Como iniciar a sua vida financeira

Viva a Liberdade! Viva o capitalismo!
Vida Financeira – Esse é o tipo de coisa que quase ninguém nos ensina, nem mesmo nossos pais, e ainda mais se eles tiverem renda baixa. A minha situação acho que é a da maioria esmagadora das pessoas da minha idade que nasceram entre 1980-1985, filhos de pais com pouco estudo e neto de agricultores ou pessoas vindas do interior. Esse tipo de pessoa vive o dia após dia, sem muitos estudos ou preocupações com um futuro longíquo, tenho a impressão de que naquela época a vida era mais fácil, as pessoas e as famílias se ajudavam mais e o governo roubava menos em termos de impostos, pra você ter uma idéia na década de 80 o governo só levava 20% do PIB brasileiro para o bolso dele, hoje em dia beiramos os 50% e continua subindo mais a carga de impostos.
De fato nunca tive aula de Finanças em nenhum colégio, nem na faculdade (minha área é saúde) – nem mesmo foi oferecido algo do tipo nem como matéria opcional. Ninguém da Matrix quer ensinar finanças pra você, no máximo ensinam “finanças pessoais” seja lá o que isso for, acho o tema muito básico e muita coisa de receita de bolo tipo “quebre seu cartão de crédito, pague a fatura toda, não peça empréstimos no banco”, pessoal sinceramente isso é muito mais do que o básico. Se a pessoa não entender o que é o dinheiro ela vai ficar perdida pra sempre.
Você tem que vencer o sistema de forma filosófica, tem que entender como o sistema opera e tem que aprender a ser um operário do sistema e não apenas um peão no tabuleiro do xadrez ou uma engrenagem do relógio. Reflita sobre o seu ambiente. Pense nas casas das pessoas. Pense em como elas compram as casas, os carros, os móveis, pense em como vivem uma vida de consumismo vazia, do dinheiro jogado no lixo em restaurantes e baladas.
Por que você acha que as pessoas adoram trocar os móveis pra impressionar vizinhos e amigos? Eu realmente não faço idéia, eu não sou minhas coisas, elas não tem nada a ver comigo. Esses dias um amigo meu me falou que está gastando R$40 mil pra “automatizar” a casa dele, eu nem sabia o que era isso, ele me explicou que vão colocar um iPad na parede onde ele aperta e assim apaga e acende a luz, e ele também pode ir ligando o ar condicionado ANTES de chegar em casa, ou pode ligar a banheira de água quente ANTES de chegar em casa. Os olhos dele chega brilhavam. Disse que quando terminassee a obra ia me chamar lá pra ver (também depois de gastar 40k e ninguém ver é dose né? Sinceramente, eu não pude deixar de transparecer que isso não me animava nem um pouco a mais do que antigamente.
Você percebe onde vai dar tudo isso? O cara vai ter que trabalhar 2 meses inteiros do ano dele apenas pra pagar essa firula de luz e iPad pra ter uma casa mais colorida e tecnológica, podendo colocar esses 40 mil no tesouro direto e garantir uma aposentadoria melhor a partir de 2035. Vejam a vida é feita de escolhas. Se você escolhe trabalhar mais para SE ENTUPIR de COISAS, ficar TROCANDO CARRO feito um idiota apenas porque o seu carro “ficou velho”, “vai começar a dar problema”, é sério que você cai nessa conversinha de vendedor de carro? Você não percebe que vai trocando a sua juventude por coisas? O bem mais precioso da sua vida é o seu tempo. Daí se muda pra uma casa grande, enche todos os cômodos de troços, se financia lá nas casas Bahia, ganha um carnê de prestação da nova SUPER TV de 50 polegadas (duas ou mais, tem gente que coloca UMA TV POR CÔMODO!), do Home-Theater, daquele frigobar chique pra colocar no quarto, agora também tem uma frescura de gastar dinheiro com vinhos e queijos e ser apreciador de cerveja gourmet ou dar 25 reais numa long neck de cerveja búlgara que na Bulgária custa 50 centavos de Euro. Tem lógica isso?
PRA QUE SE ENTUPIR DE COISAS CARAS? VOCÊ NÃO É SUAS COISAS!
VOCÊ NÃO É SEU CARRO, SUA CASA, SUA ROUPA, SEU RELÓGIO, SUA TV, SEU CACHORRO DE RAÇA. SUAS COISAS SÃO UMA COISA, VOCÊ É OUTRA COISA!
VOCÊ NÃO PERTENCE ÀS SUAS COISAS! O CONTRÁRIO É O REAL! NÃO SEJA REFÉM!
Você acha mesmo que vai chegar onde A MAIORIA nunca chegará, copiando eles? Comendo nos mesmos restaurantes? Comprando roupas e mais roupas com cartão de crédito em lojas de grife? Trocando de carro, comprando carro ZERO KM (essa não vou nem comentar)? Se todo mundo estivesse certo estariam todos ricos, certo? Fazendo viagens de bate e volta pro Chile e Argentina pra postar no Facelixo e Instalixo? Conheço gente que saiu daqui pra passar 4 dias em Paris e voltar. QUATRO DIAS NA FRANÇA, TRÊS NOITES!! Gastar 8 mil reais (um casal) pra dormir 3 dias num hotel em Paris e beber vinho (como se aqui não tivesse vinho também!). Se estivessem certos estariam vivendo de renda, certo? Se estivessem corretos viajariam pro feriadão sem data pra voltar, certo?
Você acha que vai ficar rico ou independente com 6 prestações de passagens aéreas no seu cartão financiadas em 6x sem juros? Quem você pensa que engana? Você veio pro mundo pra sustentar a indústria financeira dos juros, e pagar juros até em cima do pão com ovo que você come todo dia. O indivíduo é culpado. Todos são culpados individualmente. Se não existisse essa oferta toda de dinheiro os carros seriam mais baratos, as casas seriam mais baratas, as faculdades seriam mais baratas, TUDO! O problema é que a derrama de dinheiro fictício no sistema gera falsa riqueza e muita dívida, então tudo que você tem é financiado, desde a sua meia financiada na Renner até sua casa (em 30 anos) e seu carro (em 5 anos) – [e que você trocará ANTES de terminar de pagar]. É tudo loucura amigos.
Vocês tem que se afastar da Matrix. A Matrix é juros. A Matrix é consumismo, é bugiganga, é fatura de barzinho, é presente caro pros familiares, é falta de reserva financeira, é pagar parte de fatura de cartão para uma vida acima do seu padrão. Eu lhe digo uma coisa, ou você abaixa seu padrão de vida agora, ou você está morto. Eu consigo viver com 30% do que eu ganho e vou diminuir ainda mais. E NÃO VENHA ME DIZER QUE GANHO MUITO. NUNCA FOI ISSO.
Meus amigos, tem gente na minha mesma função que trabalha há 20 anos onde estou E ESTÁ ME PEDINDO DINHEIRO EMPRESTADO! Você percebe? Já me deu um desespero isso, passei noites em claro. Como assim? Foi pra isso que cheguei até aqui? Daqui a 25 anos depois de MUITO TRABALHO vou ficar pedindo dinheiro emprestado pro solteiro novato QUE ACABOU DE ENTRAR NA EMPRESA? E não é apenas UMA PESSOA, SÃO VÁRIAS!
QUAL É!?
Se você não se virar, vai passar mal ganhando 2 mil reais por mês, 5 mil, 10 mil, 15 mil ou 20 mil. Sempre você vai querer subir o padrão de vida feito um retardado, numa espiral que não acaba nunca, essa é a verdadeira inflação do lifestyle!
GANHAR UM POUCO DE DINHEIRO A MAIS POR MÊS NÃO VAI RESOLVER PROBLEMA NENHUM. O PROBLEMA ESTÁ DENTRO DA SUA CABEÇA ENTENDEU?
SE VOCÊ ACHA QUE UM AUMENTO DE SALÁRIO RESOLVERIA A SUA VIDA, VOCÊ ESTÁ ABSOLUTAMENTE EQUIVOCADO!
Vai comprar uma camisa de grife de 200 reais? Não combina com cinto lixo né? Compra um cinto de 200 reais. Não combina com relógio lixo né? Compra um relógio de 2000 reais e com a calça de 450 reais. Esse conjunto todo não combina com um celular normal que liga e tem despertador, tem que ser iPhone 6s BIG EXTRA PLUS. Agora me diga se com tudo isso você chega num Honda Civic ano 2000 que custa 11 mil reais (mas que é melhor do que um Palio ou Gol novo). Claro que não, né? Se vai andar bonito pede carro bonito também, manda ae um Corolla 2017 (mesmo que ainda estivermos em 2016) quem se importa? Agora você andando alinhando e de carro ZERO não vai morar em qualquer muquifo né? Então ou você aluga um ap decente no bairro da patriotada ou então se financia lá na Caixa em 30 anos e reza toda noite pra não ser demitido e pagar tudo isso ou se você for funcionário público vai ter que chorar todo ano em greve e torcer pro presidente autorizar aumento pelo menos igual à inflação (porque acima da inflação só Juiz e deputado né?)
Fala sério – se você é funça e não poupa, nem investe ou aporta tenho mesmo muita pena de você, embora você não vá morrer de fome pode ter quedas significativas no seu padrão de vida ao longo dos anos. E se você trabalha no setor privado assim como eu e não poupa e nem aporta – VOCÊ É REALMENTE UM KAMIKAZE, e dos bons. A inconsequência tem um PREÇO ABSURDO! E NEM SEMPRE VOCÊ VAI CONSEGUIR PAGAR . Você não tem a mínima idéia do que tá fazendo na verdade, e é sério, não se orgulhe disso, um dia o tombo vem, e com ele vai embora sua família, sua esposa/esposo, a vergonha vem, a baixa auto estima, os vícios, os crimes, a separação e aí você fica perdido mesmo na vida. Imaginou ficar 12 meses desempregado? E quanto a 24 meses desempregado? Que beleza hein?
Aprender finanças, ler livros e blogs, trabalhar, economizar, aportar, investir, se interessar, não é utilitarismo, não é ir ali pescar, as pessoas não dão importância adequada ao tema porque elas realmente são loucas e não sabem, vivem no fio da navalha, a mercê do destino, dos dias, do tempo, da vontade dos outros e ao sabor do humor do patrão ou da economia. Se você chegou até aqui, PARABÉNS, lhe garanto que está melhor do que 90% da população brasileira.
A sua vida financeira começa quando você sabe o que você é e aonde quer chegar e começa a trabalhar e mudar o seu estilo de vida em razão disso, traçar e seguir um plano, uma estratégia coordenada e pensada para atingir um fim, é como se fosse uma batalha de guerra, uma operação militar, coloque seu exército em campo e siga em frente sem olhar pra trás, o que passou passou, agora é hora de aprender e crescer em todos os sentidos e ser uma pessoa melhor, mais preparada, mais justa e mais honesta, trabalhadora e REALISTA. É assim que se começa, com os DOIS PÉS NO CHÃO e a cabeça no lugar.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Busquei esse artigo e cara, que tapa na cara de muita gente! Parabéns! Falo isso todos os dias para muitas pessoas do meu convívio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda