Como abrir uma conta na Interactive Brokers

Hoje o dia começou feliz com um email que recebi da Interactive Brokers me dizendo que a minha conta havia sido aprovada e também o depósito inicial havia sido compensado. Eu esperava e queria isso há muito tempo, há mais de dois anos pra falar a verdade, mas tudo tem a sua hora, não adianta colocar o carro na frente dos bois. Esse depósito inicial para brasileiros é de U$10 mil, é uma quantia e tanto, e que demora para ser juntada.
Por quê escolhi a IB para ser a minha corretora no exterior?
Bem, eu pesquisei MUITO, MUITO mesmo, li e mandei e-mail para diversas corretoras. A primeira foi a OCBC Securities em Cingapura, depois de meia dúzia de perguntas me dispensaram tranquilamente. A segunda que mais gostei foi a Just to trade nos EUA, eles abrem conta para brasileiros e o pessoal estava gostando do serviço (mas eles só tem negócios nos EUA mesmo).
Também a Charles Schwab nos EUA que é um banco e uma corretora ao mesmo tempo, oferece cartões, bons ETFs, conta bancária e corretagens baratas, uma boa pedida certamente, não me lembro se ela só vende ativos nos EUA, mas acho que sim. Depois estudei a Drive Wealth que parece ser muito boa e uma ótima opção para brasileiros, com site e app em português e também a possibilidade de comprar frações de ações e antigamente tinha opção de comprar por bitcoins.
O que me chamou a atenção em querer comprar por ela foi a possibilidade de ser tudo por bitcoins, fui estudar o tema mas não me apeteceu tanto, tinha spread pra comprar o bitcoin, tinha spread do real por dólar, eu não estava interessado em perder 1,5-2,5% em cada remessa de dinheiro, isso beira o absurdo financeiramente falando, você paga um dividendo ao contrário para mandar o dinheiro. A drive wealth ainda é uma corretora relativamente nova e certamente ainda tem muito a crescer.
Agora vamos falar sobre a Interactive Brokers (não estou sendo pago pra isso).
A IB tem muitos anos de mercado, quase três décadas se não me engano.
A IB tem uma plataforma que compra ações em muitas bolsas no mundo, talvez seja a corretora que lhe dê mais acesso, você poderá comprar ações diretamente na Alemanha, em Hong Kong, Cingapura, IRLANDA E LUXEMBURGO, Australia, China, França, Inglaterra, Japão, só pra citar, além de ações também poderá comprar REITS, títulos das dívidas desses países, BONDs corporativos, ETFs em vários mercados, índices CORE, e por aí vai, enfim, quando você abre o broker da IB, você se sente o George Soros.
A IB é uma empresa de capital aberto, suas ações estão listadas na NYSE, então sempre você vai poder acompanhar a saúde financeira da corretora vendo os balanços dela.
Eu não sei bem ao certo, mas pelo que li, nos EUA, não existe algo como a nossa CBLC que guarda a custódia e escritura as suas ações em seu nome, então lá quem faz esse trabalho e tem essa responsabilidade é a sua própria corretora, pra isso ela tem que ter algumas certificações, a IB tem (são duas), isso é um sinal de que é uma corretora séria e que a probabilidade de fraude fica um pouco diminuída.  É bom que algo bom esteja cuidando da custódia das suas ações.
O custo de manter a conta na IB é de U$10 mensais, com o plus da corretagem ser praticamente 1 dolar, e as corretagens são descontadas da mensalidade, então se eu fizer 3 ordens, vou pagar 3 dolares de corretagem e mais 7 para a mensalidade da corretora, nada mal, corretagem mais barata, inclusive do que a da Rico que eu uso aqui no Brasil.
O processo para abrir a conta é totalmente ON LINE, não precisa imprimir nada, nem mandar NADA pelos correios, você só precisa fazer o upload de seus documentos pessoais (passaporte e comprovante de endereço aqui do Brasil) e preencher os formulários e responder tudo on-line. Não é tão rápido, mas umas duas horas de PC você resolve.
Confesso que dá um certo “medo” de mandar o dinheiro pra fora e comprar ações lá, mas isso tem que ser superado, é preciso desbravar novos mundo, não acho que valha a pena passar a vida toda investindo apenas no Brasil, em reais, e ficando vítima dos desmandos monetários e políticos que nos assolam desde o descobrimento.
Temos muitas empresas boas lá fora, muitas mesmo, tipo Google, Loreal, Berkshire, Apple, Johnson e Johnson e infinitas outras.
Agora você reparou que coloquei em azul e negrito Irlanda e Luxemburgo? Vou explicar.
A iShares tem centenas de produtos baseados lá. Esses produtos só pagam 15% de IR para os ativos baseados nos EUA e ainda reinvestem automaticamente os dividendos e não pagam distribuição, sendo assim o yield é zero mesmo.
Acho uma boa estratégia para quem está investindo no longo prazo morando no Brasil, e é por aí que vou começar até me sentir bem para fazer outras coisas, mas por enquanto é isso. A vontade de fazer um pick stocking é imensa de fato, e posso até fazer algum picking de vez em quando, mas não é essa a minha meta inicialmente e estou bem com isso.
O site da iShares UK para estudar os produtos que eles oferecem é esse:
O site da Interactive Brokers é esse:
Depois que eu fizer as primeiras compras vou postar aqui tudo, e a carteira também.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Oi Frugal, muito úteis seus comentários, obrigado. É verdade que a IB fornece um cartão de débito internacional?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Frugal! Tudo bem?

    Acabei de abrir conta na IB para operar ETFs irlandeses de acumulação. Apesar deste instrumento não estar sujeito à legislação tributária dos EUA, pelo fato da Interactive Brokers ser dos EUA, o investidor poderia ter que se sujeitar às leis do EUA sobre tributos mesmo tendo os ETFs da Irlanda?

    Não encontrei resposta para esta indagação na Internet.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem? Com relação aos ETFs irlandeses, sabe me dizer como se dá a questão sucessória? Se há imposto e qual é a burocracia envolvida? Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade