Como eu faço pra me aposentar

Ficar contando dinheiro pra sempre? Não, obrigado.
Deixei o título do post sem interrogação e sem ponto final de propósito. Não para responder uma pergunta pronta para você  e nem apenas para explicar como EU estou fazendo para mim mesmo. Vamos falar um pouco sobre aposentadoria?
Quem se aposenta tranquilo no Brasil HOJE em dia?
Ex-presidentes da república, ex-senadores, ex-deputados federais, juízes, desembargadores, conselheiros de tribunais de justiça, ex-governadores, militares de alta patente(esses no futuro ninguém sabe, provável continuarem bem).
Como eu acho que nunca vou pertencer à esta casta superior dos olhos do Brahma brasileiro, tenho que me virar pra fazer a minha aposentadoria. O que sobra para o pobre trabalhador do setor privado? A porcaria do INSS e só. O INSS é uma fraude contra o trabalhador, é um esquema de Ponzi, uma pirâmide fajuta que é sustentada por quem trabalha. Você deposita dinheiro pra quem está dentro, na sua vez dentro vai ter que torcer pra ter jovens o suficiente trabalhando e pagando pra você. O teto do INSS fica cada dia mais lixo.
Veja o buraco que o INSS vai andando:
DATA – MÍNIMO – TETO – Relação – Min/max
01/01/2016 R$880,00 R$5.189,82 5,9
01/01/2015 R$788,00 R$4.663,75 5,9
01/01/2014 R$724,00 R$4.390,24 6,1
01/01/2013 R$678,00 R$4.159,00 6,1
01/01/2012 R$622,00 R$3.916,20 6,3
01/03/2011 R$545,00 R$3.691,74 6,8
01/01/2011 R$540,00 R$3.689,66 6,8
01/01/2010 R$510,00 R$3.467,40 6,8
01/02/2009 R$465,00 R$3.218,90 6,9
01/03/2008 R$415,00 R$3.038,99 7,3
01/04/2007 R$380,00 R$2.894,28 7,6
01/04/2006 R$350,00 R$2.801,56 8,0
01/05/2005 R$300,00 R$2.668,15 8,9
01/05/2004 R$260,00 R$2.508,72 9,6
01/04/2003 R$240,00 R$2.400,00 10,0
01/04/2002 R$200,00 R$1.561,56 7,8
01/04/2001 R$180,00 R$1.430,00 7,9
03/04/2000 R$151,00 R$1.328,25 8,8
01/05/1999 R$136,00 R$1.255,32 9,2
01/05/1998 R$130,00 R$1.200,00 9,2
01/05/1997 R$120,00 R$1.031,87 8,6
01/05/1996 R$112,00 R$957,56 8,5
01/05/1995 R$100,00 R$832,66 8,3
01/09/1994 R$70,00 R$582,66 8,3
01/07/1994 R$64,79 R$582,66 9,0
O teto do INSS só cai. Não estou dizendo que o INSS vai quebrar, que o mundo vai acabar, nada disso, que o Brasil vai ficar na luz de velas, NÃO! O INSS só vai lhe transformar num mendigo no longo prazo, só isso, mas quebrar, fechar as portas e dizer que acabou a festa, isso a quadrilha estatal NÃO VAI TER CORAGEM DE FAZER.
Em 1994 ele pagava 9x o valor do salário mínimo, hoje em dia paga apenas 5,4x o valor do salário mínimo. A idéia da quadrilha estatal é nivelar todo mundo por baixo, aumentando o valor do mínimo e diminuindo o teto. Daqui a 35 anos teremos legiões de velhos miseráveis pelas ruas sem ter dinheiro nem pra comprar remédio.
Nos EUA, um aposentado ganha U$ 800 mensais. É MENOS que o mínimo de lá. E olha que é o país mais rico do mundo, que mais produz bens e que tem mais empresas fodas. Se os EUA que são um país fodão e com pessoas bem educadas estão mal, imagine nós:
main_overall
Portanto se você trabalha na iniciativa privada, se prepare pra construir sua própria aposentadoria. Se você é funcionário público fora da alta casta, as notícias pra você são bem ruins também.
Alguns conceitos básicos:
VGBL e PGBL são lixo, nem com seu patrão contribuindo não é vantagem, não adianta chorar, seu dinheiro ali vai virar pó. Esperar que um banco lhe aposente? Cair no conto do vigário da simulação do gerente no PC? Você já está bem crescidinho para isso. Dito isto não precisam se preocupar em aposentadoria PRIVADA, fala SÉRIO.
Para funcionários de estados e de municípios: o futuro é tenebroso. Estados e municípios quebram ao bel-prazer dos comunistas que os governam, vão parcelar as aposentadorias, pagar quando quiserem, não pagar ou simplesmente fingir que os aposentados deles não existem.
Neste momento o RJ, o RS, o RN não tem dinheiro pra pagar os aposentados. No RN o governador raspou todo o dinheiro do fundo de aposentadoria dos servidores estaduais para pagar os servidores da ativa, lindo né? Pois é. De prefeitura então, não preciso nem comentar.
PARE DE ACREDITAR NO GOVERNO. Ponto final.
O governo não é a solução dos problemas, o governo É O PROBLEMA.
Depois de destruir o INSS, o PGBL, O VGBL, os estados, os municípios e o governo já me sinto bem melhor. Ufa! Destrua suas ilusões dessas coisinhas acima.
aposentados-jpg
Fundos de previdência de empresas estatais como Petrobrás, Correios, Elétricas e sei lá o quê? Fumo né? O Postalis perdeu 98% do valor do fundo comprando títulos da VENEZUELA, sim você leu correto, VENEZUELA. A corrupção impera na diretoria desses fundos, compram lixos pra ganhar propinas. Não me venham falar nas mudanças de regras, ou condenar esse ou aquele governo.
TODOS OS GOVERNOS IRÃO FERRAR OS APOSENTADOS CADA VEZ MAIS. Não tem mágica, acabou o milho, acabou a pipoca. PÁREM DE SE ILUDIR.
Não precisa dizer que se metade da população brasileira está endividada, quase ninguém está poupando pra aposentadoria, segundo esse estudo, as mulheres poupam menos ainda:
gender
Link do estudo: http://time.com/money/4258451/retirement-savings-survey/
Entenda uma coisa, aposentadoria é coisa séria. Muito séria. Se você não aprender agora vai aprender quando tiver 82 anos e uma pneumonia leve.
Então como você, mero mortal pode fazer para se aposentar?
Bem, você vai ter que economizar a vida toda e ir comprando ativos aos poucos, como ensinou o Pai Rico.
ATIVOS: Coisas que colocam dinheiro no seu bolso.
Uma BMW é um ativo? Não. Um carro não coloca dinheiro no seu bolso, nem uma lancha, um jet ski, um ap de 2 milhões, um colar de ouro, um rolex, nada disso, exceto se você os alugar muito bem e conservar muito bem e torcer pra ninguém roubar ou destruir eles.
Então vamos lá, quais os ativos que você pode ir comprando AOS POUCOS para se aposentar?
Ações
Fundos imobiliários
Renda Fixa (para o longo prazo, preferência aqui é o Tesouro Direto IPCA+ sem cupons semestrais)
Imóveis para alugar (casas, kitnets, pontos comerciais)
Debêntures de longo prazo
Ações no exterior (stocks)
REITs (fundos imobiliários no exterior)
BONDs (títulos de renda fixa de governos e/ou empresas no exterior)
Negócio próprio para trabalhar ou arrendar
Montar empresa, ou comprar franquia, comércio e etc…
Essas coisas são instrumentos válidos e disponíveis para todos comprarem e utilizarem para se aposentar.
Você pode comprar um pouco de cada, a cada mês, e ir acumulando patrimônio sempre, enriquecendo lentamente e SE APOSENTANDO TODO DIA UM POUCO MAIS, até o dia em que estará 100% aposentado, com muitos rendimentos vindos de todos os lados, direto pra sua conta bancária. Sim isso é possível.
Entenda uma coisa, se você quer viver de sua própria renda, vai ter que ter um patrimônio alto (e vai morrer com o patrimônio alto) com rendimentos dignos que corrijam a inflação e lhe dêem um extra a mais todo mês. Como no Brasil a inflação é historicamente alta, isso é bem difícil, mas tenha em mente ganhar pelo menos igual ao CDI no mínimo para MANTER O VALOR DO PATRIMÔNIO e sobrar um pouco mais. Não se engane, investir para ganhar IGUAL AO CDI no Brasil é muito, muito difícil.
Para se proteger um pouco mais tente diversificar os seus ativos, não coloque tudo numa coisa só. A sua casa não é um investimento, você já sabe disso não é? Você vai ter que estudar os ativos que falei, aliar eles ao seu perfil e traçar um plano e seguir o plano, mudar o plano de vez em quando faz parte, pois com a idade, a família e etc, os valores vão mudando na sua cabeça.
Tem gente que tem 25 imóveis e está aposentado só com o aluguel deles, tem gente que tem 10 milhões na RF no bancão e está aposentado (MUITA gente mesmo). Tem gente que tem uns 3 comércios e fica lá passando o tempo trabalhando e conversando, com prazer e nem quer parar, enfim tem tudo que é jeito.
De tudo que coloquei ali em cima, até agora, só não tenho interesse em abrir franquia ou ter negócio próprio ou comércio, talvez um dia tenha, mas até hoje nunca, e no Brasil pior ainda. Você tem que ter um plano, SÉRIO, e tem que começar a aportar nos seus ativos, aportar e estudar e conhecer bem eles, isso é um dever seu e também é uma obrigação moral, cuidar do seu patrimônio, sua integridade e da sua família.
E você Frugal, qual o seu plano?
Bem eu tenho um plano e já o venho cumprindo aos poucos. Como eu já falei aqui, o meu plano é ter diversos ativos financeiros no Brasil e no exterior para me aposentar, além de que tenho um terreno num bairro bacana e penso em construir uns kitnets para alugar nele.
Atualmente já moro em ap e carro quitado, tenho quase 830k em ações no Brasil, então essa parte já está de bom tamanho. Pretendo aportar mais em RF e Fundos imobiliários em 2017 para equilibrar isso, ainda em 2016 quero começar paulatinamente a investir em ações no exterior e continuar ao longo de 2017 investindo em ações LÁ FORA. 
Então a primeira parte do meu plano inicial é ter um patrimônio bom em ações, fiis e renda fixa aqui no Brasil. Depois ir aumentando ações no exterior e comprar o terreno do lado do meu para aumentar o meu terreno.
Depois construir os kitinets e alugá-los. Juntando os aluguéis dos kitinets, o meu salário mensal, os proventos de fiis e ações daqui vou continuar aportando forte para aumentar muito a minha alocação na renda fixa aqui e também em fiis, e depois disso poder diminuir o meu ritmo de trabalho ou ir morar numa cidade que eu queria muito morar, ou então quem sabe até outro país. E aí trabalhar só por prazer e não por necessidade.
Quem sabe até montar um negócio colocando pouco do capital que possa perder sem grandes danos, isso num futuro distante (+ de 15 anos).
Minha saúde, carga de trabalho e capacidade de poupança hoje são altas pois não sou casado e não tenho filhos, então a hora é essa.
E você, já tem seu plano?


Abraço,
Frugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda