse fundo.
“Ah frugal mas isso aí tá tão na cara né?”
Pessoal, existem 175,7 milhões de reais investidos nesse fundo. Isso dá 2,6 milhões anuais de taxas pagas pelos cotistas ao banco. E esse dinheiro sai exatamente do bolso deles. DUZENTOS E DEZESSEIS MIL REAIS POR MÊS! Claro que para o BB isso é uma mixaria, mas pra VOCÊ é? Pra mim não.
Então, qual a mensagem desse post:
1 – Se quiser investir em algum fundo, pesquise primeiro onde ele investe no link que colei ali acima.
2 – Leia a lâmina do fundo e pesquise a taxa de administração do fundo. Pra mim QUALQUER COISA acima de 0,5% ao ano é CARÍSSIMA! Tem muita gente que por desinformação aceita pagar 2% ao ano ou até mais (É INACREDITÁVEL).
3 – Se quiser MESMO investir em ações, estude as empresas, monte sua carteira de ações (as empresas que pensa em comprar), ESTUDE uma ação por mês (por exemplo leia o balanço anual da empresa do ano passado) e veja se vale a pena entrar na empresa.
4 – Fundos de RENDA FIXA, TODOS ELES, tem o “come cotas” da quadrilha estatal, que nada mais é do que o ROUBO de 15% do lucro do fundo a cada 6 meses. Isso mesmo, o governo vêm e ROUBA 15% dos lucros dos cotistas do fundo a cada semestre, lindo né?
5 – Evite fundos de RENDA FIXA pelos motivos acima. Caso queira investir na RENDA FIXA sem medo e sem come-cotas prefira o TESOURO SELIC que é um título bem conservador e tem liquidez diária. Você só precisa se cadastrar numa corretora de valores que lhe permita investir no Tesouro Direto.
6 – Caso você queira investir em ações mas não queira MESMO estudar, você pode optar por comprar um ETF que nada mais é do que um pacotão de ações e com uma taxa bem barata como por exemplo o PIB11 que é vendido pelo Itaú. Confira aqui sobre ele nesse link: ETF PIBB11 Esse ETF acompanha o índice IbrX50 que negocia as 50 principais empresas e mais líquidas da bolsa de valores brasileira. No geral ele acompanha todo o mercado de ações de uma vez só.
Ficam aqui essas dicas preciosíssimas.


Grande abraço e bons investimentos,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda