Ativos que invisto no exterior: Berkshire Hathaway

Esse é o site da Berkshire, um dos mais simples que já vi, parece que foi feito por um aluno da quinta série, só que no site deles tem TUDO o que você precisa saber sobre a empresa.
Engraçado, quem sou eu para analisar a Berskhire? Existem centenas de análises por aí na internet, mas resolvi fazer a minha também, afinal de contas, nem sei se confio nas análises dos outros e nem com quais intenções elas foram feitas, Wall Street não é para qualquer um. O que eu poderia dizer na minha visão de um brasileiro comprando Berkshire?
Bem, é uma empresa de crescimento, que existe desde 1889 e que consistentemente vem crescendo e aumentando seus lucros, sem distribuir dividendos. Segundo o próprio Buffet, nem há A MENOR previsão de distribuir dividendos, o que é ótimo.
É uma das maiores empresas dos EUA, com valor de mercado de 391 bilhões de dólares. Uma única ação BRK A está custando 215 mil dolares. Essas ações podem ser divididas em um lote de 1500 ações BRK B e assim quem tinha BRK A podia transformar elas e vender um pouco, eu acabei comprando a BRK B de alguém.
Atualmente a Berkshire é formada por 64 empresas diferentes, ou seja, ela é uma megaholding, comprando ela você está diversificando em 64 empresas americanas e globais (isso já é mais do que o dobro de empresas que tenho no Brasil), são elas:
Acme Brick CompanyH.H. Brown Shoe Group
Applied UnderwritersHomeServices of America
Ben Bridge JewelerInternational Dairy Queen, Inc.
Benjamin Moore & Co.IMC International Metalworking Companies
Berkshire Hathaway AutomotiveJohns Manville
Berkshire Hathaway Energy CompanyJordan’s Furniture
Berkshire Hathaway GUARD Insurance CompaniesJustin Brands
Berkshire Hathaway Homestate CompaniesKraft Heinz
Berkshire Hathaway Specialty InsuranceLarson-Juhl
BH Media GroupLouis – Motorcycle & Leisure
BoatU.S.Lubrizol Corporation
Borsheims Fine JewelryMarmon Holdings, Inc.
BrooksMcLane Company
Buffalo NEWS, Buffalo NYMedPro Group
BNSFMiTek Inc.
Business WireNational Indemnity Company
Central States Indemnity CompanyNebraska Furniture Mart
Charter BrokerageNetJets®
Clayton HomesOriental Trading Company
CORT Business ServicesPampered Chef®
CTB Inc.Precision Castparts Corp.
DuracellPrecision Steel Warehouse, Inc.
Fechheimer Brothers CompanyRC Willey Home Furnishings
FlightSafetyRichline Group
Forest RiverScott Fetzer Companies
Fruit of the Loom CompaniesSee’s Candies
Garan IncorporatedShaw Industries
Gateway Underwriters AgencyStar Furniture
GEICO Auto InsuranceTTI, Inc.
General ReUnited States Liability Insurance Group
Helzberg DiamondsXTRA Corporation
Obviamente a proporção não é igual, para saber as proporções tem que dar uma pesquisada a mais, veja:
screenshot-2016-10-24-17-10-38screenshot-2016-10-24-17-10-46
Se você for pegar as 5 primeiras empresas de maior peso já vai dar quase 50% do peso da Berkshire: Kraft, Wells Fargo, Coca Cola, IBM e AMEX. A Kraft Heinz tem participação pesada do Jorge Paulo Lemann.
Pessoalmente gosto de todas essas cinco empresas, certo que Coca Cola e AMEX já tiveram seu apogeu, mas mesmo assim são monstros ainda, assim como o Wells Fargo que é um dos maiores bancos dos EUA, que já está praticamente recuperado da crise de 2008.
Pra variar, pessoalmente gosto muito do setor de seguros, tanto é que tenho posição grande em Porto Seguro e Banco do Brasil Seguridade. Então iria cair bem também uma seguradora de renome nos EUA.
O pessoal se preocupa muito com a morte de Buffet e o que vai ser da Berkshire depois dele, mas ele mesmo já falou que treinou a equipe de sucessores, que a expectativa de lucros futuros é de subir em média 10% ao ano nos próximos dez anos, independente dele, veja que a empresa tem mais de 50 anos e já está bem madura.
Acho que ela está um pouco concentrada no setor financeiro, que não é um dos mais lucrativos nos EUA, mas os diretores da Berkshire devem ter suas razões para isso, por setor ela está assim:
screenshot-2016-10-24-17-15-48
Gosto da parte de consumer staples, que é consumo básico. Sinto falta de uma unilever, ou uma Johnson & Johnson no pacote, mas isso posso comprar por fora se quiser. Lembre que a Berkshire é uma empresa tradicional do setor de seguros e seguros dá muito dinheiro, ainda pela questão atuarial que é uma ciência muito complexa e que considera tudo, investindo o dinheiro dos usuários, e paga depois que já recebe muitos juros e retornos dos investimentos.
Também além de seguros ela é líder em resseguros, de vida, de saúde, opera ferrovias, distribui e gera energia solar, eólica, nuclear, de carvão, é muita coisa pra falar de verdade, não cabe aqui, ela também atua no setor de tintas, solventes, jornais, ferramentas diversas, jóias, baterias alcalinas, utilidades do lar em geral, relógios, coisas de consumo, de fato.
A Berkshire não vende promessas, vende coisas que as pessoas usam e compram todos os dias desde a década de 60. A empresa foi fundada em 1889 como uma fábrica têxtil mas há muito tempo não é mais.
Agora vamos para uma análise da rentabilidade passada da Berkshire comparando com o SP500:
screenshot-2016-10-24-17-21-20
Ou seja, de 1965-2015 o ganho anual foi de 19,2% anualizado. Quando o índice cai, a Berkshire cai muito menos, e quando ele sobe, ela sobe muito mais. A Berkshire consegue ser sozinho o All-in de muita gente, muita mesmo.
Chamam de o portfolio de uma empresa só. Veja os anos ruins da empresa (entre parenteses) 2001 e 2008, anos de CRISE geral nos mercados, a primeira da bolha .COM e a outra depois da crise do subprime, fora esses dois anos, o resto foi de bons ganhos ou belos ganhos.
brk
Será que o velhinho manja dos paranauê?
Agora vamos para uma análise fundamentalista mais clássica:
Primeiramente baixe, leia e guarde esse relatório, é importante aprender esses conceitos para ser um investidor global.
Depois que você entender o CAPE e eu vou fazer um post só sobre isso (depois), vai poder comparar os vários mercados mundiais. Entenda o CAPE como sendo um PE melhorado, o nosso famoso P/L. O famoso prêmio nobel e professor de Yale Robert Schiller criou o CAPE para mensurar melhor o PE considerando o crescimento dos lucros das empresas e ponderando eles pela inflação.
O atual CAPE dos EUA está em 25,5, é um valor MUITO alto, a média é de 16,6 e a gente sabe que isso tende a voltar para a média. Trata-se mesmo de um belo pico nas ações da NYSE, talvez (só talvez mesmo, isso não tem explicação, isso não é ciência exata) por causa das baixas taxas de juros sendo pagas por bonds europeus e americanos, aí não tem jeito pro investidor, ou fica com o dinheiro em cash na mão ou vai ter que comprar ações/imóveis/REITs “caros” ou então migrar para mercados emergentes, se quiser arriscar pra ter algum lucro,  se não quiser vai ter que comprar bonds pagando 0%, ou de 1 a 2% ou mesmo negativos.
Enfim, por enquanto o mercado americano está muito caro, o próprio índice está com um PE maior do que muitas outras empresas boas, então isso não faz muito sentido para mim. Então apesar de não acreditar em timing, no momento acho melhor comprar Berkshire do que o próprio índice do SP500, e foi o que eu fiz.
Primeiramente vamos ver o gráfico dos últimos 10 anos da ação:
screenshot-2016-10-24-19-32-09
A ação subiu 115% nos últimos 10 anos, isso sem pagar dividendos para os acionistas, reinvestindo tudo e crescendo sempre, com pequenas variações, então vejo a empresa com bons olhos, lucros consistentes, dívida baixa, investimentos bons para crescer mais, crescimento dos lucros, boa gestão, nada de lucro que cai, sem surpresas, enfim, me passa uma relativa tranquilidade investir nela visando o longo prazo.
Margem operacional de 12% e ROE de 10% com uma dívida equilibrada também são bons para os fundamentos. O mais importante mesmo de fato, para mim é o crescimento consistente dos lucros e a dívida controlada.
screenshot-2016-10-24-19-30-03
Por esta pequena tabela vemos que o crescimento da receita nos últimos 10 anos foi de 8,40% ao ano, o ebitda cresceu 10,4%, assim como o lucro operacional crescendo 11,90% ao ano.  E agora indo para o último balanço retirado do site da empresa (cada quarter são 3 meses, cada ano tem 4 quarters) – a análise do segundo quarter é como se fosse uma meia análise anual, como você pode ver nenhuma surpresa.
Tudo isso para um PE de 14, num mercado de CAPE 25, acho que uma ação segura, de crescimento e com um PE desses está de bom tamanho por enquanto. A empresa continua investindo para crescer mais.
screenshot-2016-10-24-19-57-51
Para estudar a empresa utilizei os sites Morningstar, Gurufocus e o próprio site da Berkshire. Existem muito mais análises por aí para fazer um comparativo, mas nunca vi ninguém detonando a Berkshire. Então o que eu posso esperar dela? Crescimento consistente e tranquilidade. O aporte foi um tanto vultuoso, U$ 5k. O próximo aporte que também é um pouco vultuoso vai ser no ativo SWDA, e quando eu comprar eu coloco a análise aqui.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade