A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria (parte 2)

Bem, vamos lá, o post anterior foi muito filosófico e com pouca mão na massa. Como o Brasil é horrível na assessoria financeira achei dois sites diferentes e com duas calculadoras que se complementam, você pode ir lá e brincar a vontade com seus números, adaptando para a sua realidade. Primeiro use a calculadora do milhão para ver o montante total que você vai chegar, depois desconte 15% que vai ser o imposto (no caso de ser Tesouro Direto).
A segunda calculadora é a da TSR propriamente dita. Uma coisa boa é que você pode mesclar seus investimentos no longo prazo metade em dolar e metade em real, e ter uma renda nas duas moedas.
A saber, nos últimos 20 anos o retorno em percentual das duas bolsas (BOVESPA E NYSE) – o retorno do índice, foi basicamente 6% acima da inflação (legal saber disso né?), porém o SP500 teve esse retorno nos últimos 200 anos, em média, anualizado, 6,6% acima da inflação. Como a bovespa é bem mais nova e muito menor não dá pra saber. Para comprar ações no Brasil acho muito mais fácil BATER O ÍNDICE IBOVESPA, isso pra quem faz um Buy and Hold sem muita firula é relativamente fácil, pois aqui tem pouca empresa boa e o índice tá cheio de lixo dentro, por isso não adianta comprar ETF BOVA11 no Brasil, é muito pior, e nem paga dividendos pra você reinvestir.
Bater o SP500? Bem, 4% dos gestores profissionais fazem isso, NOS EUA. Entenda que o mercado dos EUA é 50% do mundo em volume de ações, são mais de 10.000 empresas e quase 5 IPOS por dia, POR DIA! Fazer um pick stock aqui pode ser empolgante e tal, mas seu resultado provavelmente vai ser igual à média, igual do ETF VOO ou do VTI, os dois maiores. Se comprar um ETF VOO ou VTI vai ficar na média do mercado, que 80% dos fundos também ficam, e pagando muito pouco de custódia e taxa (apenas 0,05% a.a a taxa do ETF.)
Seguindo, primeiro vamos calcular o valor total (as coisas estão em dolar mas vamos fingir que serão em reais, porque dá na mesma na matemática, para escrever mil em dolar use vírgula assim 1,000    – se você colocar 1.000 ele vai entender que é somente 1):
Primeiro vá nesse site: Calculadora do milhão
http://www.bankrate.com/calculators/savings/save-million-calculator.aspx
Depois vá nesse site: Calculadora TSR
https://retirementplans.vanguard.com/VGApp/pe/pubeducation/calculators/RetirementNestEggCalc.jsf
Vou colocar 3 cenários diferentes aqui para ilustrar da calculadora do milhão:
Exemplo 1:
Screenshot 2016-07-17 23.20.19
No exemplo 1 acima você começa aportando aos 30 anos de idade (é só pro exemplo, o que importa é o total que são 20 anos) e termina aos 50 anos. Ao final de 20 anos, investindo R$3 mil por mês e ganhando 6% acima da inflação (média da NYSE ou IBOVESPA ou mesmo os títulos IPCA+ do tesouro) você vai ter R$1.935.973. Ainda vai ser descontado 15% se você comprar de TD isso aí, se for em ações não vai ter esse desconto, ok? Isso tudo já é reinvestindo todos os dividendos. Particularmente não me agrada esse cenário para a LF. Nesse caso seria preferível adiar por mais uns 5 anos a IF pois o montante total está baixo. Arbitrariamente eu fixei minha META como R$ 3 milhões de reais em valores de hoje (JULHO/2016) para a LF. Então está bem abaixo da meta.
Exemplo 2:
Screenshot 2016-07-17 23.20.57
Aqui acima no exemplo 2, é uma pessoa que pode esperar mais, e só tem como aportar R$2 mil por mês, é uma média tranquila pra quem tem concurso público de nível superior, pequenos empresários e comerciantes e até mesmo profissionais liberais, ou qualquer pessoa que ganhe acima de R$5k e souber viver abaixo do padrão dá pra aportar 2K SIM! Então, aportou por 35 anos, R$2 mil mensal e aos 65 anos tem 5,5 milhões de patrimônio (na verdade ela já teria atingido os R$3 milhões que é a minha meta bem antes disso, veja que não é impossível como falam). Vejam que aqui o fator TEMPO E JUROS COMPOSTOS FOI REI!! Então não precisa ficar procurando milagre de CDB 120% do CDI ou ou debênture de IPCA + 10% que são tudo muito arriscado e vencem antes do prazo, fazendo você girar seu patrimonio. Não inventa, RF pra mim é Tesouro DIRETO. FIM.
Exemplo 3:
Screenshot 2016-07-17 23.21.33
Aqui é uma pessoa que fez um cálculo para 25 anos com aporte de R$2500 ao mês. Aos 55 anos ela conseguiu R$ 2.6 milhão o que é excelente. Quase perto da minha meta. Ela poderia chegar mais rápido se colocasse um pouco mais de dinheiro ou esperasse mais uns quatro anos, mas já deu para entender.
Exemplo 4 (aposentadoria precoce EXTREMA) – MINHA META.
PESSOALMENTE, QUERO ATINGIR MINHA LF AOS 40 anos. Comecei a investir aos 27 anos, então tenho um HORIZONTE DE APORTES DE APENAS 13 ANOS. Veja que como meus juros compostos e meu tempo são curtos o meu APORTE vai ter que ser sobrehumano, por isso que trabalho tanto e curto pouco (naquela idéia da MAtrix de curtir que já não estou nem aí, sinceramente o que eu CURTO MESMO é ver os dividendos entrando e o meu patrimônio crescendo, isso realmente me traz felicidade, sem desculpas, sem rodeios.
Screenshot 2016-07-17 23.38.19
Essa seria mais ou menos como ficaria minha meta, chegando quase aos R$ 3 milhões em 13 anos. O máximo que a calculadora desse site consegue chegar é R$ 10 mil mensal de aporte, e eu consigo aportar mais do que isso, então estou confortável dentro da minha meta, tem mês que chego a aportar R$15k, então MATEMATICAMENTE é perfeitamente factível a minha meta, tem seus riscos e pode dar errado algo na minha vida, mas por enquanto estou mantendo o curso. Ganhando 6% acima da inflação anualizado, meu plano é 60% ações, 20% RF (TD – IPCA+ 2024) e 20% FIIs diversificados. Isso na minha carteira brasileira. Também tenho uma carteira teórica mundial que já escolhi os ativos e na medida que for comprando vou divulgando aqui. A mundial está 60% stocks, 30% REITS e 10% BONDS de mercados emergentes e de países desenvolvidos também.
Então você pode entrar no site e ver a sua realidade. Se você não aporta muito calcule para 65 anos a idade final, que no seu caso será uma ajuda para a LF na aposentadoria normal, sem ser extremo. Na verdade isso é o que eu acho mais saudável e prudente fazer. Clica lá no link acima e faça, depois comenta aqui comigo.
Agora vamos para a segunda parte e a mais interessante do post, é o cálculo da TSR, o cálculo da PROBABILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DO SEU PORTFOLIO de ACORDO COM SUA TSR. Achei essa ferramenta no site da Vanguard que é a GESTORA QUE MAIS ADMIRO NO MUNDO. E vou fazer um post um dia só sobre ela, quem ficou curioso pode dar um Google e aprender tudo sobre ela e seu fundador o John Bogle.
Primeiro vamos ao exemplo 1:
a) assuma que vai morrer aos 90 anos ou 100 anos – decisão sua. Coloquei 90 anos para mim. Portanto dos 40 aos 90 anos são 50 anos vivendo de renda (ó maravilha hein?) E que difícil, vocês estão pensando que estou zoando né?
Screenshot 2016-07-17 23.54.22
Esse exemplo 1 é linkado ao exemplo 1 da calculadora lá em cima, tive que colocar 1.950.000 porque a calculadora não colocava o valor lá. A primeira linha da pergunta é algo assim: “Quantos anos você deseja que seu portfolio sobreviva?” Coloquei 40 anos pois 50 + 40 = 90. Coloquei 80% de ações e 20% de RF (Quanto mais RF vc colocar PIORES AS SUAS CHANCES), e eu considero fundos imobiliários como ações para esse exemplo, sei que não é correto, mas considerar como renda fixa acho bem pior, pena o site não ter opção de colocar REITS nesse campo, na verdade acho que fundo imobiliário vai performar no longo prazo num resultado intermediário entre ações e renda fixa. Probabilidade de SOBREVIVÊNCIA DO PORTFOLIO DE 83% com uma TSR de 4,1% (80 mil ao ano ou R$6.666,66 por mês) nada mal. Quanto mais você aumentar a TSR pior vai ser a taxa de sobrevivência, ÓBVIO! Então calcule tudo com a taxa de 4% apenas como exercício teórico. Essa é uma probabilidade bastante alta (São SIMULADOS mais de 5 mil cenários nesse cálculo da Vanguard!). Agora que você já entendeu a dinâmica da coisa da TSR (legal né?) vamos ao exemplo .
Exemplo 2:
Screenshot 2016-07-18 00.04.32
Poxa, esse aqui foi muito bom, o cara se aposentou de fato aos 65 anos anos com 5,5 milhões em patrimônio, com uma TSR de 4% pode retirar 220 mil por ano do portfolio – R$ 18300 por mês (dá pra viver bem né?) por mais 35 anos (para morrer aos 100 anos aqui) – Probabilidade de 88% de sobrevivência do portfólio até ele morrer aos 100 anos. SENSACIONAL, aportando apenas 2 mil por 35 anos. Acho que esse exemplo aqui é o MAIS REAL para muita gente que possa estar lendo aqui o blog. Um verdadeiro guia para seguir. A proporção de ações/RF continua sempre 80/20. Lembre-se que a melhor coisa pra lhe proteger no longo prazo são ações.
Vamos ao exemplo 3, que também achei muito legal, afinal de contas você vai estar com 55 anos e ainda vai poder VIAJAR MUITO e CURTIR MUITO A VIDA com sua LF! É um aporte maior R$2500 por 25 anos, algo mais difícil pra muita gente, mas tá valendo:
Screenshot 2016-07-18 00.11.35
Aqui coloquei vivendo até os 95 anos, sendo 40 anos apenas da renda do portfólio. Vai dar R$105 mil reais por ano, ou R$ 8750 por mês, um valor não tão alto nem tão baixo, mas não vai dar pra luxar muito com isso aí. Você viverá com 88% de probabilidade de seu portfolio sobreviver por 40 anos retirando isso aí mensal. Uma aposentadoria de fato aos 55 anos de idade, digna e justa após 25 anos de renúncias para aportar R$2500 por mês.
Agora vamos ao meu exemplo teórico 4, que é o da minha vida pessoal:
Screenshot 2016-07-18 00.10.28
Aqui eu me aposentando aos 40 anos, pra viver até os 90 anos (são 50 anos de retiradas – meio século) com os mesmos 80% em ações e 20% em RF, retirando 4% a.a dá 120 mil anual, ou R$10 mil por mês, com uma taxa de sobrevivência do portfólio calculada em 88% Acho prudente colocar algo maior do que 80% porque senão VAI QUE!!?? Né? Um excelente valor, considerando que já tenho casa própria quitada, carro próprio e também vou continuar trabalhando porém com carga horária bem mais reduzida, seria minha SEMI LF, talvez.
Agora para FINALIZAR O POST vou colocar meus dados reais, somando R$10 mil + R$ 5 mil de aporte em duas calculadoras diferentes pra dar os R$15 mil que fica mais perto da minha realidade e também vou considerar que já tenho 700k reais investidos que é quase o que eu tenho mesmo. Lembrando também que é quase certeza eu bater o IBOV sempre (eu sempre bati) até lá, então minha remuneração vai ser um pouco maior do que 6% a.a acima da inflação anualizada, serão três gráficos. Primeiro os da calculadora do milhão pra totalizar R$ 15.000 de aporte já tendo os 700k investidos:
Screenshot 2016-07-18 00.24.58Screenshot 2016-07-18 00.25.22
Uow! Eu não sei se somei errado, mas vocês podem me corrigir se estiver, somando os 700k que já tenho, com mais um aporte de 15k mensal a 6,0% REAIS acima da inflação vai dar R$5,5 milhões (somando os valores totais das duas figuras acima) daqui a 9 anos, quando eu tiver nos 40 anos. Nada mal, hein? Agora vamos colocar no cálculo da TSR a 4% por 50 anos (até eu fazer 90 anos):
Screenshot 2016-07-18 00.32.32
Quando coloquei 4% a TSR deu 82% a sobrevivência do portfolio, não gostei, diminui para 3.6% e ficou em 87% a taxa de sobrevivência do Portfolio. Veja que são 50 anos de retiradas! Isso é MEIO SÉCULO! Para dar R$200.ooo,oo anuais ou R$16.600 mensais. Achei um valor excelente, para viver um padrão de classe média alta em qualquer capital do Brasil dá tranquilo. Considerando que ainda vou trabalhar um pouco fica bom. E ainda que posso bater o IBOV histórico comprando apenas boas empresas (coisa que qualquer um com um mínimo de bom senso e análise fundamentalista pode fazer também, eu sou burro igual qualquer um). Esses 3.6% da minha TSR batem mais ou menos exatamente com o yield anual de uma carteira de ações bem diversificada. Gostei. É só gastar todos os dividendos e pronto.
P.S.: Em caso de crise sistêmica e baixa monstra da bolsa, o plano foi pro saco né?
Por isso que é bom aportar o máximo que puder, distribuir em fii, RF e ações. Talvez até um pouco de imóveis ou construir pra alugar e também fazer uma reserva em renda de moeda forte (Ações, REITS e bonds no exterior).
Vocês usaram as calculadores também? É muito legal. Tentem. Seria legal que vocês comentassem aqui o que deu nas suas simulações.
Espero que tenham entendido bem o conceito de TSR.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Muito obrigado pelas informações.Serao de grande valor p meus planos!
    Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda