A importância de reconhecer suas limitações

O que eu queria deixar bem claro aqui é que primeiramente TEMOS QUE SUPERAR os obstáculos que a vida colocou na nossa existência. Na verdade devemos usar nossas limitações para crescer e nos superar cada vez mais. A intenção não é fazer um post piegas, com aquela coisa bem batida de auto ajuda. Não existe VERGONHA nenhuma em reconhecer suas limitações, você só começa a melhorar num problema depois que o identifica de fato, sem rodeios ou desculpas. Use suas limitações para crescer, apenas isso.
Como eu falei, a internet democratiza o conhecimento, com a internet você é capaz de aprender muita coisa caso se dedique bastante, você aprende a lavar carro, a trocar o óleo do carro, a instalar som de carro, a fazer mecânica básica no carro (isso porque só estou falando de carro). Com a internet você aprende muitas línguas estrangeiras, embora eu ache que APENAS INGLÊS é suficiente, mas se aprender uma outra como espanhol ou francês podem ter certa utilidade um dia. 
Até estudar pro vestibular você consegue pela internet. Na minha época nem tinha isso, eram apenas livros que eu comprava no centro da cidade para estudar. Existem cursos on-line para muitas coisas, cozinha, jardinagem, horta, carpintaria, redação e a lista é infinita, é só você procurar o que você quiser. Eu já li isso por aqui e hoje em dia sou um dos maiores defensores dessa idéia:
QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA É UM COMPUTADOR COM INTERNET.
APRENDA A USAR O COMPUTADOR. APRENDA A USAR O COMPUTADOR.
APRENDA A USAR O COMPUTADOR.
Uma pessoa que tem o que comer, um lugar pra dormir, uma saúde razoável e um PC com internet, pode chegar muito longe e melhorar muito de vida. Coloque isso na sua cabeça. Apenas isso.
Não se limite à sua infância, não se limite ao seu colégio, colégios hoje em dia já ensinam coisas do passado, repetem conceitos ultrapassados, mesmo sendo bons colégios, não se limite aos seus pais (que provavelmente tiveram pais pobres e/ou analfabetos – seus avós, que muito provavelmente nasceram num Brasil rural), à sua família, não se limite ao seu grupo de amigos, não se limite ao seu bairro, à sua cidade, e nem mesmo à sua condição de ser brasileiro.
A internet é a expansão do nosso cérebro, da nossa pessoa física, da nossa energia mental, da fronteira dos nossos conhecimentos, dos nossos limites físicos, pessoais, sociais e genéticos. Você pode aprender a programar, a escrever melhor, pode criar um blog, pode aprender a desenhar, pode fazer cursos para virar escritor, tudo isso é infinito como já falei. Não desperdice o poder da internet em redes sociais. Eu já tive meus dias de RAIVA DA INTERNET, mas pensando bem – O PROBLEMA NUNCA FOI A INTERNET EM SI – O PROBLEMA ERA EU! A FORMA COMO EU USAVA A INTERNET. 
Agora vamos falar mais no que é mais importante.
Vamos falar um pouco de cada grupo de limitações e obstáculos que acontecem na vida:
Loteria Genética:
Aqui a vida vai definir se você vai ser alto, baixo, preto, branco, olho azul, verde ou castanho. Aqui a vida vai definir algumas doenças também, alguns tipos de câncer, pressão alta, diabetes, doenças da tireóide, obesidade, propensão a se viciar em drogas. Na loteria genética também vai entrar a sua beleza, que pode lhe ajudar ou lhe atrapalhar, mas não deve nunca lhe limitar, mesmo você sendo uma pessoa muito bonita ou muito feia não se acomode, trabalha para melhorar em outras coisas da sua vida.
É fato que a vida é mais fácil pra quem é mais bonito, mas apenas isso. Se você chegou na idade adulta, é porque já escapou de diversas doenças graves da infância como leucemia, má formação cardíaca ou renal, autismo e várias outras. Veja que a loteria genética pode ter lhe beneficiado e você nem se deu conta. Algumas pessoas já têm esses obstáculos para superar inicialmente.
Loteria do berço:
Aqui a família e a educação que você recebe ao longo de sua infância podem ajudar ou atrapalhar a sua vida, NÃO ACHE QUE SÃO DETERMINANTES, existem BILHÕES de pessoas que superaram uma infância difícil ou pais analfabetos, pais relapsos, pais que não incentivaram o estudo dos filhos, pais que os colocaram para trabalhar, pais que tiveram muitos outros filhos e não sobrou dinheiro para criar dignamente os outros (lembre-se que os filhos concorrem pelos mesmos recursos).
Existe um livro que se chama “O milionário mora ao lado”, nesse livro o autor constata que 85% de todos os milionários americanos são “self made millionaires” ou seja, criaram sua fortuna do ZERO, apenas 15% dos milionários americanos herdaram sua fortuna ou parte dela, lembrando que alguns desses destróem a fortuna que herdam.
Loteria da comunidade:
Entenda aqui a comunidade como as pessoas que lhe cercam e que você se comunica. Quando você é criança ou estudante não tem muito controle sobre as pessoas que vai se relacionar porque elas já estão ali do seu lado. Na medida que vai envelhecendo pode escolher melhor com quem se relaciona. Na sua adolescência você pode escolher ficar em casa estudando ou no meio da rua jogando bola com seus amigos.
Essa escolha pra mim começou muito cedo e já com 14 anos eu preferia ficar lendo livros em casa do que ficar nas ruas e nas calçadas conversando besteiras e “socializando” com meus amigos da rua, como eu morava num bairro pobre era assim que era, as crianças pobres costumam passar o dia na rua quando não estão na escola, às vezes passam o dia e a noite, claro que alguns dias eu ficava na rua também. Embora seja ruim morar num bairro ruim, nada lhe impede de ficar em casa e trabalhar em si mesmo, da mesma forma que uma criança rica ou da classe média podem fazer. Se você usar sua condição social para limitar sua vida, você vai se limitar MESMO.
Você pode passar o resto da vida reclamando ou pode tentar melhorar, afinal você tem MUITA COISA A GANHAR e QUASE NADA A PERDER. Outra coisa, como falei, depois que você vira um adulto, pode escolher melhor suas companhias, acompanhe-se de pessoas que prestem, que estudem, que trabalhem e que sejam pessoas produtivas, otimistas e que estão buscando vencer na vida. Você não é obrigado a ser amigo de acomodados, de pessimistas, de reclamões, de vigaristas, de encostados, de marginais, de espoliadores da família e nem de perdedores. Existe um ditado que diz: Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive.
Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. ”
Melhor notícia: As pessoas com quem você “convive” – NÃO PRECISAM ser as pessoas que estão aí do seu lado, pode ser um escritor, um professor, um vloger, um blogueiro, um profissional, um coach, alguém do outro lado do mundo, um ídolo que passe boas idéias. Enquanto você está aqui nesse blog, você está convivendo um pouco comigo, deu pra começar a entender?
Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. ”
Então identifique quem são essas pessoas, identifique as crenças delas, identifique quem são, de onde vieram e pra onde irão, provavelmente você vai para o mesmo lugar. Se não gostou do que viu dê um jeito de trocar essas pessoas ou então de ficar mais tempo sozinho e trabalhando em si mesmo.
Anote essa frase num papel, num bloco de notas no celular e leia de vez em quando:
Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. ”
Mesma coisa com isso tudo é sobre o assunto Finanças. Ninguém nasce sabendo. Ninguém é melhor do que você nisso, podem ter lido um pouco mais, ter um pouco mais de experiência, um pouco mais de conhecimento, um pouco mais de vivência no tema, alguns anos de home-broker a mais, embora tudo isso não seja lá grandes coisas, mas no fundo no fundo, NATURALMENTE não tem como um cara chegar e dizer que é melhor do que você em finanças, isso não tem sentido algum, ninguém nasce com conhecimento prévio, superpoderes, ou coisa sobrenatural dentro de si, o pouco que sabemos foi por aprendizado, leitura e um pouco da experiência, nada além disso.
Se você quer crescer nesse assunto leia livros, veja vídeos, leia bons blogs, leia alguns colunistas, pratique o básico, estude, trabalhe, economize, poupe, gaste pouco, faça uma reserva de emergência, reinvista em si mesmo, cresça na sua área ou profissão, faça mais cursos e especializações, monte uma carteira básica de renda fixa, uma carteira básica de ações, uma carteira básica de fundos imobiliários, pratique algum esporte ou atividade física nem que seja apenas caminhar, compre um pouco de dólar e/ou euro todo mês, ou mesmo o ETF do SP500, cuide da família, leia livros de finanças e biografias.
Não existe um segredo, uma grande aposta, uma grande tacada, um investimento fodão que só você vai saber ou descobrir ou ganhar, não existe 2% ao mês, não existe viver de renda ou dividendos sem antes muito trabalho, estudo, aportes consistentes e abdicação de uma vida de gastos inúteis e companhias de pessoas inúteis. As pessoas ficam procurando segredos onde não existem segredos. Pare de procurar segredos na vida, no mercado e nos investimentos, coloque algumas coisas no automático e foque em você mesmo.
Pra finalizar vou colocar aqui o link de um vídeo que gosto muito do Eric Thomas, se concentrem e vejam, são 14 minutos de pura realidade, de um cara que já foi MENDIGO e hoje é milionário. Você acha que está PIOR do que um mendigo?
EU JÁ VI ESSE VÍDEO UMAS 30x! ELE ME MOTIVA PRA CARAMBA! VEJAM! FAVORITEM!
Eric Thomas – YOUTUBE
Grande abraço e muita força pra vocês.
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda