A melhor ferramenta do InfoMoney

Mas nem tudo na vida tem um lado 100% ruim. Descobri uma coisa legal lá e que está me ajudando muito. É o acompanhamento de carteira. Você pode se cadastrar no Infomoney (apelidado carinhosamente de INFOMANADA) e colocar os seus ativos lá pra acompanhar os preços e variações de cotações do dia, do mês e do ano.

E assim quem sabe você terá mais dados de forma prática e resumida para lhe auxiliar nas tomadas de decisões de compras e de sequência nos seus investimentos. Por exemplo, cadastrei todos os ativos que eu já tenho em carteira (as minhas ações) e também cadastrei os meus FII (fundo imobiliário) que pretendo comprar.

Assim numa passada de olho posso ver quem caiu mais, quem subiu mais e quem ficou mais pra trás em tudo e quem sabe possa aportar mais nele.  Hoje refiz minhas contas e estou com rentabilidade de -18,94% em 30 meses de bovespa. Aqui vai o print que tirei do site da carteira que eu cadastrei lá, o que inclui minhas ações e meus (talvez) futuros FIIs.

Captura de Tela 2016-02-16 às 21.38.54
Captura de Tela 2016-02-16 às 21.39.14

Aqui a gente pode ver meus 47 ativos cadastrados. Claro que antes de comprar seus próximos ativos você vai lá e dá uma RE-estudada neles, lê o ultimo anual e o último release, lê os quadros do Bastter e tenta ver se o ativo ainda está com os fundamentos preservados, depois que você decidir comprar mais então OK.

À primeira vista pode parecer muita coisa, mas em meia hora você faz isso. Segundo passo, olhe pra essa sua carteira do INFOMANADA, gosto de olhar para a penúltima coluna, nela você vê a variação dos últimos 365 adias da cotação do ativo, eu procuro comprar o que caiu mais.
Vamos falar das ações:

BBAS caiu -39,61%, CMIG3 caiu -47,01%, QUAL3, SCAR3, SEER3 caíram 39% cada uma, CGRA3 caiu 40%, ou seja, pra quem faz o Buy and Hold dá pra se beneficiar um pouco dessa queda, porque você vai comprar um pouco mais de ações com o mesmo dinheiro - CERTIFIQUE-SE DE QUE O ATIVO NÃO PERDEU VALOR NOS SEUS FUNDAMENTOS - ISSO É MUITO IMPORTANTE!

Ex.: Por que o BANCO DO BRASIL perdeu 39% de seu valor nos últimos 365 dias? Não sei e não preciso saber, existem mil explicações de curto prazo e elas não me interessam, o Sr. Mercado é um ser BIPOLAR e MAU HUMORADO conforme nos ensinou Ben Graham, então tem dias que ele lhe vende ações baratas e tem dias que ele quer vender ações caras, então aprenda a conviver com ele.
Se o seu ativo TIVER VALOR E DER LUCRO, a COTAÇÃO dele vai SUBIR NO LONGO PRAZO, e isso é o que importa pra quem faz o BUY AND HOLD. Então minha próxima compra poderia ser BBAS3 e CMIG3. Se no próximo mês a coisa estivesse parecida com essa tabela eu poderia comprar QUAL3 e CGRA3, tranquilamente.

Em relação aos fundos imobiliários você também precisa dar uma estudada. Gosto muito do site fiis.com.br - Nele tem umas tabelas bem resumidas e legais pra ajudar, tem também o site do Tetzner, que tem que pagar muita coisa, mas tem algo grátis e que ajuda, fora o site do Bastter que tem mural e tabela de cada FII.

O cuidado com a desvalorização da cota dos FIIs é em você saber que teve inquilino que saiu e aumentou vacância, ou que um contrato vai vencer e um locatário não vai renovar, basicamente é isso, você tem que entender que a dinâmica dos prédios e escritórios mudam de acordo com as leis de mercado, vacância, economia, concorrência de salas e etc.

Desconfie quando a cota do FII cair muito pois isso é MENOS normal do que uma ação cair. FIIs tendem a ter cotações e proventos mais estáveis do que ações, mas o valor da cota pode variar também e muito! Desde a época do lançamento vários deles caíram muito o valor da cota em compensação o YIELD aumentou, e uma das principais razões de se investir em FIIs é para receber sua remuneração mensal dos aluguéis.

Próximo mês minha compra vai ser SÃO CARLOS (SCAR3) e vou falar mais sobre ela. Já vou adiantando que a empresa é do triunvirato Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira - os três donos da AMBEV, BURGUER KING, HEINZ e mais outras coisas que não lembro agora. Então com uma governança dessas não deve ser uma empresa ruim, certo?

Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade