A espetacular passagem do tempo

Olá amigos,
Hoje vou falar sobre uma coisa muito filosófica e que diz muito sobre a nossa vida em todos os aspectos: A PASSAGEM DO TEMPO.
Vejo que esse assunto é bastante ignorado por aí.
No processo de enriquecimento, PRECISAMOS DE TEMPO. Não adianta escolher BOAS EMPRESAS, BONS INVESTIMENTOS e querer ficar rico da noite pro dia.
O bom investidor tem que saber disso e controlar a sua ansiedade. Se ficar rico fosse fácil e rápido, todo mundo seria. Um dos diferenciais do bom investidor é PACIÊNCIA. Isso além de fazer com que ele fique tranquilo vai evitar o giro de patrimônio (compra e venda de muitos ativos) e assim vai dificultar o seu processo de enriquecimento.
O velho Buffet falou “Você não pode ter um filho em um mês engravidando nove mulheres ao mesmo tempo”. Bela frase.
Muita gente chega na bolsa e quer ficar rico logo, esses são os provedores do sistema, é em cima desses que as grandes fortunas são feitas.
Outra frase do Buffet “O mercado foi feito para retirar dinheiro dos apressados e transferí-lo para os pacientes”.
Outra coisa que me deixa tranquilo. Acredito que estou posicionado em boas empresas. Não adianta querer resultado AMANHÃ, TENHO QUE ESPERAR.
No meu atual estágio de vida, eu imagino que tenha comprado a minha aposentadoria lá na frente, na velhice, esperando esses investimentos maturarem, afinal de contas se você jogar R$800 mil reais num título do Tesouro Direto essa semana com vencimento para 40 anos, é como se você tivesse comprado a sua aposentadoria, é assim que me sinto agora.
O desafio atual agora é trazer a minha aposentadoria mais pro presente, mais pra perto de mim, é ganhar tempo na linha do tempo, aumentando meus rendimentos mensais passivos e estabilizando a carteira.
Vejam o velhinho Buffet, mais ou menos na minha idade, aos 32 anos ele tinha conseguido chegar no seu primeiro milhão (na época, o que seria em valores de hoje 11 milhões), ou seja, ele era um prodígio sem dúvidas. Passados mais de 50 anos ele chegou aos 72 bilhões. Tudo bem, é um caso extremo só para exemplificar.
Estou usando o Buffet apenas para ilustrar. Existem centenas de milhares de investidores que chegaram nos milhões já numa fase bem tardia da vida. Isso é pra vocês perceberem o quanto o efeito do TEMPO é ignorado.

O que quero falar pra vocês é apenas: esperem.
Não adianta ficar se mexendo o tempo todo. Isso não dá em nada.
Se for pra ficar quebrando a cabeça procure outra coisa pra fazer, melhor do que ficar mexendo na sua carteira o tempo todo.
Não existe mágica, não existe paulada na bolsa, na vida, entrar com tudo, “all in”. Lembre-se que tem muita coisa em jogo, sua paz de espírito, seu futuro, sua vida toda de trabalho e o sossego da sua família.
Vejam como o tempo melhorou a musa do blog. Ficou bem melhor não foi?
Vejam como o tempo melhorou vocês próprios.
Se você chegou até aqui, saiba que você é um ótimo leitor e uma pessoa comprometida com você mesmo.
Postei ultimamente a curva de subida no meu patrimônio nos últimos 4 anos.
Em 2016, melhor ano da minha vida financeira, ele subiu de R$400.000,00 pra R$1.000.000,00.
Como isso nunca tinha acontecido na minha vida, ultimamente pensei no tamanho do passo que foi essa subida.
Hoje em dia com um patrimônio de quase 1,2M se ele for corrigido em 10% até dezembro de 2017, significa que vou ter ganhado 120 mil agregando a ele, tudo bem que pode ter sido só o custo da inflação, mas mesmo assim é dinheiro, é praticamente um pouco mais do que todo o dinheiro que vou gastar com minhas contas em todo o ano de 2017.
Se esse ano for muito bom novamente, e eu conseguir aportar uns 500k com mais essa correção de 120k, dará mais 620k ao patrimônio, e aí começo 2018 perto de 1,8M, que por sua vez, se eu conseguir uma correção de 10% em cima de 1,8M isso vai gerar 180k em rendimentos ao longo de 2018, o que vai ser quase duas vezes superior ao meu gasto anual.
Ou seja, 2017 vai ser um ano MUITO decisivo para mim.
Preciso manter a linha, o trabalho, a disciplina, os aportes, as renúncias, os estudos, a leitura e o planejamento firme para conseguir isso.
Tenho uma prestação importante de 3k que vai chegar na última em março, GRAÇAS! É muito ruim ter prestação alta pra pagar, ainda mais nesse valor. Dificilmente na minha vida vou me endividar novamente, eu acho um saco, ainda mais porque tive que deixar em cheques e sempre fico na dúvida se vai ter dinheiro na conta pra cobrir.
Meu carro vai fazer 100 mil km, bem e como ele já tá com quase 10 anos, vai ganhar uma SUPER LAVAGEM com POLIMENTO e cera pra comemorar os 10 anos de idade, e também vou colocar aquele fluído no radiador pra alternar com a água.
Espero que aportando em Renda Fixa, fundos imobiliários e em stocks no exterior, mercados mais estáveis, a volatilidade do patrimônio fique bem mais diminuída do que já foi um dia. Estou tentando trazer a curva do meu patrimônio na Fronteira Eficiente mais para a esquerda.
Agora falando sobre a mensagem principal do post, que é a passagem do tempo.
APRENDA QUE A PASSAGEM DO TEMPO É FUNDAMENTAL.
O TEMPO É SEU ALIADO.
USE O TEMPO A SEU FAVOR.
O TEMPO ENTRA NA EQUAÇÃO DE TODOS OS INVESTIMENTOS.
VOCÊ ESTAVA MUITO LÁ ATRÁS HÁ DEZ ANOS ATRÁS (PENSE NISSO)
HOJE VOCÊ ESTÁ MUITO MELHOR, DAQUI A 10 ANOS ESTARÁ MUITO MELHOR!
Temos que esperar o tempo passar para ver nossos investimentos florescerem.
Meus primeiros dividendos foram R$33,00 do Banco do Brasil, ainda me lembro como se fosse hoje. Foi o primeiro dinheiro que ganhei na vida fora do meu trabalho.
Hoje em dia já cheguei a receber mais de R$2000 de dividendos do mesmo banco, bastou apenas comprar e esperar.
Cada ação representa uma parte de uma empresa.
Cada empresa é uma máquina de fazer dinheiro, e geralmente quanto mais o tempo passa, mais dinheiro elas fazem em relação a períodos anteriores, por isso que isso funciona como uma bola de neve, só que esse tipo de bola de neve rola muito lentamente e é ladeira acima, pra melhor.
Um dia no futuro você vai estar em cima da montanha e com uma bola de neve que subiu devagar e subiu crescendo.
Seja paciente, isso é EXTREMAMENTE FUNDAMENTAL.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade